A maioria das empresas de hospedagem já fornece uma ferramenta para que você acompanhe as visitas do seu site mensalmente através do painel de controle. Todavia, a forma com que essa informação é disponibilizada não é muito fácil de ser interpretada por pessoas que não lidam com isso no dia a dia.

Em todos os sites desenvolvidos pela Conceito Ideal instalamos o Google Analytics. Graficamente é muito mais fácil de navegar e compreender os relatórios. É uma ferramenta gratuita do Google. Para usá-la você precisa apenas ter uma conta.

O que dá para saber através do Google Analytics?

Muita, mas muita informação mesmo:

– Quantas pessoas acessaram o meu site?

Os relatórios são por dia, mês, períodos mais longos e é possível fazer comparações.

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Fonte: Google Analytics – Avaliação de Otimização de Sites

Com o relatório disposto dessa forma é fácil identificar se uma ação de comunicação que você fez no dia X deu resultado ou não, pois o reflexo do esforço mesmo off line (através de mídias tradicionais) converte as visitas para a internet. Além disso é possível verificar padrões de comportamento, como o aumento de buscas em um dia específico da semana ou a queda da procura nos finais de semana.

– Quantas páginas as pessoas acessam no meu site?

É possível ter uma média de páginas visualizadas por visita e ainda ter o número total de páginas acessadas.

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Fonte: Google Analytics – Avaliação de Otimização de Sites

O quadro em destaque mostra que esse site específico teve no período analisado:

728 Visitas (total, considerando novos e visitantes que estão retornando ao site);
3.685 Páginas visualizadas (sendo que uma pessoa pode ter visto apenas 1 e outra 30);
5.06 Páginas visualizadas em média por visita;
48,49% de rejeição (quase metade das pessoas estão permanecendo menos do que 10 segundos no site);
6:05 minutos em média de permanência por visita
76.24% de novos visitantes

Esta tela responde também as duas seguintes perguntas.

– Quanto tempo os visitantes permanecem no meu site?

Este fator pode ser visto em médias diárias, e no caso de visitantes únicos, por local ou por palavra-chave, ver o tempo que aquele indivíduo especificamente ficou no site.

O tempo de permanência de um visitante é extremamente importante. Caso o internauta fique menos do que 10 segundos ele gerará uma taxa de “Bounce”(meia volta) e criará o que chamamos de taxa de rejeição. Ou seja, um site tem que ser bem construído, com um conteúdo interessante e relevante para “prender” o internauta o maior tempo possível navegando.

– Tem como saber se as pessoas retornam ao meu site?

O Google Analytics também analisa se os visitantes naquele período são novos ou são pessoas que retornaram ao seu site. Ele faz isso pela identificação que os computadores possuem quando conectados na internet. Todavia, se uma pessoa acessar uma vez de casa, outra do trabalho, uma outra na casa de um amigo, ou alguma outra conexão ele vai contar essas visitas separadamente.

– Quais palavras as pessoas colocaram nos buscadores para encontrar o meu site?

Uma das principais ferramentas, em nossa opinião, é a ferramenta de palavras-chave. Ela indica exatamente quais palavras-chave e frases as pessoas colocaram nos buscadores para te encontrar. Para o Google (já que estamos falando de Google Analytics) as pessoas escreverem certo ou errado, no plural ou singular, com acentuação ou sem traz diferentes resultados. Isso pode ser visto de maneira muito clara pelo relatório.

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Fonte: Google Analytics – Avaliação de Otimização de Sites

Um dos principais aspectos a se considerar neste relatório é: “as pessoas estão usando as palavras-chave que eu quero para me encontrar?” Se a resposta for não, você já sabe o que precisa trabalhar.

– De onde vieram os acessos para o meu meu site?

Se vieram por anúncios que você fez na internet, por buscas orgânicas, através de links em sites de empresas parceiras, por meio de posts em mídias sociais.

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Fonte: Google Analytics – Avaliação de Otimização de Sites

Esse gráfico em pizza mostra o percentual de visitas que vieram ao seu site por buscas orgânicas (por conteúdos indexados na internet), por sites de referência (onde você anuncia, ou sites que estão de alguma outra forma linkados ao seu) e por tráfego direto (aquelas que digitaram diretamente o seu domínio no cachê).

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Fonte: Google Analytics – Avaliação de Otimização de Sites

Selecionando o link “ver relatório”, o Google Analytics vai elaborar um ranking mostrando todas as origens de acesso para o seu site. Este relatório é fundamental para aqueles que anunciam na internet, pois apresenta de forma estatística o que está trazendo resultado.

– De que parte do Brasil (ou do mundo) vieram os acessos?

O Google Analytics identifica de quais cidades no Brasil e no Mundo vieram os seus anúncios. Ele faz uma listagem em um ranking de países e cidades e mostra as médias de tempo de páginas visualizadas, tempo médio de permanência, visitantes novos x antigos e taxas de rejeição.

Para empresas de atuação regional mais acentuadas, como é o caso da Conceito Ideal, é natural que visitas feitas no exterior tenham taxas de rejeição elevadas. Caso o seu site também não esteja preparado para fomentar novos negócios internacionais com a navegação em outros idiomas, por exemplo, isso vai ser também um ponto a mais para a rejeição.

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Fonte: Google Analytics – Avaliação de Otimização de Sites

Os locais em diferentes tons de verde mostram os países de onde você teve acesso. Quanto mais escuro, mais acessos. Selecionando um país específico, o mapa aproxima a área, e os pontinhos com as cidades que geraram acesso aparecem em laranja. Na tabala abaixo o Google Analytics gera um ranking de acesso por cidade.

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Fonte: Google Analytics – Avaliação de Otimização de Sites

– Tem como saber qual é o link mais acessado no meu site?

O Google Analytics faz um ranking de links para você. A leitura aqui pode ser usada na seguinte linha de raciocínio: o link mais acessado é aquele que você quer que as pessoas acessem? Por que as pessoas estão acessando mais esse link do que os demais?

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Fonte: Google Analytics – Avaliação de Otimização de Sites

Usualmente, o link mais acessado é a home. Depois, varia muito em função dos conteúdos do site e dos links de redirecionamento, tanto internos quanto externos.

– Tem como saber que tipo de navegador a pessoa usa para entrar no meu site?

Tem também. Isso é ótimo para que as pessoas entendam a necessidade de testar um site em diferentes navegadores.

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Fonte: Google Analytics – Avaliação de Otimização de Sites

Por essa tela, no canto inferior esquerdo, é possível identificar os navegadores e as respectivas quantidades de acessos:

Firefox – 297 visitas

Internet Explorer – 279 visitas

Chrome – 112 visitas

Safari – 31 visitas

Internet Explorer com Frame do Crome – 20 visitas

Gostou das ferramentas do Google Analytics? Quer ter no seu site, e começar a acompanhar o seu desempenho na internet? Entre em contato com a Conceito Ideal!

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Sobre a Conceito Ideal

A Conceito Ideal é uma agência de comunicação que se diferencia no mercado por planejar e executar ações de marketing com foco em resultados reais. Com nosso trabalho de desenvolvimento de sites, SEO (Otimização) e estratégias que envolvem produção de conteúdos, link building e redes sociais, já posicionamos mais de 50.000 palavras-chave na 1a página de pesquisas do Google para nossos clientes ao longo dos anos.

Somos parte do Google Partners – um Programa que certifica agências para gerenciar Campanhas de Links Patrocinados Google Adwords. Além dos serviços de criação de marcas, identidades visuais, anúncios e materiais impressos, prestamos consultorias para negócios de diferentes nichos de mercado.

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