A cultura do cancelamento
O cancelamento - no mundo virtual - é o termo usado quando alguém (famoso, influenciador, atleta ou pessoa comum) é excluído da sociedade após algum comentário ou ação que não é aceita por esse grupo. O problema é que esta pessoa não passa a ser simplesmente ignorada, ela é [...]
Gestão de imagem: Quais são as possíveis repercussões de uma crise de imagem?
As repercussões de uma crise de imagem organizacional podem ser bastante significativas, dependendo do fato e da agilidade em que a situação é tratada. Crises de imagem costumam abalar a credibilidade e, consequentemente, prejudicar o faturamento, especialmente quando a empresa lida diretamente com o consumidor final (empresas B2C). Segundo [...]
O que não fazer em Gestão de Crise de Imagem nas redes sociais?
Como você pode conferir neste outro artigo aqui, há diversos motivadores de crises de imagem e a verdade é que nenhuma empresa está livre de cenários como esse. Nesta lista podem conter questões como anúncios de recalls não feitos, fragilidade financeira, fraudes, baixa qualidade de produtos/serviços prestados e boatos espalhados na [...]
Gestão de imagem: Como responder às críticas e reclamações na internet?
Gerir os canais digitais de uma marca exige bastante esforço seja para produzir conteúdos de qualidade, engajar o público e, principalmente, saber lidar com reclamações ou críticas negativas relacionadas à empresa. Muitas vezes, o que se percebe são gestores que levam para o pessoal e tornam-se incapazes de discernir [...]
Gestão de imagem: Como saber se a sua empresa está diante de uma Crise de Imagem?
Crises de imagem são praticamente inevitáveis. Cedo ou tarde elas podem aparecer e como essas situações surgem sem hora marcada, a recomendação é realizar um bom plano de gestão de crise para garantir que a sua empresa haja de maneira rápida e assertiva frente a uma eventualidade. Porém, como [...]
Como reverter cenários em que a imagem da empresa foi comprometida?
Após um escândalo ou um abalo na imagem corporativa é natural que surja a intenção de reverter o cenário e restaurar os danos causados à empresa. A verdade é que o tempo e o esforço são planejados de acordo a intensidade dos impactos e por isso não há uma [...]
Gestão de crise de imagem – Por que fortalecer a reputação da marca é tão importante?
Antes de realizar a compra de um determinado produto ou serviço, muitos brasileiros aderiram ao hábito de buscar informações na internet para saber mais sobre as empresas, como foi a experiência e qual a opinião dos consumidores, entre inúmeras outras dúvidas. Nesse sentido, na pesquisa Total Retail Survey 2016, [...]
O que são fakes news e como podem afetar a reputação da sua empresa?
Fake news são “notícias falsas” compartilhadas na rede como se fossem verdadeiras. Embora as fake news não sejam mais novidade, seus efeitos foram potencializados com a expansão dos dispositivos e das mídias digitais. Trata-se de um fenômeno bastante preocupante no que diz respeito a reputação de marca, afinal, tem [...]
O que é Media Training e qual a importância dos porta-vozes?
Media training refere-se ao treinamento dado aos profissionais para prepará-los para representar, de maneira adequada, a empresa nos meios de comunicação e na imprensa. Esses representantes são conhecidos como porta-vozes e são fundamentais no processo de gestão de crise, lançamentos de produtos ou apresentação de resultados organizacionais. Os porta-vozes [...]
O que fazer após superar uma crise de imagem na empresa?
A crise de imagem é ocasionada por um ou mais eventos negativos envolvendo a empresa. Esses acontecimentos têm grandes chances de afetar a reputação e, consequentemente, a lucratividade. No entanto, ainda que haja um Plano de Gestão de Crise bem elaborado e iniciativas sólidas, nenhuma empresa está imune de [...]
O que é gestão de crise e como evitá-la na sua empresa?
A crise pode decorrer de um acidente, uma catástrofe natural, um desvio de conduta da liderança, além de diversas outras causas como as relacionadas neste outro artigo aqui. Quando esses eventos acontecem, desestabilizam as empresas de tal forma que podem gerar danos desastrosos em termos financeiros e de imagem. [...]
Quais profissionais acionar em casos de Gestão de Crises?
Como você pode ver nesse artigo aqui, o sucesso das empresas está intimamente relacionado à sua reputação e imagem. Por isso, esse é um aspecto que não pode ser negligenciado! Mas a grande questão é: o que fazer quando uma crise surgir? Quais profissionais você deve acionar para auxiliar [...]