O mercado está cada vez mais competitivo e por isso as empresas estão com o desafio de detectar seus principais diferenciais e elaborar um plano de marketing para pequena e média empresa que permita divulgar seus atributos e fortalecer ainda mais a sua marca.

Pois bem, hoje você verá como desenvolver um planejamento de marketing eficiente e sob medida para os seus objetivos. Perceberá, também, a importância de conhecer a fundo o seu mercado de atuação, o público-alvo e o seu próprio negócio. Portanto, continue a leitura, implemente as sugestões e comece a colher os resultados!

1º Passo | Qual o cenário atual da sua empresa?

O primeiro passo para desenvolver o plano de marketing para a sua pequena ou média empresa é avaliar cada atividade realizada e identificar possíveis dificuldades ou pontos de melhoria. Divida em categorias, como os exemplos a seguir:

  • Recursos financeiros (investimentos e capital de giro)
  • Recursos humanos (qualidade e quantidade)
  • Recursos materiais (estrutura física, equipamentos e fornecedores)
  • Sistemas de informação e pesquisas (coleta e gestão de dados)
  • Serviços e/ou produtos oferecidos (volume, qualidade e atributos tangíveis e intangíveis)
  • Preços praticados
  • Comunicação mercadológica (ações, resultados e potencialidades)

2º Passo | Qual o perfil dos seus clientes?

Para dar continuidade, faça um exercício e anote o perfil e as características de compra dos seus clientes. Seja criterioso(a) e detalhista, pois além de utilizar os dados básicos existentes, você pode incluir nessa análise alguns aspectos que não costumam ser verbalizados pelos clientes, mas que também podem ser mensurados como o ticket médio de compra, frequência do contato, indicações etc.

Para iniciar, levante questões como:

  • Qual o perfil do meu público (sexo, faixa etária, comportamento de compra etc)?
  • Como chegam até a sua empresa?
  • Valorizam preço, qualidade, agilidade ou condições de pagamento?
  • Quais vantagens oferecidos?

3º Passo | Quais são seus pontos fortes e fracos e, também, suas oportunidades e ameaças?

Faça um pente fino e conheça riscos e possibilidades do seu negócio. Com essas análises, você poderá determinar objetivos e metas realistas e, ao mesmo tempo, estabelecer prazos para que as iniciativas realmente saiam do papel. Pontue seus pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças internas e externas:

  • Forças: Quais são os diferenciais do seu negócio?

Verifique o que a sua empresa faz e entrega de melhor. Quais são os diferenciais existentes, os aspectos mais elogiados pelos seus clientes, enfim, tudo o que identificar como uma vantagem.

  • Fraquezas: Em que você precisa melhorar?

Volte no 1º Passo e verifique quais pontos de melhoria foram detectados. Você pode ter identificado falhas no atendimento, na infraestrutura e na equipe ou mesmo a ausência de recursos para investir em um plano de marketing, por exemplo.

  • Oportunidades: Quais são oportunidades do mercado?

Faça pesquisas, conheça técnicas e soluções inovadoras e incorpore a busca por tendências em sua rotina. Uma ideia bastante eficiente é avaliar os lançamentos realizados no exterior para verificar o que pode ser adaptado e trazido para a nossa realidade. Além disso, ir à feiras e eventos também costumam gerar boas ideias.

  • Ameaças: O que pode impactar negativamente a sua empresa?

Cenários de crise econômica, a carência de recursos e de profissionais ou, ainda, a entrada de um concorrente com uma proposta inovadora, podem ser consideradas ameaças para o seu negócio. Por isso, mantenha o foco no mercado e tente prever possíveis impactos para que você esteja sempre pronto(a) para evita-los.

4º Passo | Onde a sua empresa deseja chegar?

Agora que você conhece o cenário mercadológico, compreende as necessidades e expectativas de seus clientes e sabe exatamente quais são os diferenciais da sua empresa e de seus concorrentes, chegou o momento de definir objetivos realistas e mensuráveis. Portanto, anote aonde a sua empresa deseja chegar a curto, médio e longo prazo.

5º Passo | Quais as metas preliminares que permitirão alcançar os objetivos?

Pronto, agora divida o seu objetivo em metas, ou seja, ações menores e que possam ser cumpridas a curto prazo. Assim, ficará muito mais fácil acompanhar e mensurar os resultados, bem como realizar correções de rotas, quando necessário.

Vamos ver um exemplo: suponha que um dos objetivos do plano de marketing da sua pequena ou média empresa é se tornar mais conhecida no mercado local. Nesse caso, suas metas poderiam ser:

  • Criar canais de comunicação (site, redes sociais, email etc) em 2 meses
  • Selecionar e fazer parcerias com estabelecimentos do entorno em 4 meses
  • Investir em uma fachada atrativa em 2 meses

Certo? Para conferir tudo isso na prática, veja a seguir os resultados que a Conceito Ideal já conquistou em alguns clientes:
Cases Conceito Ideal

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