servicos

Muitas agências que fazem criação de sites evitam informar o cliente sobre os dados de acesso ao site para segurá-lo

Imagine a situação: você contrata uma agência especializada para criar um site para sua empresa. Algum tempo depois, você decide que não quer mais aquele serviço, mas a empresa se recusa a passar os seus dados de acesso. Ou seja, você não consegue mexer ou atualizar o seu site. Parece óbvio que esta é uma prática abusiva, mas ela é mais comum do que se pensa.

Não são poucas as empresas de criação de sites que retêm estas informações para segurar o cliente, assim, se ele quiser terminar o contrato, acaba ficando sem o site também. O que nem todo mundo sabe é que é possível recorrer à Justiça quando esse tipo de coisa acontece em caso de danos materiais ou morais.

Os danos materiais podem ocorrer, por exemplo, com clientes que contratam o serviço de criação de sites para criar uma loja virtual e não conseguem acesso ao site, ou o site deu problema, e isso gerou uma queda no faturamento.

Há também a questão do domínio, que ficam registrados na página "Registro.br". Sem as informações de usuário e senha, fica muito difícil para o cliente comprovar que é realmente dono daquele domínio.

O que pode acontecer é o valor da criação do site cobrado pela empresa estar parcelado ou embutido nas parcelas de manutenção. Nesse caso, se o cliente quiser terminar o contrato, deve arcar com a rescisão, e a agência pode reter os dados de acesso até que o valor da criação seja quitado, isso para que o cliente não pare de pagar o trabalho já realizado pela agência depois de conseguir os dados.

Por isso, na hora de contratar uma agência de publicidade para criar um site, é muito importante exigir os dados de acesso depois de quitar todo o valor da criação. Só assim você tem controle do seu próprio site e evita cair na armadilha de ficar preso à empresa.

Fonte: Portal G1


Confira mais artigos relacionados a criação de sites:
Como criar o conteúdo do meu site?
Por que fazer um site?
Como escolher uma boa empresa para fazer um site?