A criação de embalagens ou design de embalagens é a área do design que une habilidades do design gráfico e do design de produto.
A experiência do design de produto deve analisar aspectos de proteção do objeto em si contra danos e avarias de transporte e armazenagem, resistência do material utilizado na embalagem, projeção de empilhamento em estoque, facilidade de abertura, manuseio e a experiência do usuário considerando aspectos de posicionamento de mercado.
Já o design gráfico deve fazer o layout e diagramar a embalagem considerando a identidade visual da empresa, as especificações técnicas do produto fornecidas pelo fabricante e as especificações de normas e convenções exigidas pelos órgãos específicos da categoria, a hierarquia de informação, a interação com o cliente final e também, o custo de produção.
O projeto de design de embalagem fica completo com a criação do manual de uso do produto. Em alguns casos, a complexidade é baixa e as informações podem ser integradas na criação da embalagem. Todavia, produtos complexos exigem manuais extensos e detalhados produzidos separadamente.
COMO FUNCIONA O PROCESSO DE CRIAÇÃO DE EMBALAGENS?
Etapas do processo da criação de embalagens:
- Brief (coleta de informações tanto da empresa quanto do material específico)
- Boneco (estruturação primária na criação)
- Textos (desenvolvimento de todos os conteúdos do material)
- Aprovação do conteúdo
- Direção de arte e diagramação do material
- Aprovação Impressa / Mock Up
- Correções e ajustes
- Aprovação Final
- Testes com mock ups ou protótipos em escala (empilhamento, resistência)
- Fechamento de arquivo nos padrões gráficos
A criação de embalagens feita pela Conceito Ideal inclui: desenvolvimento de textos, ilustrações, diagramação e o fechamento do arquivo para enviar para a gráfica.