É possível evitar o plágio na internet? Até o momento não encontramos ferramentas totalmente anti-plágio. Apenas ferramentas que podem ser utilizadas para rastrear plágios publicados em outras páginas da internet. Neste artigo vamos falar do Tynt.

Muitos clientes pedem para bloquearmos o botão direito para evitar o acesso ao control + c depois da seleção de texto e/ou para colocar uma marca d’água em todas as fotos. Não adianta: o plageador usa o printscreen e pega a imagem que quer ou abre outra janela no navegador e redigita o texto original.

Se impedir de copiar é impossível, o que pode ser feito? É possível identificar plageadores, solicitar a retirada do conteúdo copiado, denunciar a cópia para o Google e/ou processar a pessoa ou empresa que republicou o seu artigo.

O difícil é saber quais são os artigos copiados diariamente do seu site. Normalmente é mais fácil se concentrar naqueles que tem as melhores posições da internet x as maiores demandas de pesquisa. O Google Webmaster Tools pode te ajudar nisso. Veja o exemplo:

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Fonte: Google Webmasters Tools – Análise do Site www.conceitoideal.com.br referente a Setembro de 2012

No período indicado a Conceito Ideal tinha a posição média 3,7 para as pesquisas da palavra “Folder” e 3,2 para a palavra “Folders” (indicação 1 e 2 na imagem). Estas palavras tiveram a maior procura dentre todos os termos para os quais o Google conseguiu identificar boas posições para o site da Conceito Ideal. Pela lógica, o conteúdo tem interesse na internet (27.000 + 6.500 impressões, conforme indicação de “1”), gera visitas e tem potencial para plágio, correto? Bingo: jogando partes do conteúdo na barra de pesquisa do Google encontramos ao menos 8 sites em um período de menos de 2 meses que copiaram o conteúdo sem mudar ao menos uma palavra.

Se você tem poucos artigos e bem rankeados, controlar estes textos não será uma tarefa muito complicada. Todavia, se você tiver um portal, site ou blog que, como o da Conceito Ideal, já tem mais de 800 artigos publicados (entre textos de serviços, portfolio e posts no Blog) você tem um grande problema. Em nosso caso o Google Webmaster Tools já indica mais de 1.700 termos para consulta rankeados. Como gerenciar este volume de informação?

Tynt – Seo

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Fonte: Tynt SEO – Análise do Site www.conceitoideal.com.br referente a 3 dias em Outubro 2012

O Tynt Seo é uma ferramenta que tenta tirar o máximo de benefício do conteúdo copiado. Ele tem funções muito interessantes para aplicações de estratégias para SEO (Leia mais sobre este outro lado do Tynt no artigo: Tynt: Arma para as estratégias de otimização de sites).

A parte mais bacana do Tynt é que ele gera um texto editável junto com a cópia. Quando o plagiador faz o control + v em qualquer outro lugar aparece uma mensagem abaixo dos dados copiados com um texto que pode ser algo como: “Plágio é crime, você não tem autorização para utilizar este texto“. O Tynt ainda coloca o link para o artigo original (acionado para cópias acima de 7 palavras sequenciais);

Focando os benefícios do Tynt como arma contra o plágio, a ferramenta permite: (acompanhe os números na tela)

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Fonte: Tynt SEO – Análise do Site www.conceitoideal.com.br referente a 3 dias em Outubro 2012

Link Visão geral da Análise (Overview)

1. Identificar quantas vezes conteúdos foram retirados (copiados) do seu site. Em apenas 3 dias o site da Conceito Ideal teve 150 cópias. Os resultados podem ser apresentados para 1 dia, 7 dias ou 30 dias.

2. Apresentar como as cópias foram divididas (gráfico padrão pizza):

– Em 24% dos casos as pessoas copiaram 7 palavras ou menos;
– Em 68% dos casos a cópia usou mais de 7 palavras e o sistema gerou um link com texto indicando o plágio (explicaremos a seguir);
– 8% dos casos teve cópia de imagem;

3. Indicar se links foram gerados e utilizados; Das 150 cópias apenas 1 gerou uma visita de redirecionamento, com 1 pageview.

4. Listar páginas que tiveram conteúdos copiados em períodos específicos de tempo e rankear as páginas que tiveram mais cópias;

5. Apontar se imagens foram copiadas, e em um segundo momento indicar quais foram elas (neste período foram 12);

6. Indicar o volume de palavras que foram copiadas em um determinado período. No caso: 13.304 palavras.

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Fonte: Tynt SEO – Análise do Site www.conceitoideal.com.br referente a 3 dias em Outubro 2012

Na aba referente a conteúdo (Engagement):

O gráfico mostra que o maior volume de cópias é feito com até 25 palavras como mostra os números 1 e 2. Isso indica que a maior parte das cópias não é usada para blogs e sites concorrentes, pois artigos para a indexação tem, usualmente, no mínimo, 250 palavras. A marcação do número 3 indica que menos do que 10% dos plágios usa mais de 250 palavras.

