A criação de newsletters / e-mail marketing aparenta ser simples, mas sua criação, programação e envio contém uma série de regrinhas e macetes para potencializar resultados.

Criação de Newsletters, E-mail Marketing e/ou Spam se refere, basicamente, ao mesmo material. Todavia a diferença é a forma de envio e aceite de conteúdo: Newsletter e E-mail Marketing são envios “legais” aceitos pelo usuário. O Spam é ilegal, normalmente enviado para um banco de e-mails comprado. E, quando o internauta tenta se descadastrar é sempre complicado.

Por que escolher pela criação de Newsletters / E-mail marketing

Na era digital é muito mais fácil e barato você se comunicar com o seu cliente, ou seu cliente potencial através de um e-mail do que por uma carta enviada pelo correio tradicional. É verdade que os e-mails muitas vezes não são abertos, sendo enviados diretamente para a lixeira. Mas, isso também acontece com os materiais em papel. Por isso a vital importância do título da mensagem. Ele pode ser determinante para o seu conteúdo ser, ou não visualizado. Tanto por e-mail quanto pelo correio tradicional, trabalhamos com uma taxa de retorno de 0 a 4%.

criação de newsletter ou email marketing

 

Leia mais sobre as diferenças entre Newsletters, E-mail Marketing e SPAMS.

COMO FUNCIONA O PROCESSO DE CRIAÇÃO DE NEWSLETTERS / E-MAIL MARKETING?

A estrutura da newsletter / e-mail marketing deve ser elaborada sempre focando o conteúdo e a melhor forma de transmitir, de forma clara, a mensagem. Com uma largura fixa e uma altura variável as pessoas tendem a achar que o tamanho da newsletter é infinito, por isso, resolvem contemplar muito conteúdo ao mesmo tempo. Isto só dispersa a atenção do cliente. Neste caso é melhor dividir para conquistar.

Na criação de Newsletters / E-mail marketings podemos trabalhar bastante com eventos sazonais como Natal, Ano Novo, Dia das Mães, Pais, Dia da árvore, do índio, dia do cliente… Por ser um material barato de produzir e enviar é possível tirar um ótimo proveito destas datas e criar conceitos gráficos que estimulem diferentes reações no público final. O ideal é alinhar atratividade com criatividade e simplicidade na mensagem. Independente de qual for a ação que você espera do seu cliente deixe isso claro para ele. Ex: Compre, Cadastre-se, Participe, Concorra…

A leitura de newsletters é, usualmente, vertical. Assim, sempre trabalhamos com:

  • Título maior (em destaque);
  • Um subtítulo (caso o título maior precise de uma explicação ou reforço);
  • Fotos, ilustrações ou imagens de referencia (suporte visual para a mensagem);
  • Descrições, explicações, valores, promoções (sempre com um tamanho de fonte que fique legível em 100% com 500 px de largura);
  • Rodapé com endereço, telefones, e-mails, espaço para distribuidores, representantes e afins;
  • Barra com conteúdo programado indicando “Caso não deseje receber mais nossa newsletter, descadastre-se clicando aqui.” – ou algum texto similar.

Etapas do processo da criação de Newsletters / E-mail marketing:

Brief (Coleta de informações tanto da empresa quanto do material específico)
Boneco
Textos (Desenvolvimento de todos os conteúdos do material)
Aprovação do conteúdo
Direção de arte e diagramação do material
Aprovação Digital / Impressa
Correções e ajustes
Aprovação Final
Fechamento de arquivo
Programação e publicação de link de redirecionamento;
Envio através de ferramenta adequada*.

* Sempre indicamos que o envio seja feito através de uma empresa terceirizada, por uma ferramenta adequada. Se você enviar diretamente da sua caixa de e-mails você pode enfrentar uma série de problemas, tais quais: demora para envio, bloqueio de e-mails, queda de servidor, denúncia de spam, além da falta total de controle sobre e-mails que foram abertos, lidos, redirecionados para o site, etc.

A criação de criação de Newsletters / E-mail marketing e demais materiais digitais desenvolvidos pela Conceito Ideal incluem: desenvolvimento de textos, ilustrações, diagramação, revisão, programação e fechamento do arquivo.

Quer desenvolver Newsletters ou E-mail marketings?