Fundada em 1963 nos Estados Unidos por Lawrence Herbert, a Pantone Inc. é a empresa responsável por desenvolver, entre outros serviços, sistemas codificados de organizações de cores, a exemplo da Escala Pantone®. Esse sistema, bastante utilizado em indústrias gráfica, têxtil, de tintas e de plásticos, costuma causar confusão e por isso no artigo de hoje a Conceito Ideal vai te dar uma ajudinha para esclarecer o que é Escala Pantone® e para que ela serve. Confira!

Para começar: o que é Escala Pantone®?

A Escala Pantone® corresponde a uma série de paletas de cores primárias com numerações específicas. Desenvolvida com o objetivo de resolver problemas relacionados à padronização e precisão de combinações de cores entre os profissionais de artes gráficas, a aplicação dessa escala se dá a partir da mistura de pigmentos únicos e distintos até a obtenção da tonalidade desejada.

Para que a Escala Pantone® serve?

Por ser composta por pigmentos únicos, a Escala Pantone® serve como referência para garantir maior fidelidade de cor nos projetos gráficos impressos independentemente da localidade e do fornecedor escolhido para a produção, além de possibilitar a reprodução de cores especiais, como as cores metálicas e fluorescentes. Devido à sua precisão e regularidade, não é exagero dizer que essa escala tornou o processo de impressão muito mais confiável.

Onde aplicar a Escala Pantone®?

Embora o sistema de cores CMYK seja o mais habitual quando o assunto é materiais gráficos impressos, a Escala Pantone® é muito utilizada no setor têxtil, bem como no ramo da comunicação visual e da decoração justamente em razão de sua capacidade de reproduzir cores únicas e exatas. Em geral, é uma excelente alternativa para projetos gráficos com:

  • Cores especiais que a escala CMYK é incapaz de reproduzir;
  • Cores fluorescentes ou metalizadas;
  • Padrão de cores de uma marca ou produto.

Veja também: Qual é a diferença de Impressão Offset e Impressão Digital?

VOCÊ QUER VENDER MAIS?

Podemos ajudar a trazer mais resultados.

Para quem gosta de marketing digital!

Participe do nosso bate-papo sobre marketing digital sempre com um convidado especial.

QUINTAS – 20hs

Deixe seu email e recaba com antecedência o tema e o convidado da semana.

Sobre a Conceito Ideal

A Conceito Ideal é uma agência de comunicação que se diferencia no mercado por planejar e executar ações de marketing com foco em resultados reais. Com nosso trabalho de desenvolvimento de sites, SEO (Otimização) e estratégias que envolvem produção de conteúdos, link building e redes sociais, já posicionamos mais de 50.000 palavras-chave na 1a página de pesquisas do Google para nossos clientes ao longo dos anos.

Somos parte do Google Partners – um Programa que certifica agências para gerenciar Campanhas de Links Patrocinados Google Adwords. Além dos serviços de criação de marcas, identidades visuais, anúncios e materiais impressos, prestamos consultorias para negócios de diferentes nichos de mercado.

Conheça nosso trabalho. Assim você terá mais informações e poderá tomar decisões corretas na contratação de qualquer serviço de comunicação.

Sua primeira consultoria é grátis!

As consultorias grátis duram 1h e são realizadas on-line.
Os atendimentos serão feitos conforme disponibilidade da agenda dos consultores.