Se pensarmos na relação custo x benefício SEO é a melhor opção. Todavia, se a sua estratégia precisa de um rápido retorno é melhor escolher o Pay Per Click – Link Patrocinado. Na prática, é comum trabalhar com link patrocinado em um site assim que ele é publicado, pois ele não tem lastro algum na internet. À medida que o site vai melhorando o seu rankeamento e trazendo retorno que vem além do link patrocinado é natural conseguir reduzir o valor de investimento em links.

Antes de tomar a sua posição final sobre o que é melhor para a sua empresa leia mais sobre as diferenças entre o SEO e o PPC e conheça as vantagens e desvantagens de cada um:seo_ou_ppc_

SEO (Search Engine Optimization) – Otimização para sites de busca

SEO é um conjunto de técnicas que aplicamos em um site para influenciar o Google e demais buscadores a considerar uma página mais relevante que outra e apresentá-la como um melhor resultado. Conheça as principais vantagens do posicionamento na internet por meio desta técnica:

Vantagens SEO:

– Resultados orgânicos tendem a ser mais confiáveis:

As pessoas que entendem a diferença entre os resultados pagos e os resultados orgânicos dão preferência aos resultados das buscas naturais. Muitos internautas classificam a propaganda por cliques como “chata” e “não confiável”.

– Posicionamento de status no mercado:

36% das pessoas acredita que as empresas que ocupam as primeiras posições do Google para resultados orgânicos são as melhores do mercado. Desta forma, atingir as primeiras posições do ranking credita mais qualidade a produtos e serviços sem que isso precise ter resultados comprovados. Para marcas desconhecidas é possível ter um reposicionamento rápido de marca e passar a trabalhar com margens diferentes de lucro com pouco investimento.

– Maior canalização de cliques:

Os primeiros 3 resultados da busca orgânica canalizam mais visitas do que os 10 primeiros da página de pesquisa. Na comparação com PPC (links patrocinados) os resultados orgânicos recebem de 2 a 6 vezes mais visibilidade (Dados da AOL e do Enquire).

– Estratégia de resultados consolidados a médio a longo prazo:

Uma vez que as páginas conquistam determinadas posições, o investimento em manutenção, dependendo da concorrência direta, não é tão elevado e não requer tanto tempo. Os resultados são mais consolidados e tendem a trazer mais retorno.

– Custo fixo de investimento:

Quando se contrata uma empresa com um pouco mais de experiência em SEO ela já orienta o cliente sobre as possibilidades e necessidades de investimentos. Assim o cliente já sabe desde o início o quanto este trabalho pode custar. Com os Links Patrocinados o valor de investimentos é variável em função dos outros players do mercado.

– Baixo investimento em SEO por concorrentes:

Proporcionalmente Links Patrocinados recebem muito mais investimentos do que o SEO (uma diferença que chega a praticamente 75%). Apesar deste cenário estar mudando, hoje, ainda é possível conseguir bons resultados com SEO mais agilidade do que em um futuro próximo.

Desvantagens SEO:

– Não é possível garantir resultados:

Qualquer empresa que garantir resultados na primeira página ou indicar o número de cliques ou retorno financeiro que você vai ter com este conjunto de técnicas não deve ser levada a sério.

– Não é possível prever com exatidão o tempo para se atingir metas:

Por experiência dizemos que resultados com SEO começam a aparecer entre 3 e 6 meses. Todavia, como existe uma série de fatores para atrapalhar o processo: concorrência, mudanças em algoritmos de pesquisa, conteúdo, links de redirecionamento, etc.

– O cliente final possui poucas ferramentas para acompanhar resultados de forma prática:

Utilizamos o Google Analytics, o Google Webmaster Tools, o Woopra e outras formas de análise. Ainda assim nenhuma destas ferramentas é capaz de identificar o porque o seu site se manteve 20 ou 90 dias em uma mesma posição e por que de repente ele subiu ou desceu 10 posições no ranking de um dia para o outro.

– É necessário ter uma equipe focada na arquitetura de informação do site:

Para uma estratégia mais eficiente precisamos contar com: programadores, redatores, designers, mídias e profissionais que entendam de planejamento e muito sobre a otimização. Este trabalho pode custar caro.

PPC (Pay Per Click – Links Patrocinados):

Os links patrocinados são a forma mais fácil de comercializar e entender a propaganda na internet. Eles são a opção de anúncios que aparecem acima e nas laterais em uma página de busca. A negociação base é feita por clique ou por grupo de impressões (visualizações). Conheça as principais vantagens dos links patrocinados:

Vantagens PPC (Pay Per Click – Links Patrocinados):

– Investimento determinado pela empresa:

Tanto no Pay Per Click quanto na compra de um grupo de impressões o cliente determina o quanto pretende investir por dia e o quanto está disposto a pagar por um clique. É possível determinar dias e horários exatos para que seu anúncio apareça on-line.

– Resultados rápidos:

Com sua campanha configurada e publicada seus retornos em cliques podem levar apenas uma questão de segundos. Por isso, é necessário que suas páginas de entrada estejam devidamente preparadas para tentar convencer o visitante a efetuar uma compra ou solicitar um orçamento.

– Baixa complexidade:

Campanhas de links patrocinados são relativamente simples de se configurar e publicar. Empresas podem ter equipes internas para gerenciar este tipo de campanha. Todavia, no caso de se tomar esta decisão é mais interessante se optar por contratar internamente profissionais que tenham certificações no padrão Google Adwords Professionals.

Desvantagens PPC (Pay Per Click – Links Patrocinados):

– Alto valor de lances:

Os links patrocinados funcionam em sistema de leilão. Assim quem oferece o maior lance ocupa a primeira posição, o segundo a segunda e assim por diante. Quanto maior for a concorrência por uma palavra ou expressão-chave maior será o custo pelo clique.

– Alto custo total:

Dependendo da fatia do mercado que a sua empresa quiser atingir de clique em clique o seu orçamento pode se esvair rapidamente. Neste caso se você quiser aumentar o limite diário de investimento vai ter que direcionar mais verba para a ação, elevando o custo total da campanha.

– Link patrocinado não é garantia de vendas:

Não é porque as pessoas estão clicando em seu anúncio que elas vão obrigatoriamente comprar o que você está oferecendo. É lógico que uma coisa está relacionada a outra. Mas não se assuste se você tiver um alto número de visitantes e estes acessos não se converterem em nada. Seu site precisa estar bem preparado e passar muita credibilidade para que isto aconteça.

Afinal, o que é mais apropriado? SEO ou PPC? Entre em contato com nossos consultores e faça uma avaliação!

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