Rediagramação

Em primeiro lugar é necessário explicar que arquivos podem ser feitos apenas com vetores (traços), imagens (pixels) ou podem ser formados por uma composição de vetor e imagem.

Arquivos em vetor – quando bem executados – podem ser redimensionados para qualquer tamanho. Arquivos em imagem não apresentam tanta flexibilidade. Eles podem ser sempre reduzidos, mas quando precisam ser ampliados começam a perder a resolução.

De forma prática acontece assim: um arquivo de tamanho 10 x 10cm foi criado com 300 dpis. Se ele for reduzido proporcionalmente a 2,5 x 2,5 cm, ele terá 1200 dpis. Se ele tiver proporcionalmente 20 x 20 cm ele atinge 75 dpis. 75 é excelente para uso na internet, mas é um arquivo ruim para imprimir pois a imagem dá a impressão de “embaçada” e “estourada”. Quanto maior a resolução da imagem, melhor a qualidade de impressão final.

CIDiferença

A maioria das gráficas faz uma avaliação dos arquivos antes de iniciar o processo de impressão. Se nesta análise os arquivos estiverem com imagens ruins ela informa ao cliente o problema e solicita uma nova versão. Todavia, se o arquivo foi criado em uma resolução específica, para um tamanho específico, não é possível que ele seja ajustado automaticamente. É impossível aumentar a resolução de uma imagem aumentando-a. Isso só acontece quando diminuímos tamanhos.

Redimensionar um arquivo, no contexto de criações gráficas, significa mudar o tamanho mantendo uma mesma proporção, não havendo necessidade de uma nova diagramação. Ou seja, não existirá nem mesmo troca de tamanho de fontes, marcas, etc pois elas vão seguir com a mesma proporção, por mais que isso possa afetar a legibilidade do arquivo final. A arte deve também permanecer no mesmo sentido (vertical ou horizontal).

Redimensionar

Exemplo: um arquivo feito em um A4 (21 x 29,7 cm) pode ser reduzido para um A5 (15×21). Todavia, se o arquivo for composto de imagem e vetor e o desejo do cliente for transformar um A5 em um A4 o redimensionamento pode ser tecnicamente executado, todavia a resolução da imagem pode cair e impedir a impressão com boa qualidade. Neste caso é necessário editar o arquivo, substituindo a imagem por uma de maior resolução.

Rediagramar um arquivo implica em usar as mesmas cores, fotos, textos, marca e demais elementos de uma arte para redistribuir o layout aplicando-o em outro formato. Um arquivo A4 na vertical não é redimensionado para a horizontal, e sim, rediagramado. Quanto maior a diferença entre formatos de aplicação, maior será o tempo investido na rediagramação.Rediagramar
Exemplo: tamanho original: A4 (21 x 29,7 cm), novo formato: 10,5 x 29,7cm. Isso não é redimensionamento, mas sim rediagramação.

Diferentes aplicações de artes também significam diferentes fechamentos de arquivos. Arquivos impressos são fechados dentro de padrões gráficos e arquivos WEB podem necessitar de programações se forem enviados como newsletters ou podem ter um peso máximo e uma exigência de baixa resolução caso sejam usados em sites ou aplicativos.

O ideal é sempre informar para a agência todos os formatos de aplicação da arte. Tendo noção prévia, os arquivos serão planejados e executados de forma correta.

Ainda tem dúvidas na criação de peças gráficas? Entre em contato com a Conceito Ideal.

VOCÊ QUER VENDER MAIS?

Podemos ajudar a trazer mais resultados.

Para quem gosta de marketing digital!

Participe do nosso bate-papo sobre marketing digital sempre com um convidado especial.

QUINTAS – 20hs

Deixe seu email e recaba com antecedência o tema e o convidado da semana.

Sobre a Conceito Ideal

A Conceito Ideal é uma agência de comunicação que se diferencia no mercado por planejar e executar ações de marketing com foco em resultados reais. Com nosso trabalho de desenvolvimento de sites, SEO (Otimização) e estratégias que envolvem produção de conteúdos, link building e redes sociais, já posicionamos mais de 50.000 palavras-chave na 1a página de pesquisas do Google para nossos clientes ao longo dos anos.

Somos parte do Google Partners – um Programa que certifica agências para gerenciar Campanhas de Links Patrocinados Google Adwords. Além dos serviços de criação de marcas, identidades visuais, anúncios e materiais impressos, prestamos consultorias para negócios de diferentes nichos de mercado.

Conheça nosso trabalho. Assim você terá mais informações e poderá tomar decisões corretas na contratação de qualquer serviço de comunicação.

Sua primeira consultoria é grátis!

As consultorias grátis duram 1h e são realizadas on-line.
Os atendimentos serão feitos conforme disponibilidade da agenda dos consultores.