servicos

Antes de defender a escolha de um site ou blog, é preciso entender qual a diferença entre os dois termos. Tanto sites quanto blogs são páginas publicadas na internet para divulgar informações. Sites são normalmente associados a empresas e blogs são páginas que abordam um determinado tema de forma mais opinativa. É muito comum que empresas tenham blogs incorporados em seus sites para colocar todo o tipo de conteúdo que não se classifica em outros links.

Tendo isso posto, é importante explicar que os blogs são um fenômeno que se expandiu depois da criação das plataformas prontas para a gestão de conteúdos na internet. Até então, toda alteração em uma página da internet dependia de um profissional de programação. Por isso, o processo era sempre muito demorado.

Os blogs, apesar de apresentarem algumas limitações em termos de estrutura ou layout, simplificaram o acesso e começaram a multiplicar conteúdos (bons e ruins) na internet. Em função do foco em produção de conteúdo, ganharam muito espaço, e isso fez com que as ferramentas de busca precisassem refinar as variáveis que avaliam e classificam os resultados de pesquisa (rankeamento orgânico).

Então, os sites de empresas começaram a ser construídos com base nesta flexibilidade de atualização de informações. Hoje, sites feitos em Joomla ou Wordpress tem até mais recursos do que blogs.

Ou seja, se a dúvida na escolha de um site ou blog consistia na forma de gestão do site, hoje ela não tem mais importância. O que deve ser levado em consideração é a razão pela qual você precisa da página na internet. Se você tem uma empresa, faça um site formal e se necessário, coloque um blog dentro dele. Se a página for destinada a um hobby ou artigos de opinião, prefira um blog.

Conheça mais sobre criação de sites. Solicite uma proposta para a Conceito Ideal.


Artigos relacionados a criação de sites:
Como criar o conteúdo do meu site?
Como escolher uma boa empresa para fazer meu site?
Como posso fazer uma alteração em meu próprio site?