Monitorar e analisar o que os consumidores estão comentando sobre a empresa é uma iniciativa vital para identificar oportunidades e situações de potencial crise. As redes sociais, sites de reclamações e pesquisas em buscadores, por exemplo, podem ser excelentes fontes. Por isso é importantíssimo realizar esse acompanhamento com frequência.

O monitoramento também tem como objetivo, acompanhar a concorrência, fazer benchmark e orientar o planejamento de conteúdo e ações nos canais de comunicação da empresa. Isso é possível, pois proporciona clareza sobre temas de maior interesse, facilita a descoberta de influenciadores e promove um diferencial competitivo importante, baseado em dados.

Para iniciar esse processo na sua empresa é fundamental que você conheça as possibilidades e limitações de cada rede social. O Instagram, por exemplo, permite monitorar usuários, perfis e hashtags; o Facebook, libera apenas Fanpages e Grupos Públicos (grupos privados e perfis pessoas não entram na regra); o YouTube disponibiliza postagens e comentários, e o Twitter permite monitorar perfis, termos e hashtags de todos os perfis públicos.

Conheça a seguir algumas ferramentas de monitoramento que podem te auxiliar, mas lembre-se que o primeiro passo para iniciar o monitoramento é estabelecer as métricas que deverão ser avaliadas. Isso vai depender muito de cada canal e do objetivo da empresa, podendo variar entre: tráfego no site; número de downloads de iscas digitais; quantidade de curtidas, compartilhamentos e seguidores; menções e inúmeras outras.

01 | Google Analytics

A plataforma de monitoramento do Google permite que você acompanhe as palavras de entrada e os redirecionamentos que trazem usuários até o seu site, Blog e até anúncios do AdWords. É um panorama da situação dos canais de comunicação da sua empresa.

Seu funcionamento é simples e totalmente gratuito: o Google Analytics acompanha a origem do tráfego de cada uma das páginas e, dessa forma, possibilita saber exatamente quais páginas e assuntos têm sido mais buscados, o tempo de permanência do público nessas páginas e, inclusive, qual foi o próximo passo do usuário – continuou consumindo os seus materiais ou teve evasão?

02 | BuzzSumo

O BuzzSumo permite acompanhar quantas vezes um link foi compartilhado, qual a página mais acessada dos seus canais e qual rede social gera maior engajamento. Além disso, pelo fato de identificar palavras-chaves pesquisadas, indica também influenciadores e concorrentes que postaram um conteúdo relacionado ao termo. A versão gratuita oferece poucas pesquisas diárias, mas já é possível extrair bons insights a partir disso.

03 | Google Alerts

O Google Alerts pode ser utilizado como alternativa para monitorar interações online independentemente do canal. Ajuda a verificar a frequência com que determinado tema aparece na rede (notícias, postagens ou menções). Esta ferramenta é totalmente gratuita e permite cadastrar diversas palavras e termos de interesse.

 04 | Google Trends

O Google Trends é uma ferramenta de monitoramento gratuita e viabiliza a análise dos termos mais buscados e mais populares num determinado período e em diversos países do mundo. Como as tendências buscadas no Google também indicam as temáticas procuradas nas redes sociais. Pode ser uma alternativa excelente para acompanhar o que a audiência está falando.

5| HowSociable

Pensando em influência das marcas nas redes sociais, essa ferramenta se baseia em algoritmos que considera o número de interações e menções feitas pelos usuários. Também é uma ótima pedida para quem deseja acompanhar a performance de palavras ou termos.

06 | Scup

Esta ferramenta permite monitorar e gerir o atendimento ao cliente nas redes sociais, além de viabilizar o acompanhamento de conversas relevantes em 13 redes sociais distintas. Para completar, possibilita programar as postagens e mensurar reputação da marca a partir dos comentários.

 Continue acompanhando as publicações e em breve traremos mais dicas de ferramentas e métricas!
Cases de Crises de Imagem – Parte 1
Cases de Crises de Imagem – Parte 2
Dicas para gerir crises em redes sociais
Crises em Redes Sociais – O que fazer?


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