Sim. Contanto que você consiga encontrar uma gráfica que produza a sua ideia, vale tudo. Todavia, antes de imaginar algo muito, mas muito grande, é necessário considerar alguns aspectos:

– Aproveitamento de papel

Designers experientes conhecem processos de produção e sabem até que ponto podem usar a sua criatividade e ainda assim tornar a impressão do material factível. A maioria das gráficas produz material com base em sugestões de aproveitamento de papel.

aproveita_papel_66x96_livro_prod_grafica_ii_de_Carramillo_Neto

aproveita_papel_76x112_livro_prod_grafica_ii_de_mrio_carramillo_neto

Aqui mostramos 2 formatos mais comuns de distribuição. Todavia, o tamanho real do impresso é sempre menor pois temos que considerar as pinças, margens de corte, sangras, etc.

As áreas escuras demarcam o papel perdido para a impressão, e as demais o corte como se fossem lâminas avulsas. Em materiais com dobras o encaixe muda em função dos tamanhos. Assim, na hora de começarmos por um layout não pensamos em um A4 ou A5, mas sim no formato desse material no encaixe dessas folhas.

– Custo de impressão

Quanto maior o material, mais caro ele vai ficar. Assim, fazer uma composição com lâminas grandes, vai gerar um grande custo de impressão unitário. Antes de mais nada é preciso verificar se o seu cliente está disposto a arcar com estes valores. Ou seja: tenha um esboço inicial e faça um orçamento. Em gráficas offset valerá a pena a produção de muitas unidades (no mínimo, a partir de 300 / 500), sendo que quanto maior a quantidade, menor será o custo unitário.

– Tamanho da máquina de impressão

Limitando um pouquinho a imaginação dos profissionais de criação, algumas gráficas possuem máquinas de impressão menores, operando com metade dos formatos indicados.

Assim, antes de criar, verifique os formatos padrão com os quais a sua gráfica trabalha. Dependendo do material criado ela pode não estar apta para a impressão.

– Manuseio do material

Quanto maior o material, mais complicado ele será para ser manuseado. Esse é um dos principais motivos pelos quais os formatos são sugeridos. Panfletos e flyers tendem a não ultrapassar as limitações de 21x30cm. Já folders quando abertos, chegam a ter 3 vezes ou mais esse tamanho (quando em sanfona). Ainda assim, não é regra.

Faça um orçamento.

VOCÊ QUER VENDER MAIS?

Podemos ajudar a trazer mais resultados.

Para quem gosta de marketing digital!

Participe do nosso bate-papo sobre marketing digital sempre com um convidado especial.

QUINTAS – 20hs

Deixe seu email e recaba com antecedência o tema e o convidado da semana.

Sobre a Conceito Ideal

A Conceito Ideal é uma agência de comunicação que se diferencia no mercado por planejar e executar ações de marketing com foco em resultados reais. Com nosso trabalho de desenvolvimento de sites, SEO (Otimização) e estratégias que envolvem produção de conteúdos, link building e redes sociais, já posicionamos mais de 50.000 palavras-chave na 1a página de pesquisas do Google para nossos clientes ao longo dos anos.

Somos parte do Google Partners – um Programa que certifica agências para gerenciar Campanhas de Links Patrocinados Google Adwords. Além dos serviços de criação de marcas, identidades visuais, anúncios e materiais impressos, prestamos consultorias para negócios de diferentes nichos de mercado.

Conheça nosso trabalho. Assim você terá mais informações e poderá tomar decisões corretas na contratação de qualquer serviço de comunicação.

Sua primeira consultoria é grátis!

As consultorias grátis duram 1h e são realizadas on-line.
Os atendimentos serão feitos conforme disponibilidade da agenda dos consultores.