O segmento médico está bastante saturado e, por isso, é cada vez mais difícil se destacar. Nesse sentido, um bom plano de marketing para clínicas médicas entra como uma atividade extremamente estratégica e essencial para driblar essa barreira.

Para desenvolvê-lo, você precisa investigar a fundo o seu mercado de atuação, conhecer o seu público e seus concorrentes, traçar objetivos e metas e definir as iniciativas que precisam ser implementadas. Com base nessas análises e definições, a sua clínica, certamente, começará a ter resultados reais.

Vamos avançar e compreender como fazer um plano de marketing para clínicas médicas!

1º Passo | Qual o cenário atual da sua empresa?

Para desenvolver o plano de marketing da sua clínica médica, avalie cada atividade realizada e tente identificar possíveis problemas ou, ainda, aspectos que poderiam ser melhorados. Observe questões como:

  • Recursos financeiros (investimentos e capital de giro)
  • Recursos humanos (qualidade e quantidade)
  • Recursos materiais (estrutura física, equipamentos e fornecedores)
  • Sistemas de informação e pesquisas (coleta e gestão de dados)
  • Serviços oferecidos (volume, qualidade e atributos tangíveis e intangíveis)
  • Preços praticados
  • Comunicação mercadológica (ações, resultados e potencialidades) 

2º Passo | Qual o perfil dos seus pacientes?

Um plano de marketing para clínicas médicas, assim como para qualquer outro segmento, requer tempo e pleno conhecimento do seu público-alvo. Portanto, tente responder às perguntas abaixo:

  • Qual o perfil do meu público (sexo, faixa etária, comportamento de compra etc)?
  • Como chegam até a clínica?
  • Valorizam preço, qualidade, agilidade ou condições de pagamento?
  • Quais vantagens que a clínica oferece (reembolso, convênios etc)?

3º Passo | Quais são seus pontos fortes e fracos e, também, suas oportunidades e ameaças?

Ao realizar essa etapa você terá uma visão global dos riscos e possibilidades do seu negócio e, a partir disso, terá condições de traçar objetivos e metas ainda mais assertivos. Seja crítico(a) e pontue todos os pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças da sua clínica médica:

  • Forças (análise interna): Qual o diferencial da sua clínica?

É importante perceber o que você considera fazer de melhor, os diferenciais dos recursos que dispõe e todos os aspectos que identificar como uma vantagem.

  • Fraquezas (análise interna): Em que você precisa melhorar?

Reveja a sua estrutura e perceba se há alguma deficiência em termos de atendimento, infraestrutura ou, ainda, se há pouco recurso financeiro para investir em um bom plano de marketing para a sua clínica médica, por exemplo.

  • Oportunidades (análise externa): Quais são oportunidades do mercado?

Aprofunde-se e busque conhecimento para compreender o seu mercado de atuação. Pesquisa o que está sendo feito no exterior, por exemplo, e tente captar quais são as oportunidades que você pode implantar na sua clínica médica para que os resultados sejam ainda melhores.

  • Ameaças (análise externa): O que pode impactar negativamente a sua clínica?

Mais uma vez, avalie a sua concorrência e o mercado de modo geral. Tente observar se há algum consultório inovando e diminuindo as suas chances de atuação, cenário de crise econômica, carência de profissionais qualificados, entre outros.

4º Passo | Onde a sua empresa deseja chegar?

Em geral, o segmento de clínica médica é caracterizado pelo que chamamos de “demanda negativa”, pois as pessoas costumam fugir de médicos, buscando-os para um checkup anual ou, na maioria das vezes, apenas quando está com algum sintoma mais incômodo e recorrente.

Esse perfil de atendimento, normalmente, dificulta o processo de fidelização dos pacientes, afinal, se não há frequência, também não há chances de criarmos vínculos. Diante desse contexto atípico e das anotações feitas em cada um dos passos anteriores, defina quais são os objetivos que irão guiar as ações da sua clínica médica daqui em diante.

5º Passo | Quais as metas preliminares que permitirão alcançar os objetivos?

Nessa fase, é fundamental que divida o seu objetivo em pequenas metas para que você possa acompanhar o desempenho e avaliar se a sua clínica médica está indo para o caminho esperado. Por isso, é fundamental que estabeleça prazos claros e factíveis.

Para você entender melhor, imagine que um dos objetivos do plano de marketing da sua clínica é divulga-la no mercado local. Assim, suas metas poderiam ser:

  • Criar canais de comunicação (site, redes sociais, email etc) em 2 meses
  • Selecionar e fazer parcerias com estabelecimentos do entorno em 4 meses
  • Investir em uma fachada atrativa em 3 meses

Agora, mãos à obra para desenvolver um plano de marketing para sua clínica médica! Confira a seguir os resultados que a Conceito Ideal já conquistou para alguns clientes:
Cases de Clínicas Médicas

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