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Fonte: Tynt SEO – Análise do Site www.conceitoideal.com.br referente a 3 dias em Outubro 2012

Ainda na Aba Content o Tynt gera um ranking com os artigos que possuem os maiores page views, a maior quantidade de cópias e visitas geradas por links Tynt. No site da Conceito Ideal, segundo os relatórios, devemos monitorar os artigos: Quais informações um folder deve conter? Qual a diferença entre propaganda e publicidade? E a Home que contém várias informações genéricas.

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Fonte: Tynt SEO – Análise do Site www.conceitoideal.com.br referente a 3 dias em Outubro 2012

A análise de conteúdo copiado inclui ainda uma listagem de imagens. Na exibição elas ficam amassadas, mas ainda assim é possível identificar quais são e de onde elas foram retiradas.

Em resumo, com o Tynt fica mais fácil conseguir saber o que está sendo “mais copiado” para que os esforços na procura e denúncia de plágio sejam mais eficientes.

Ok. Agora que sei o que foi plagiado, como prosseguir?

Encontre seu plagiador. Duas formas simples de fazer isso:

– Utilizar a url da página mais copiada e jogar no www.copyscape.com;

– Pegar um trecho do artigo e jogar na busca do Google;

Avalie com cautela os resultados de busca. Algumas vezes o Google traz resultados abaixo do seu que não são cópias apesar de ter muitas palavras-chave similares.

Fui mesmo copiado e agora?

Na Conceito Ideal nós estabelecemos a partir de Outubro de 2012 a seguinte política:

1. Denúncia para o Google através dos Links: Relatório de Conteúdo Copiado, ou Remoção de Conteúdo Copiado.

Não importa o tamanho do plágio. Tudo é denunciado para que o Google faça a avaliação.

2. Email de contato:

Após a denúncia, é enviado um e-mail com o seguinte teor:

Seu site/blog foi denunciado para o Google por você ter plagiado o conteúdo citado no título deste e-mail (o link é citado no título do email).

Isso significa que seu site/blog pode perder a importância perante o Sistema Google. Pesquise sobre isso e entenda como funciona.

Esperamos que outras empresas e pessoas procedam da mesma forma para que possamos reduzir plagiadores na internet. Precisamos valorizar quem investe anos estudando, lendo, produzindo material de qualidade e utilizando técnicas de SEO para trazer seus artigos para as primeiras páginas. Copiar leva apenas alguns segundos.

Empresas ou Pessoas que copiarem mais do que 1 artigo do site www.conceitoideal.com.br, sem pedir autorização, serão processadas.

Ao final de todos os artigos publicados no site da Conceito Ideal há uma nota de rodapé que indica: “O conteúdo deste artigo é de propriedade da Conceito Ideal e não pode ser copiado sem autorização”. Ou seja, se resta dúvidas, nós indicamos que a cópia não pode ser feita.

A partir de 09/10/2012 todos os controls C + e controls + V gerados vem com a mensagem gerada automaticamente:

Cuidado! Plágio é crime. O endereço de onde este artigo foi copiado é: https://conceitoideal.com.br/xxxxx – Assim, quando a pessoa colar em qualquer outra plataforma ou programa ela receberá esta mensagem.

Estamos intensificando nossos esforços contra plágios.

Normalmente, este e-mail é suficientemente assustador e já faz com que os plagiadores mudem os textos ou retirem os links do ar.

3. Quando o conteúdo plagiado é “grande” (mais de uma página de artigo):

Consideramos grande o plágio de mais de um artigo no mesmo site ou blog. Neste caso, elaboramos uma ata notorial em cartório e encaminhamos as provas para que o escritório de advocacia que nos atende entre com um processo. O infrator só é comunicado judicialmente e toda a comunicação passa a ser feita por meio da representação.

Se você teve seus conteúdos plagiados denuncie. Entre neste movimento para reduzir o plágio na internet. Conte com a Conceito Ideal para a divulgação de práticas e ferramentas anti-plágio.

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Sobre a Conceito Ideal

A Conceito Ideal é uma agência de comunicação que se diferencia no mercado por planejar e executar ações de marketing com foco em resultados reais. Com nosso trabalho de desenvolvimento de sites, SEO (Otimização) e estratégias que envolvem produção de conteúdos, link building e redes sociais, já posicionamos mais de 50.000 palavras-chave na 1a página de pesquisas do Google para nossos clientes ao longo dos anos.

Somos parte do Google Partners – um Programa que certifica agências para gerenciar Campanhas de Links Patrocinados Google Adwords. Além dos serviços de criação de marcas, identidades visuais, anúncios e materiais impressos, prestamos consultorias para negócios de diferentes nichos de mercado.

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