Os clientes procuram uma agência de comunicação por diferentes motivos. Às vezes eles querem criar a identidade da empresa, remodelar a identidade visual, reposicionar a marca no mercado ou fazer planejamento de marketing, por exemplo. As demandas são várias e, para atendê-las, as agências de comunicação se estruturam em departamentos, cada um responsável por uma parte do trabalho.

Conheça os principais departamentos que fazem parte de uma agência de comunicação:

Atendimento
É o elo de comunicação entre o cliente e a agência. O profissional desse departamento é responsável por fazer propostas e orçamentos, agendar e participar de reuniões, interpretar o briefing e apresentar o que a criação quer transmitir ao cliente.

Criação
Responsável pela criação de peças para o cliente. Com base no briefing, o profissional busca referências e trabalha com conceitos comuns da área do cliente, elaborando um material gráfico de qualidade e que atenda as expectativas.

Conteúdo
Responsável pela elaboração e revisão de textos. O profissional troca informações com cliente e realiza pesquisa antes de elaborar o conteúdo para materiais gráficos e digitais.

Programação
Se a agência também realiza criação de sites, ela conta com um programador na equipe para transformar o layout elaborado pela criação em código. Dependendo do objetivo do cliente, a programação é feita com base em estratégias de Otimização de Sites (SEO).

Financeiro e Recursos Humanos
As agências são como qualquer outra empresa: precisam controlar o faturamento e gerenciar os funcionários. Entre as responsabilidades do financeiro estão o controle de pagamento dos clientes e de contratos.

Cada agência tem uma dinâmica própria, por isso esse modelo de organização não é fixo. Mas essa estrutura deve ser respeitada e os pedidos devem ser mandados para o departamento certo, para que haja um melhor fluxo de trabalho dentro da agência e o cliente receba um material de qualidade.

Confira a organização dos departamentos da Conceito Ideal e saiba para quem mandar o seu pedido:

Como funciona uma agência de publicidade, como funciona uma agência de comunicação | Conceito Ideal