Com exceção de alguns materiais gráficos que já possuem tamanhos convencionados, produzir um material para a comunicação de sua empresa requer planejamento tanto para compreender o objetivo da peça, quanto para desenvolver a mensagem a ser transmitida e escolher o tamanho ideal. No artigo de hoje, você poderá conferir dicas que certamente irão auxiliar no processo de escolha do melhor tamanho de um impresso. Vamos lá!

Objetivo do impresso

Para começar, o primeiro passo é compreender o objetivo desse material: apresentar informações institucionais ou divulgar uma oferta/lançamento? Com isso definido, ficará muito mais fácil selecionar os detalhes que irão compor o conteúdo e as imagens do seu material (Conheça os melhores bancos de imagem da internet!)

Conteúdo do impresso

Superada a etapa de definição do objetivo do impresso, o passo seguinte é identificar quais informações (textuais e gráficas) devem ser consideradas no material. Ter clareza do volume de texto permite o desenvolvimento de uma criação leve e com boa visibilidade, garantindo um espaço de respiro entre cada frase.

Tamanho do impresso

Depois de avaliar a quantidade de informação necessária para atingir o objetivo estabelecido, é preciso escolher o tamanho do impresso. Essa etapa envolve definir o tipo de papel desejado (offset, couché, reciclato, etc.) para, então, verificar os tamanhos das folhas de papéis convencionais. Por que isso é importante? A indústria gráfica trabalha com folhas de formatos padronizados e quando se sabe essas medidas, torna-se possível obter um melhor aproveitamento de papel e, consequentemente, uma redução considerável do custo de produção.

Tomando como exemplo uma folha de 66 x 96 cm, uma das opções mais usadas, observe quantas vezes essa folha pode ser dividida em áreas iguais sem desperdício:

Vamos entender a imagem acima:

Os números em destaque, que vão do 01 ao 32, indicam a quantidade de materiais distribuídos na folha; já os números ao lado, significam o tamanho de cada papel. Assim, na segunda opção é possível depreender que uma folha de 66 x 96 cm permite imprimir duas unidades de um material com formato de 48 x 66 (em geral, há uma perda de 0,5 cm nessas medidas).

Atenção: as partes pintadas em preto, como os exemplos 05, 10 e 11, simbolizam as áreas de desperdício. Por isso, em geral, não são formatos tão interessantes, ok!

Supondo que você esteja avaliando a opção de número 12. Nesse caso, uma única folha resultaria no desenvolvimento de quatro unidades de um folder com duas dobras (na vertical); ou, ainda, no desenvolvimento de três unidades de um folder com três dobras (na horizontal). Entendeu o raciocínio?

Muito bem! Então, na próxima vez que for produzir algum material impresso, lembre-se de respeitar o padrão das folhas para garantir melhor aproveitamento de papel e economia. Além disso, vale ressaltar a importância de criar o hábito de conversar com sua gráfica para saber mais sobre aproveitamento de papel.

VOCÊ QUER VENDER MAIS?

Podemos ajudar a trazer mais resultados.

Para quem gosta de marketing digital!

Participe do nosso bate-papo sobre marketing digital sempre com um convidado especial.

QUINTAS – 20hs

Deixe seu email e recaba com antecedência o tema e o convidado da semana.

Sobre a Conceito Ideal

A Conceito Ideal é uma agência de comunicação que se diferencia no mercado por planejar e executar ações de marketing com foco em resultados reais. Com nosso trabalho de desenvolvimento de sites, SEO (Otimização) e estratégias que envolvem produção de conteúdos, link building e redes sociais, já posicionamos mais de 50.000 palavras-chave na 1a página de pesquisas do Google para nossos clientes ao longo dos anos.

Somos parte do Google Partners – um Programa que certifica agências para gerenciar Campanhas de Links Patrocinados Google Adwords. Além dos serviços de criação de marcas, identidades visuais, anúncios e materiais impressos, prestamos consultorias para negócios de diferentes nichos de mercado.

Conheça nosso trabalho. Assim você terá mais informações e poderá tomar decisões corretas na contratação de qualquer serviço de comunicação.

Sua primeira consultoria é grátis!

As consultorias grátis duram 1h e são realizadas on-line.
Os atendimentos serão feitos conforme disponibilidade da agenda dos consultores.