As mídias sociais se tornaram canais poderosos tanto no sentido de potencializar o alcance de uma marca ou mensagem como de dar voz à consumidores insatisfeitos com produtos e posicionamentos de empresas.

Desde o boom das redes sociais até os dias de hoje, inúmeras foram as empresas que vivenciaram momentos difíceis que exigiram jogo de cintura e planejamento para gerir e reverter crises de imagem, minimizando ao máximo os possíveis impactos em termos de reputação e vendas.

Um fato curioso de se observar é que esse tipo de situação deixou de ser exclusividade de empresas grandes. Com a popularização da internet e o aumento das interações no meio online, uma empresa com o mínimo de presença digital já está sujeita a ter que lidar com crises de imagem. Por isso, é fundamental estar preparado(a) para agir com rapidez e precisão.

Veja alguns cases de Crises de Imagem a seguir e observe a postura dos consumidores e empresas!

 Case 01
Marca: Brastemp
Resumo: Reclamação de mal funcionamento de uma geladeira e ausência de solução

Um consumidor que ficou mais de 90 dias sem conseguir realizar o conserto de sua geladeira, gravou um vídeo intitulado “Não é uma Brastemp” para se manifestar quanto a dificuldade de conseguir solucionar o seu problema. Ao publicar no YouTube, a ação tomou proporções inesperadas, registrando mais de 200mil acessos em pouquíssimos dias.

Tal repercussão motivou o diretor de Serviços e Qualidade da Whirlpool a ligar diretamente ao cliente para atender às suas reclamações. A queixa resultou em um pedido público de desculpas pelo defeito e pelo atendimento. Além da troca do produto, o consumidor negociou ainda uma indenização por danos materiais e pelo constrangimento.

A Brastemp tratou o caso na internet com urgência e demonstrou estar preparada para gerir crises de imagem na web.

 Case 02
Marca: Samsung
Resumo: Explosões da bateria de aparelhos Galaxy Note 7

Em 2016, a empresa Samsung teve uma perda de US$ 2,3 bilhões devido a explosões de Galaxy Note 7, resultando no recall do produto. A repercussão e a recorrência do caso foram tamanhas que a Administração Federal de Aviação baniu o transporte do aparelho em voos.

Dentre as demonstrações de mal funcionamento e perigo do Galaxy Note 7 na internet, funcionários do Burguer King na Coréia do Sul registraram, por meio de vídeo, o momento em que uma pessoa utilizou uma luva térmica na tentativa de pegar o aparelho que estava sobre a mesa, soltando fumaça.

O vídeo foi visualizado mais de um milhão de vezes e a Samsung suspendeu a venda e produção do modelo definitivamente, reduzindo o lucro da empresa a um terço, aproximadamente. Além da perda financeira, a empresa precisou lidar com um grande estrago causado à marca.

Na ocasião, a Samsung não demonstrou estar pronta para lidar com crises de imagem e demorou bastante tempo para se posicionar e compartilhar o ocorrido.

 Case 03
Marca: Burguer King
Resumo: Falha em campanha que utilizava o assistente virtual do Google

Em uma campanha do Burguer King, o atendente acionava o assistente virtual do Google, perguntando “Ok Google, o que é Wooper Burguer?”. Porém, a empresa não esperava que a resposta sugerida pelo assistente costuma ser a do Wikipedia, plataforma colaborativa que pode ser facilmente editada por qualquer pessoa.

Os usuários editaram as páginas do site, modificando de forma depreciativa. Dentre as edições, a carne do hambúrguer chegou a ser associada à carne humana, especificamente de crianças. Com as edições sempre ativas, a ação teve uma execução bastante frustrante e a campanha precisou ser descontinuada.

Case 04
Marca: Avianca
Resumo: Denúncia de assédio sexual em voo

Em março de 2018, a Avianca se viu em foco numa denúncia de assédio sexual em um trajeto de Belo Horizonte a São Paulo, operado pela companhia. O incidente ocorreu quando um homem se sentou próximo a uma moça e passou a se masturbar. A passageira contestou a atitude do rapaz e filmou parte do assédio.

A vítima afirmou que a equipe da Avianca fez pouco para ajudá-la, limitando-se a apenas solicitar que ambos trocassem de acento. Além dos compartilhamentos e engajamento dos demais internautas, o fato foi notícia, inclusive, em grandes veículos e a marca passou a ser gravemente criticada.

Dentre as reações, o público reclamou da demora de a empresa se posicionar. Confira abaixo algumas postagens do caso:

Ceses De Crises De Imagem 1 CASE 4

Ceses De Crises De Imagem 1 CASE 4 3

VOCÊ QUER VENDER MAIS?

Podemos ajudar a trazer mais resultados.

Para quem gosta de marketing digital!

Participe do nosso bate-papo sobre marketing digital sempre com um convidado especial.

QUINTAS – 20hs

Deixe seu email e recaba com antecedência o tema e o convidado da semana.

Sobre a Conceito Ideal

A Conceito Ideal é uma agência de comunicação que se diferencia no mercado por planejar e executar ações de marketing com foco em resultados reais. Com nosso trabalho de desenvolvimento de sites, SEO (Otimização) e estratégias que envolvem produção de conteúdos, link building e redes sociais, já posicionamos mais de 50.000 palavras-chave na 1a página de pesquisas do Google para nossos clientes ao longo dos anos.

Somos parte do Google Partners – um Programa que certifica agências para gerenciar Campanhas de Links Patrocinados Google Adwords. Além dos serviços de criação de marcas, identidades visuais, anúncios e materiais impressos, prestamos consultorias para negócios de diferentes nichos de mercado.

Conheça nosso trabalho. Assim você terá mais informações e poderá tomar decisões corretas na contratação de qualquer serviço de comunicação.

Sua primeira consultoria é grátis!

As consultorias grátis duram 1h e são realizadas on-line.
Os atendimentos serão feitos conforme disponibilidade da agenda dos consultores.