Os projetos de sinalização são necessários não somente como um aspecto parte da “decoração” de uma empresa. O seu principal fim é indicar onde fica cada sala ou departamento para facilitar o acesso e coordenar o fluxo de pessoas.
Empresas pequenas usualmente utilizam projetos de sinalização apenas em materiais de fachada, aplicações de marca em recepções e algumas placas internas para indicar sanitários ou cozinhas. Já empresas de grande porte, com um grande número de funcionários precisam de projetos mais completos, pois para alguns sistemas de certificação, a identificação de salas e rotas fazem parte do processo de avaliação.
Um aspecto interessante sobre os projetos de sinalização é que eles também servem para distinguir o perfil da empresa. Cores, tipografias e formas podem transmitir a imagem de uma empresa mais séria, conservadora, contemporânea ou divertida.
COMO FUNCIONA O PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS DE SINALIZAÇÃO?
Baseamos os projetos de sinalização na identidade visual da empresa. Seguimos as cores, tipografias e formas, por isso ter esses manuais é essencial. Todavia, caso a empresa queira algo distinto, projetos específicos podem ser elaborados.
Etapas de um processo para a implementação de projetos de sinalização:
- Brief (Coleta de informações tanto da empresa quanto do projeto específico)
- Mapeamento de todos os ambientes (Necessita a planta baixa do local, dimensões dos ambientes e fotos)
- Definição de Rotas, Salas, Departamentos e Afins (Feito junto ao cliente, escritório de arquitetura ou outro indicado pelo contratante)
- Direção de arte e diagramação do material (1 placa por padrão distinto – aplicação e tamanhos)
- Aprovação
- Correções e ajustes
- Aprovação Final
- Direção de arte e diagramação do material (todas as placas)
- Fechamento de arquivo nos padrões gráficos
- Instalação das placas, móbiles e demais materiais
Conheça projetos de sinalização elaborados pela Conceito Ideal:
Crie um projeto de sinalização para a sua empresa.