New-US-FLOOR-Box-P2

A criação de embalagens ou design de embalagens é a área do design que une habilidades do design gráfico e do design de produto.

A experiência do design de produto deve analisar aspectos de proteção do objeto em si contra danos e avarias de transporte e armazenagem, resistência do material utilizado na embalagem, projeção de empilhamento em estoque, facilidade de abertura, manuseio e a experiência do usuário considerando aspectos de posicionamento de mercado.

Já o design gráfico deve fazer o layout e diagramar a embalagem considerando a identidade visual da empresa, as especificações técnicas do produto fornecidas pelo fabricante e as especificações de normas e convenções exigidas pelos órgãos específicos da categoria, a hierarquia de informação, a interação com o cliente final e também, o custo de produção.

O projeto de design de embalagem fica completo com a criação do manual de uso do produto. Em alguns casos, a complexidade é baixa e as informações podem ser integradas na criação da embalagem. Todavia, produtos complexos exigem manuais extensos e detalhados produzidos separadamente.

COMO FUNCIONA O PROCESSO DE CRIAÇÃO DE EMBALAGENS?

Etapas do processo da criação de embalagens:

Brief (coleta de informações tanto da empresa quanto do material específico)
Boneco (estruturação primária na criação)
Textos (desenvolvimento de todos os conteúdos do material)
Aprovação do conteúdo
Direção de arte e diagramação do material
Aprovação Impressa / Mock Up
Correções e ajustes
Aprovação Final
Testes com mock ups ou protótipos em escala (empilhamento, resistência)
Fechamento de arquivo nos padrões gráficos

A criação de embalagens feita pela Conceito Ideal inclui: desenvolvimento de textos, ilustrações, diagramação e o fechamento do arquivo para enviar para a gráfica.