Para saber em que posição seu site está aparecendo nas pesquisas, não basta acessar a o Google e colocar uma palavra-chave que tenha a ver com a sua página para tentar encontra-la. Os navegadores tentem a armazenar informações a respeito dos seus hábitos de pesquisa e mostrar um resultado personalizado, e não a posição real em que sua página está.

Para descobrir a sua real posição no Google, a Conceito Ideal recomenda a instalação de duas ferramentas de análise: o Google Webmasters Tools e o Google Analytics, que podem ser integrados.

Como saber a posição do seu site no Google – passo a passo:

1. Faça uma conta @gmail para utilizar os serviços do Google – Analytics, Webmasters Tools, Google Adwords, Google Places e demais serviços relacionados;
2. Acesse o Google Webmasters Tools e cadastre o seu site;
3. Ainda no Webmasters Tools, inclua o site map;
4. Acesse o Google Analytics e gere o código para acompanhamento do seu site. Coloque a linha de código dentro do seu site (conforme instrução fornecida pelo Analytics);
5. Teste o funcionamento da ferramenta. Abra uma nova aba de pesquisa e entre no seu site. Se a configuração estiver correta você vai conseguir visualizar o acesso pelo Google Analytics – Relatórios Padrão – Tempo Real – Visão Geral;
6. Espere alguns dias. A ferramenta de análise vai começar a armazenar dados para que você possa entender o que está acontecendo no seu site.

Já tem o Google Webmasters Tools e o Google Analytics instalados?

No Google Webmasters Tools

1. Acesse o Google Webmasters Tools;
2. Entre na análise do seu site;
3. Selecione Tráfego de Pesquisa;
4. Exiba a aba “com alterações” abaixo do gráfico;
5. Amplie a exibição de linhas para o máximo necessário.

webmasters1

Entendendo a Tabela

– A primeira coluna apresenta as palavras-chave de pesquisa que tem posição identificada pela ferramenta. Se a sua palavra-chave de interesse não aparecer nesta coluna, isso quer dizer que o seu conteúdo ainda não tem relevância de pesquisa. Para mudar isso, você precisa ter conteúdo de qualidade no seu site;
– A segunda coluna indica as impressões, que poderia ser traduzida como “visualizações” ou quantidade de pesquisas. Ela mostra a demanda de pesquisa pelo termo em questão no período pesquisado (padrão: últimos 30 dias). A coluna imediatamente ao lado, “Alterar”, mostra se houve aumento (seta para cima com número em verde) ou queda (seta para baixo com número em vermelho) em percentual de pesquisa em comparação ao período anterior;
– A terceira coluna refere-se à quantidade de cliques que o seu site recebeu para aquela consulta (em números aproximados). A coluna “alterar” segue na mesma lógica do item anteior;
– A quarta coluna é o CTR – que nós traduzimos com conversão. É a relação entre a pesquisa e os cliques que um site recebe. Percentuais acima de 4% já são considerados significativos. Percentuais acima de 50% são excelentes.
– A quinta coluna é a posição média de uma página do seu site para a palavra-chave de pesquisa. É importante destacar que é a posição média, porque os resultados variam o tempo todo. Ou seja, é perfeitamente possível que você faça um teste e não encontre o seu site na posição indicada. Ainda assim, é a melhor referência para este tipo de análise. O “alterar” neste caso é muito importante, pois aponta se a sua página teve uma queda ou crescimento no período indicado.

No Google Analytics

O Google passou a permitir a integração de alguns dados entre o Analytics e o Webmasters Tools. Para ver a análise dentro do Analytics, é necessário conectar o Google Analytics com o Google Webmasters Tools.

Uma vez integradas as ferramentas e já tendo dados para fazer qualquer tipo de análise, o caminho é o seguinte:
1. Acesse a sua conta do Google Analytics e selecione o site de análise;
2. Na coluna da esquerda selecione Fontes de Tráfego;
3. Otimização de mecanismos de pesquisa;
4. Consultas.

webmasters2

Assim é possível acessar a análise via Google Analytics. As colunas de Pesquisa, Impressões, Cliques, Posição média e CTR são as mesmas, mas se você parar para analisar com calma, vai reparar que os números apresentados são um pouco diferentes. O Google sugere que você leve mais em consideração os dados de posição do Google Analytics do que o do Google Webmasters Tools.

A Conceito Ideal sugere que você mantenha a análise do seu site com o www (exemplo: www.conceitoideal.com.br) na frente no Google Analytics e a sem o www (exemplo: conceitoideal.com.br) no Webmasters Tools, assim você pode comparar resultados (mas atenção, essa opção só funcionará se o domínio sem www estiver sendo redirecionado para o domínio com www). O interessante do Google Webmasters Tools é que ele apresenta a coluna com a queda e a ascenção de posições – o que o Analytics ainda não mostra.

Quer melhorar o desempenho do seu site no Google e demais ferramentas de análise? Entre em contato com a Conceito Ideal.

Artigos relacionados:
Como saber quantas pessoas acessaram meu site?
Dá para aparecer na primeira página do Google sem link patrocinado?
Quanto vale estar na primeira página do Google?

VOCÊ QUER VENDER MAIS?

Podemos ajudar a trazer mais resultados.

Para quem gosta de marketing digital!

Participe do nosso bate-papo sobre marketing digital sempre com um convidado especial.

QUINTAS – 20hs

Deixe seu email e recaba com antecedência o tema e o convidado da semana.

Sobre a Conceito Ideal

A Conceito Ideal é uma agência de comunicação que se diferencia no mercado por planejar e executar ações de marketing com foco em resultados reais. Com nosso trabalho de desenvolvimento de sites, SEO (Otimização) e estratégias que envolvem produção de conteúdos, link building e redes sociais, já posicionamos mais de 50.000 palavras-chave na 1a página de pesquisas do Google para nossos clientes ao longo dos anos.

Somos parte do Google Partners – um Programa que certifica agências para gerenciar Campanhas de Links Patrocinados Google Adwords. Além dos serviços de criação de marcas, identidades visuais, anúncios e materiais impressos, prestamos consultorias para negócios de diferentes nichos de mercado.

Conheça nosso trabalho. Assim você terá mais informações e poderá tomar decisões corretas na contratação de qualquer serviço de comunicação.

Sua primeira consultoria é grátis!

As consultorias grátis duram 1h e são realizadas on-line.
Os atendimentos serão feitos conforme disponibilidade da agenda dos consultores.