Ações de crimes digitais tem mais potencial de ganho favorável com laudos técnicos que consigam tangilibizar o Nexo Causal. Laudos técnicos para este fim podem incluir dados, informações e projeções contundentes para dimensionar o potencial de dano a imagem e os prejuízos financeiros de uma marca.
Crimes digitais como uso indevido de nomes e marcas, uso indevido de imagens, cópias de ilustrações, plágio de conteúdos e imagens, difamação empresarial ou difamação de profissionais estão cada vez mais recorrentes com o aumento do acesso a internet.
O problema é que, apesar do fácil acesso a informação, os limites do que pode e o que não pode ser feito não são devidamente pesquisados e esclarecidos antes que um concorrente cometa um crime (de forma intencional ou não) ou que um cliente faça uma avaliação com um comentário desproporcional de um caso pontual – de uma experiência que pode ter sido somente uma falha de comunicação.
A questão é que estas ações podem gerar perdas diretas e indiretas para as vítimas. Conseguir quantificar o impacto deste prejuízo no momento da ação e suas consequências enquanto o comentário permanece em Redes Sociais, ou mesmo nas avaliações do Google é um desafio. Para tornar a equação ainda mais complicada, marcas ou profissionais que investem pesado em anúncios nos meios digitais podem ter perdas muito maiores.
Laudos técnicos para crimes digitais precisam ser elaborados por profissionais com formações de áreas específicas do marketing e ampla bagagem de investimentos em mídias digitais que consigam projetar, com números e provas, cenários realistas dos impactos e prejuízos.
A Conceito Ideal possui um departamento com profissionais qualificados e com mais de 17 anos de experiência em Marketing para atender demandas de juízes, advogados e empresas para que suas ações possam ter mais fundamentação teórica e técnica.
Os laudos mais solicitados são:
Laudo técnico para difamação no Facebook;
Laudo técnico para difamação no Google;
Laudo técnico para difamação no Instagram;
Laudo técnico para plágio (de Sites / Blogs / Imagens / Desenhos, Etc);
Laudo técnico para uso indevido de marca.
Para a elaboração do laudo técnico, dependendo do tipo de crime e de ação, serão necessários acessos a contas de Facebook, Instagram, G+, Google Business, etc, bem como suas respectivas contas de anúncio. Acessos a dados de análises de sites via painéis de controle, Google Analytics, Google Search Console e demais informações técnicas. Além disso, dados de faturamento comprovados como receitas de vendas, lançamentos de notas fiscais, dados de sazonalidade, valor de ticket médio por cliente ou venda, valor projetado do CLV (Customer Lifetime Value), entre outros. Quanto mais informações o contratante puder oferecer, melhor será o laudo técnico.
Sua empresa precisa de um laudo técnico para um crime digital?
Veja nossa Playlist sobre Crimes Digitais!
Perfil do profissional chefe do departamento de Laudos Técnicos para crimes digitais
Florence Favoretto Zaninelli Muller
Florence Muller é formada em Desenho Industrial com habilitação em Projeto de Produto na Universidade Federal do Paraná – UFPR e em Publicidade e Propaganda pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR. Recebeu o prêmio Marcelino Champagnat pelo melhor desempenho acadêmico do departamento de Comunicação Social da PUCPR. Conquistou também o primeiro lugar no processo seletivo do Mestrado em Administração no qual aprofundou seus estudos em Marketing e Comportamento do consumidor. Deu aulas das disciplinas de Marketing, História da Propaganda, Mídia, Pesquisa de Mercado, Comportamento do Consumidor, Administração Publicitária e Projeto para os cursos de Publicidade e Propaganda, Design Gráfico, Design de Produto, Administração, Jornalismo e Relações Públicas na PUCPR. Orientou mais de 80 projetos de graduação no curso de Publicidade e Propaganda. Ministrou módulos de Comunicação Empresarial em cursos de Pós-Graduação na mesma instituição. Lecionou como convidada em diversas instituições de ensino em Curitiba. É profissional certificada pelo Google em: Google Analytics, Google Adwords Fundamentals, Google Adwords Pesquisa Avançada, Google Adwords Display Avançado. Em 2003 fundou a Conceito Ideal, empresa especializada em Marketing Digital. Nesta, desenvolve estratégias e táticas de SEO e SEM e contabiliza mais de 50.000 termos indexados em primeiras páginas do Google. Desde 2012 presta consultorias para empresas focando rentabilidade comercial por meio de estratégias e táticas de marketing com resultados expressivos nos segmentos de medicina, odontologia, fitness e alimentação. Também em 2012 criou a Prevenir – Proteção de ambientes como seu primeiro investimento fora da área de Comunicação. Desde Maio de 2015 é professora do curso Content Creator no Centro Europeu para o módulo de Otimização de Sites, SEM e Monetização.
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