Banners são peças publicitárias que podem ser criadas para publicação em sites e portais na internet ou impressas em lonas, papéis, tecidos e plásticos para serem utilizadas como materiais promocionais em pontos de venda, exposições e demais eventos.
No contexto do banner digital, os banners na internet podem ser estáticos, animados, interativos ou seguir o padrão de Pop-Up (não propriamente um banner, mas ainda assim uma peça eletrônica). Dentre estes, os banners animados e/ou interativos são os que chamam mais a atenção e consequentemente trazem mais resultados.
Alguns aspectos técnicos interferem na produção dos materiais, visto que a maioria dos sites possui regras rígidas com relação a formatos e tamanhos (pesos) para os banners.
Banners são materiais essencialmente promocionais. São peças que precisam ser muito atrativas e que tem sua mensagem lida e compreendida em poucos segundos. Por isso, na criação de banners o ideal é trabalhar com pouca informação.
A criação de banners deve ser sempre desenvolvida por profissionais da área de design gráfico ou propaganda. Estes profissionais além de desenvolver trabalhos com melhor conceito, sabem orientar o cliente sobre o que deve ser divulgado e como deve ser divulgado para evitar problemas legais.
COMO FUNCIONA O PROCESSO DE CRIAÇÃO DE BANNERS DIGITAIS?
A criação de banner digital requer bastante cuidado, pois deve estar atenta aos aspectos técnicos que interferem na produção e visualização dos materiais.
Etapas do processo de criação de banners digitais:
Brief
coleta de informações tanto da empresa quanto do material específico)
Boneco
estruturação primária para banners
Textos
desenvolvimento de todos os conteúdos do material
Aprovação do conteúdo
Direção de arte
diagramação do material, fotografia, ilustrações, gráficos