Tanto Sites quanto Blogs são páginas da internet gerenciadas por empresas, organizações, instituições e pessoas físicas. São desenvolvidos por meio de templates ou feitos sob demanda por empresas que trabalham com webdesign e programação. Servem, prioritariamente, para transmitir mais informações sobre produtos, serviços ou assuntos específicos. E, dependendo do perfil da empresa e da sua visão de mercado, podem fazer isso de uma maneira mais séria e tradicional ou leve e descontraída.

Sites caracterizam-se por seu foco empresarial, apresentando mais conteúdos sobre marcas, serviços e produtos. No âmbito da interatividade, são (em maioria) passivos. Por mais que invistam em conteúdos, vídeos, revistas e boletins on line, dependem dos acessos de internautas e da participação pró-ativa destes. Para que as pessoas interajam com os sites, elas precisam conhecer os domínios, entrar na parte de contatos, mandar um e-mail, ou preencher campos para receber newsletters.

Blogs são usualmente delimitados por assuntos específicos e carregam muito da opinião específica do autor. Em termos de interatividade, funcionam como os sites, mas, normalmente, tem mais abertura para que outras pessoas compartilhem ou discordem da postura do autor.

O Twitter também é uma página na internet. Só que nela as pessoas trocam mensagens de maneira aberta, para que todos leiam, comentem, e deem RT (multipliquem para as pessoas que as seguem). Nele as mensagens podem ter apenas 140 caracteres. Se a informação for maior que esse espaço, o internauta precisa exercitar a sua capacidade de síntese, ou dividir o conteúdo em várias pequenas mensagens. Não há um mediador.

Para que as pessoas tenham voz no Twitter elas precisam estar logadas nesse universo on line (através de uma conta com login e senha, como você tem no seu e-mail). É possível ler as mensagens de alguém sem estar logado, mas não é possível interagir. E, a essência do twitter é a interação. Afinal, se não for para compartilhar, mande uma mensagem direta (pelo Twitter) ou por e-mail mesmo.

O Twitter é excelente para algum perfil de negócio que pode ser alavancando através de promoções, ou que possa ter informações relevantes sobre pessoas, negócios, produtos e afins, publicadas com frequência. Tendo muitos seguidores, com apenas um post você pode atingir alguns milhares de internautas e estes podem passar essa informação para outros milhares. Para que isso aconteça você tem que ser atuante. Seguir muitos, participar e interagir para que outros o sigam.

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