Um laudo técnico para ações de difamação no Google pode ser elaborado antes mesmo da vítima – com o apoio de seu advogado – realizar sua ata notarial em Cartório para orientar quais imagens e provas devem ser captadas e inseridas no documento. O laudo pode contribuir muito com dados e projeções para que o advogado tenha mais embasamento quando propuser sua ação.

Atualmente, o Google é a maior ferramenta de buscas por serviços, marcas, produtos e informações que existe na internet. Muitos negócios têm como sua principal entrada de clientes em potencial os anúncios feitos nos Links Patrocinados do Google Adwords e as demandas geradas pelas posições que os sites ocupam organicamente na página de pesquisa. Assim, como resultado na SERP (Search Engine Results Page) uma empresa ou profissional pode ter 3 ou mais resultados: o anúncio, as páginas do site e ainda o posicionamento no Mapas – por meio do cruzamento do Google Business / G+. E, estas posições nas 3 opções de exibição quando disputadas para termos de pesquisas genéricos como “ortopedista em Curitiba” ou “criação de sites em São Paulo” são muito difíceis de conseguir. Demandam tempo, muitos recursos financeiros, e equipes altamente especializadas em SEO (Otimização para sistemas de busca).

Nos últimos anos posicionar um site nas primeiras posições do Google tem ficado cada vez mais difícil. A concorrência entre as empresas que disputam os termos de pesquisa aumentou, como consequência observou-se um crescimento no valor base do CPC (Custo Por Clique por palavra-chave) de quem anuncia e as empresas especialistas em SEO tem que fazer trabalhos cada vez melhores para seus clientes.

Quando buscas são feitas diretamente pelo nome de uma marca ou nome de um profissional é muito alta a probabilidade de que os mesmos tenham seus sites exibidos na SERP e também os seus endereços de trabalho apontados no Mapa do Google. A disputa por nomes próprios é muito baixa, já as pesquisas por termos genéricos ou de nicho são maiores e, portanto, mais disputadas.

A difamação no Google pode aparecer na página de pesquisa pelos comentários do Google Business e na Página do Mapa do Google. Também podem ser indexados pelo Google posts, reclamações e outras interações feitas em qualquer Site, Blog ou página que seja indexado pelo Google.

Qual é o tamanho do Prejuízo de difamações no Google?

Comentários negativos inverídicos ou desproporcionais com a realidade podem afastar clientes em potencial e gerar indisposições com marcas, empresas ou profissionais. Para aqueles que anunciam no Google os efeitos de comentários negativos podem ser ainda piores, afinal há mais gasto para atrair clientes e estes encontrarem os comentários negativos sobre o próprio anunciante. O laudo técnico, feito por um especialista, tenta quantificar em valores o tamanho do prejuízo gerado por este tipo interação e dar embasamento para que juízes possam solicitar a remoção de conteúdos inapropriados. É fundamental destacar que o Google Business não apresenta opção para apagar ou remover comentários de forma direta. Esta ação só pode ser feita pelo próprio Google, dentro de um processo formal, ou pelo próprio usuário que fez a avaliação.

Os Laudos Técnicos para os Crimes Digitais no Google incluem análises de posicionamento, entradas no site, dados de campanhas no Google Adwords, números do Google Business e Métricas do próprio cliente. Assim, além de tratar os comentários rastreáveis de clientes, procura-se identificar perfis fakes.

Para a elaboração do laudo técnico, dependendo do tipo de crime e de ação, serão necessários acessos a contas de Gmail como suas respectivas contas de anúncio. Acessos a dados de análises de sites via painéis de controle, Google Analytics, Google Search Console também são considerados.

A Conceito Ideal possui equipe técnica com profissionais qualificados e com mais de 17 anos de experiência em Marketing para atender demandas de juízes, advogados e empresas para que suas ações possam ter mais fundamentação teórica e técnica.

Sua empresa precisa de um laudo técnico para difamação no Google?

Saiba mais na Playlist de Crimes Digitais da Conceito Ideal.

Perfil do profissional chefe do departamento de Laudos Técnicos para crimes digitais

Florence Favoretto Zaninelli Muller

Florence Muller é formada em Desenho Industrial com habilitação em Projeto de Produto na Universidade Federal do Paraná – UFPR e em Publicidade e Propaganda pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR. Recebeu o prêmio Marcelino Champagnat pelo melhor desempenho acadêmico do departamento de Comunicação Social da PUCPR. Conquistou também o primeiro lugar no processo seletivo do Mestrado em Administração no qual aprofundou seus estudos em Marketing e Comportamento do consumidor. Deu aulas das disciplinas de Marketing, História da Propaganda, Mídia, Pesquisa de Mercado, Comportamento do Consumidor, Administração Publicitária e Projeto para os cursos de Publicidade e Propaganda, Design Gráfico, Design de Produto, Administração, Jornalismo e Relações Públicas na PUCPR. Orientou mais de 80 projetos de graduação no curso de Publicidade e Propaganda. Ministrou módulos de Comunicação Empresarial em cursos de Pós-Graduação na mesma instituição. Lecionou como convidada em diversas instituições de ensino em Curitiba. É profissional certificada pelo Google em: Google Analytics, Google Adwords Fundamentals, Google Adwords Pesquisa Avançada, Google Adwords Display Avançado. Em 2003 fundou a Conceito Ideal, empresa especializada em Marketing Digital. Nesta, desenvolve estratégias e táticas de SEO e SEM e contabiliza mais de 50.000 termos indexados em primeiras páginas do Google. Desde 2012 presta consultorias para empresas focando rentabilidade comercial por meio de estratégias e táticas de marketing com resultados expressivos nos segmentos de medicina, odontologia, fitness e alimentação. Também em 2012 criou a Prevenir – Proteção de ambientes como seu primeiro investimento fora da área de Comunicação. Desde Maio de 2015 é professora do curso Content Creator no Centro Europeu para o módulo de Otimização de Sites, SEM e Monetização.

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