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Para quem entende de propaganda, sabe-se que é a emoção que vende, e a razão valida a compra. Para ajudar nessa persuasão, entender sobre gatilhos mentais é uma carta na manga de qualquer um que queira posicionar-se melhor e vender mais.
Os gatilhos mentais nada mais são do que argumentos persuasivos que inconscientemente fazem com que você se decida entre o A, e não o B. Confira a lista com os que consideramos os 9 gatilhos mentais mais importantes.

Quando você vai ser atendido por alguém, prefere aquele profissional que têm mestrado nisso, Ph.D em aquilo, certificados e mais certificados de instituições renomadas no currículo, ou por aquele que acabou de se formar? Mostrar que se tem autoridade no assunto passa credibilidade ao seu serviço/ produto, mas isso também faz com que você se exponha mais. Portanto, só mostre autoridade se você realmente puder comprovar o quanto é bom no assunto. Uma propaganda enganosa é sempre um tiro no pé.

Gatilho Mental - Autoridade

Antecipação

Quantas vezes não vemos no final de cada episódio de seriados “no próximo capítulo/ episódio...” e ficamos curiosos e ansiosos para saber o que está por vir? Trailers de filmes e teasers também nos causam essa sensação. O gatilho mental de antecipação te deixa experimentar algo para deixar com aquela sensação de “quero mais” .

Gatilho Mental - Antecipação

Escassez

Quando vamos ao supermercado e encontramos dois produtos – um com a prateleira quase cheia, e o outro acabando – qual dos dois vamos pensar em comprar? Muito provavelmente o segundo. É o senso de urgência, a sensação de que você vai perder a possibilidade de escolha. “Vagas limitadas”, “enquanto durarem os estoques” são expressões publicitárias muito comuns para ativar esse gatilho mental.

Gatilho Mental - Escassez

Prova social

Este gatilho nada mais é do que ter pessoas falando bem do seu produto/ serviço. Como somos seres sociais, temos a tendência de concordar com a maioria. Por isso a grande presença das marcas nas redes sociais acaba gerando uma credibilidade maior, pois a lógica acaba sendo “se muitas pessoas gostam, é porque deve ser bom.”

Gatilho Mental - Prova Social

Contraste

Há coisas que aparentemente não tem grande destaque, que são boas mas não apresentam muito diferencial comparado aos concorrentes. Agora experimente colocá-las ao lado de algo ruim. O que antes era visto como normal, vai aparentemente tornar-se muito melhor. Isso acontece porque o cérebro é estimulado a encontrar diferenças, então toda vez que você compara seu serviço/ produto com algo ruim, você aumenta o seu valor de percepção.

Gatilho Mental - Contraste

Segurança

O consumidor não quer investir em algo duvidoso, que possa não trazer o retorno que ele espera. Por isso em sites como o Mercado Livre, Aliexpress, Ebay pode-se avaliar o vendedor de acordo com a sua confiabilidade. E quem demonstra-se confiável, acaba vendendo mais. “Satisfação garantida ou o seu dinheiro de volta” é uma frase bem popular baseada nesse gatilho mental.

Gatilho Mental - Segurança

Surpresa

O gatilho mental da surpresa funciona em situações em que recebemos mais do que estávamos esperando. É aquele brinde inesperado que você recebe quando compra alguma coisa, que faz aumentar a sua satisfação com relação à compra.

Gatilho Mental - Surpresa

Solução

O que leva as pessoas a comprarem o produto ou serviço não é pelo seu valor em si, mas o seu valor agregado. Por exemplo, quem usa marcas de grife não paga pelo produto, mas pelo status que vai adquirir ao utilizar em público a marca. Quem faz uma cirurgia plástica estética não quer corrigir nenhuma funcionalidade do corpo, mas sim elevar a autoestima e tornar-se mais atraente.

Gatilho Mental - Solução

Exclusividade

As pessoas gostam da sensação de se sentirem especial. Quando agregamos o “VIP”, “somente para convidados”, coloca-se um degrau a mais entre as pessoas “comuns e as especiais”. Essa diferença de tratamento é que faz com que alguém compre para poder sentir-se com vantagens sobre outras coisas que a maioria não pode ter.

Gatilho Mental - Exclusividade