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Links patrocinados são aqueles anúncios que aparecem em destaque no topo de uma página quando você realiza uma busca no Google, geralmente ocupando as três/quatro primeiras posições e finais. Os demais resultados são trazidos pela busca orgânica, ou seja, não paga.

Utilizar links patrocinados é muito simples. Qualquer empresa pode anunciar. Basta ter um site, criar uma conta na ferramenta Adwords do Google, fazer um investimento inicial (de, no mínimo, R$ 40,00) e participar do leilão.

É isso mesmo que você entendeu. A ordem de aparição dos anúncios nos links patrocinados é classificada de acordo com um leilão. Para o Google cada palavra é diferente e possui um valor específico que varia de acordo com a disputa de ranking pelos anunciantes em uma determinada região. Os anúncios aparecem de acordo com o uso de palavras-chave nas caixas de busca. (Leia mais sobre palavras-chave)

Imagine, por exemplo, que você queira contratar uma agência para desenvolver o novo site da sua empresa e que você esteja em Curitiba / PR. Ao utilizar na sua procura apenas "criar site" ou "criação de sites" você vai receber como resultado orgânico (inclusão não paga) e também como links patrocinados (nas áreas em destaque marcadas como anúncios) diversos sites e blogs do país inteiro. Mas, suponhamos que o seu chefe faça questão que a empresa seja de Curitiba para que ele conheça as instalações e as pessoas que vão desenvolver o projeto. Assim você provavelmente vai escrever "criação de sites Curitiba" ou "empresas de criação de sites em Curitiba" buscando encontrar resultados mais específicos.

Para o Google "criação de site em Curitiba" é diferente de "criacao de site em Curitiba", que é diferente de "criação de site Curitiba". Ou seja, acentuação correta, a escrita no plural, no singular, o uso de contrações, gírias, nomenclaturas específicas e determinação de uma localidade específica trazem resultados distintos dependendo da forma com que o anunciante estruturar sua campanha de links patrocinados.

Quanto mais genérica for uma palavra ou expressão-chave, e quanto maior for a concorrência por ela, maior será o valor do lance para aparecer nas primeiras posições com links patrocinados. Na teoria simplificada, quem dá mais leva.

Aqui vale salientar a diferença entre impressão e clique. Quando você realizou esta busca e não clicou em nenhum resultado específico de link patrocinado você gerou uma impressão. Ou seja, impressão é a mera visualização de um anúncio, independente da posição que ele ocupe em uma página ou do grau de atenção que ele desperte no consumidor. O clique é a conversão. O redirecionamento da visita para um site específico. É a primeira ação esperada quando você anuncia na internet.

Na hora de configurar uma campanha o anunciante deve fazer um depósito para o Google Adwords e decidir a região de cobertura, linguagem, orçamento diário e valor máximo por palavra-chave – entre outros tantos fatores. Faça de conta que você depositou R$ 300,00 para uma campanha com previsão de 30 dias. Assim, você determina que vai gastar apenas R$ 10,00 por dia em links patrocinados.

Digamos que a primeira posição para a expressão "criação de sites Curitiba" custe R$ 0,50. Quando o internauta clicar no anúncio este valor será deduzido do valor diário, restando R$ 9,50. Assim, se todas as palavras e expressões-chave custassem o mesmo valor o site receberia em um dia 20 novos cliques. O problema é que cada palavra tem uma procura diferente e um valor diferente.

A vantagem é que utilizar links patrocinados via Google Adwords é uma forma de mídia justa. Caso o valor que você tenha determinado como orçamento diário não seja atingido, o restante da verba é postergada para o final da campanha. Assim, pode-se ter uma campanha que foi planejada para 30 dias que dure 32, 35...

Aprofundando um pouco mais o conhecimento sobre links patrocinados, há outros fatores que interferem no posicionamento do anúncio. Dentre os principais, está o fato de as aranhas do Google conseguirem encontrar conteúdos de qualidade relacionados as palavras-chave que você está anunciando dentro do seu site. Além disso, pontuam as próprias conversões realizadas internamente como: compras, cadastros, solicitação de orçamentos, downloads de conteúdos, etc.

Além disso, investir em links patrocinados é garantia de visitas em um site. Mas não de aumento de lucro. Seu site precisa vender uma imagem de credibilidade e confiança, oferecendo produtos ou serviços de qualidade com preços adequados ao seu público-alvo. Por isso, na hora de montar uma campanha conte com a consultoria e a gestão de uma empresa especializada nesta área. O ideal é que os profissionais que você for contratar possam conduzir mudanças dentro do seu site que fortaleçam a otimização de suas páginas, melhorando o seu posicionamento de maneira contínua.

Links patrocinados são a forma mais rápida de canalizar visitas para um site na internet. A mais eficiente ainda é ter a sua página bem rankeada na busca orgânica. Deste modo, enquanto você não consegue atingir boas posições com o SEO invista no SEM (Search Engine Marketing – Marketing nas ferramentas de busca).

Quer fazer uma campanha de links patrocinados? Solicite um orçamento com a Conceito Ideal.