O folder é um material que pode ter diferentes formatos de acordo com a quantidade de informações a serem transmitidas sobre a sua empresa, produto ou serviço. Folders são comumente desenvolvidos para servirem de material de apoio em reuniões e apresentações empresariais.

Maiores do que os flyers, os folders podem ter muito mais informações. Ainda assim, elas serão apresentadas de forma concisa em função da limitação de espaço.

Você pode pensar em um folder com 2 dobras (3 abas) com a seguinte estrutura:

estrutura-folder

A lâmina com os números 2, 6 e 1 é a frente e a com os números 3, 4 e 5 é o miolo.

1 – CAPA

A capa de um folder pode ter:

– Chamada (em fonte maior, em uma frase curta);
– Subtítulo (um complemento para a sua chamada, explicando-a, caso necessário);
– Uma imagem, foto ou ilustração que represente o que você está divulgando;

Ou, você pode optar apenas por um conceito de impacto, como um teaser.

2 – APRESENTAÇÃO / SOBRE A EMPRESA

Neste caso, estamos sugerindo que você trabalhe com uma parte específica sobre a empresa, ou use esta aba como uma área para apresentação do serviço/produto com alguns destaques ou diferenciais.

3, 4 e 5 – PRODUTOS / SERVIÇOS

A área interna do Folder é normalmente destinada a apresentar seus produtos e serviços. Procure fazer isso de uma maneira organizada e com áreas de respiros. Respeite a ordem de leitura (no padrão ocidental) da esquerda para direita e, se possível, subdivida seus tópicos em 3 ou 6 grupos, respeitando as dobras. Use fotos, desenhos, gráficos ou ilustrações para facilitar a compreensão do seu público-alvo.

Caso seus Clientes ou Fornecedores sejam marcas de destaque e isso possa ser associado a sua empresa (faça uma solicitação formal com essa liberação), você pode destinar uma aba para eles, colocando marcas ou até mesmo testemunhos.

6 – VERSO / CONTATOS

O verso de um folder resume os dados de contato da empresa.

Inclua aqui:

– Marca
– Assinatura de Marca
– Endereço completo
– Telefones de contato
– Endereço do site
– E-mail de contato
– Mapa esquemático de localização

*Certificações e associações e prêmios podem ser destacados aqui.

Assim como no flyer, para o desenvolvimento de um folder, evite:

– Utilizar mais do que três fontes diferentes no mesmo material;
– Utilizar cores vibrantes e muito contrastantes em cada uma das linhas do texto;
– Utilizar fotos muito pequenas (o material já é suficientemente pequeno);
– Esconder os dados de contato usando fontes muito pequenas;
– Colocar muito texto em grandes blocos, deixando o seu material cansativo;
– Imprimir em um papel muito fino. Folders precisam ter papéis mais encorpados.

Quer desenvolver um folder? Solicite um orçamento.

VOCÊ QUER VENDER MAIS?

Podemos ajudar a trazer mais resultados.

Para quem gosta de marketing digital!

Participe do nosso bate-papo sobre marketing digital sempre com um convidado especial.

QUINTAS – 20hs

Deixe seu email e recaba com antecedência o tema e o convidado da semana.

Sobre a Conceito Ideal

A Conceito Ideal é uma agência de comunicação que se diferencia no mercado por planejar e executar ações de marketing com foco em resultados reais. Com nosso trabalho de desenvolvimento de sites, SEO (Otimização) e estratégias que envolvem produção de conteúdos, link building e redes sociais, já posicionamos mais de 50.000 palavras-chave na 1a página de pesquisas do Google para nossos clientes ao longo dos anos.

Somos parte do Google Partners – um Programa que certifica agências para gerenciar Campanhas de Links Patrocinados Google Adwords. Além dos serviços de criação de marcas, identidades visuais, anúncios e materiais impressos, prestamos consultorias para negócios de diferentes nichos de mercado.

Conheça nosso trabalho. Assim você terá mais informações e poderá tomar decisões corretas na contratação de qualquer serviço de comunicação.

Sua primeira consultoria é grátis!

As consultorias grátis duram 1h e são realizadas on-line.
Os atendimentos serão feitos conforme disponibilidade da agenda dos consultores.