Antes de mais nada: o que é Marketing de Afiliados?

Marketing de Afiliados é uma estratégia utilizada para impulsionar vendas de produtos e serviços na internet. Empresas e profissionais perceberam que é mais vantajoso “distribuir” seu departamento de vendas do que propriamente ficar limitado a ter que planejar e gerenciar toda sua estratégia de vendas.

Na prática, Marketing de Afiliados são empresas que oferecem a donos de sites e blogs, ou mesmo profissionais de Marketing Digital, a oportunidade de se afiliar a suas campanhas e vender seus produtos de maneira autônoma. Assim, toda vez que alguém conseguir indicar uma venda, ele recebe uma remuneração por isso.

Ao longo dos últimos anos esse mercado cresceu bastante, chegando a números realmente exorbitantes. Só para se ter uma ideia, no ano passado, esse mercado cresceu 28%, uma média de aproximadamente 20 mil novos blogueiros no segmento, segundo dados do Instituto Brasileiro de Marketing de Afiliação (IBMA).

Esse crescimento ofereceu também a possibilidade de qualquer pessoa criar um blog e começar a vender produtos através destas plataformas de afiliados.

É possível explorar o Marketing de Afiliados com meus blogs e sites?

Existem várias formas de se fazer isso. Eu diria que as mais “primitivas” seriam adicionar banners em sidebar e rodapés em suas páginas.

Porém, com a evolução das estratégias de Marketing Digital, esta simples veiculação é o que menos vai te gerar resultados.

Hoje em dia é preciso muito mais do que esta forma passiva de geração de renda. Há blogueiros, por exemplo, que têm criado diversos artigos com recomendações de produtos e serviços, tendo um peso muito maior na decisão de compra de um consumidor, pois, normalmente, estão recebendo indicação de quem entende do assunto.

Uma forma muito comum, mas também avançada de gerar vendas através de blogs é a utilização da estratégia do Funil de Vendas. Ela funciona propriamente como funil. As pessoas são “peneiradas” em cada etapa do processo, chegando ao final somente as que se transformarão em clientes.

O Funil de vendas tem o princípio da criação de relacionamento com seu público, normalmente com a utilização de uma ferramenta de e-mail Marketing.

É incrível hoje o número de blogs e sites que são criados estritamente para promover produtos dos principais programas de afiliados.

E você, já está neste mercado?

Adriano Luz é especialista em Marketing Digital, presta consultoria e auxilia diversos clientes. Amante de blogs é responsável pela administração do Afiliados na web, Gerenciando Blog e Mundo Blogger.

VOCÊ QUER VENDER MAIS?

Podemos ajudar a trazer mais resultados.

Para quem gosta de marketing digital!

Participe do nosso bate-papo sobre marketing digital sempre com um convidado especial.

QUINTAS – 20hs

Deixe seu email e recaba com antecedência o tema e o convidado da semana.

Sobre a Conceito Ideal

A Conceito Ideal é uma agência de comunicação que se diferencia no mercado por planejar e executar ações de marketing com foco em resultados reais. Com nosso trabalho de desenvolvimento de sites, SEO (Otimização) e estratégias que envolvem produção de conteúdos, link building e redes sociais, já posicionamos mais de 50.000 palavras-chave na 1a página de pesquisas do Google para nossos clientes ao longo dos anos.

Somos parte do Google Partners – um Programa que certifica agências para gerenciar Campanhas de Links Patrocinados Google Adwords. Além dos serviços de criação de marcas, identidades visuais, anúncios e materiais impressos, prestamos consultorias para negócios de diferentes nichos de mercado.

Conheça nosso trabalho. Assim você terá mais informações e poderá tomar decisões corretas na contratação de qualquer serviço de comunicação.

Sua primeira consultoria é grátis!

As consultorias grátis duram 1h e são realizadas on-line.
Os atendimentos serão feitos conforme disponibilidade da agenda dos consultores.