Dicas para a criação de arquivos para a envelopagem de carros:

1. Vetor x Imagem

Para preparar um arquivo para a envelopagem de um carro (no caso com função de propaganda) é melhor trabalhar com arquivos vetoriais do que com arquivos apenas compostos com imagens bitmaps.

A maioria das empresas que faz a impressão e aplicação dos adesivos em carros, vans e ônibus prefere receber “arquivos abertos” para poder editar, ajustar e recortar as partes. Além disso, arquivos vetoriais são mais leves e, normalmente, mais fáceis de trabalhar. Há uma grande preferencia pelo Corel Draw em relação ao Adobe Illustrator.

2. Desenho do carro

A criação deve ser feita em cima do carro que será envelopado. Parece meio “bobo” falar isso, mas é necessário que seja exatamente o modelo de carro que será utilizado.

Os modelos de carros mudam ano a ano. As linhas e recortes fazem muita diferença na criação. Também interfere se o carro tiver 2 ou 4 portas, frisos nas laterais, recortes nas janelas, desembaçador traseiro, borrachas nas janelas, etc.

O ideal é bater fotos do carro que será envelopado e fazer a criação em cima. Redesenhe o carro considerando: frente, traseira, laterais e teto (se for o caso). Não esqueça de marcar a entrada para o tanque de gasolina, as entradas de ar, os retrovisores e as maçanetas no seu desenho. Você pode fazer o desenho em escala, mas a envelopagem do carro será em tamanho real e será vista de perto. Meça as partes do carro e reproduza parte por parte que será adesivada, considerando sangras.

3. Cor x Pintura do carro

Para a envelopagem do carro é melhor trabalhar com cores originais. Preferencialmente: branco, prata, cinza e preto. A cor base do carro vai aparecer nos acabamentos do carro, por isso, cores neutras são melhores. Elas podem até fazer parte da composição com contrastes e faixas.

Evite envelopar o carro com cores padrão. O carro é uma midia móvel e deve chamar a atenção. Use cores que contrastem com os carros ao redor: verde limão, amarelo, roxo, laranja, azul celeste, pink, etc.

4. Divisão de partes para a envelopagem do carro (preparação do arquivo)

Acompanhe os números da envelopagem do carro:

envelopagem-gol-g4-numerados

1. Vidros: Devem ser feitos preferencialmente com adesivo perfurade (aquele que você vê tudo por dentro, mas praticamente nada por fora). A arte deve considerar um retângulo que cubra as extremidades do vidro e ainda ter ao menos 5 cm de folga (como se fosse uma sangra). Adesive o vidro da traseira e o das laterais do banco de trás. No vidro do parabrisa, do carona e do motorista use apenas película protetora.

2. Laterais: Para carros pequenos normalmente as laterais são feitas a partir de um grande adesivo que cobre toda a área. Os carros tem curvaturas, por isso é necessário compensar na criação. Para carros como: gol, celta, ka, picanto, uno, novo uno e similares faça um arquivo com, no mínimo, 10 cm de sobra.

3. Saia / Bate Pedra: A parte de baixo do carro chamada “bate-pedra” não deve ser considerada na criação pois, apesar de poder ser adesivada, esta parte seria a primeira a não resistir as pedrinhas do asfalto.

4. Capô: Parte menos visualizada se compararmos com laterais e traseira. O capô é melhor visualizado quando o carro está parado. O ideal é só colocar a marca e manter as cores base de composição do carro.

5. Entradas de ar: podem ser adesivadas, mas dependendo da cor do carro, a composição pode ficar estranha. Não esqueça que, normalmente, o adesivo vai cobrir apenas as partes visíveis em baixo.

6. Para-choques: são feitos separadamente. A criação do arquivo deve considerar toda a extensão da peça (indo até as laterais). Este arquivo também deve ter ao menos 10 cm de sangra para acompanhar a curvatura.

7. Teto: vele apenas adesivar o teto em uma envelopagem? Depende da proposta de trabalho. Se o carro tiver alguma informação relevante que possa ser visualizada por alguém que estiver em um prédio por exemplo, adesivar o teto pode ser uma ideia interessante. Mas pouca informação deve ser colocada.

Ao final desta separação toda vão restar vários retângulos com as partes que compõem a envelopagem do carro. Algumas empresas vão rodar os arquivos vetoriais e outras vão transformar as partes em grandes JPEGs.

Traseira: na traseira temos a marca do fabricante e o nome do carro. É possível retirar o adesivo com o nome do carro com um fio de nylon e um pouquinho de força. A marca do carro, se retirada, normalmente deixa um “buraco”. Por isso, aconselhamos a considerar o símbolo no desenho. Dependendo do carro pode ser necessário criar um grande retângulo que cubra todo o carro durante a preparação do arquivo. No Gol G4 por exemplo, o vidro faz uma divisão na linha do carro que vai de lateral a lateral. A arte da envelopagem do carro pode considerar um adesivo para o aerofoleo, outro para a abertura do porta-malas e outro para o para-choques.

5. Textos

8. Se os textos forem feitos em cores sólidas eles podem ser plotados em vinil e aplicados sobre a envelopagem do carro. Desta forma, caso seja necessário trocar um telefone ou algum outro dado que foi aplicado posteriormente não se perde toda a envelopagem. Além disso, é mais fácil deixar o texto alinhado com a aplicação do recorte do que ajustar o adesivo de mais de um metro.

envelopagem-gol-g4-lateral

envelopagem-gol-g4-frente

envelopagem-gol-g4-traseira

envelopagem-gol-g4-perspectiva-costas

Gostou das dicas e quer pedir um orçamento? Acesse a área de contato.

VOCÊ QUER VENDER MAIS?

Podemos ajudar a trazer mais resultados.

Para quem gosta de marketing digital!

Participe do nosso bate-papo sobre marketing digital sempre com um convidado especial.

QUINTAS – 20hs

Deixe seu email e recaba com antecedência o tema e o convidado da semana.

Sobre a Conceito Ideal

A Conceito Ideal é uma agência de comunicação que se diferencia no mercado por planejar e executar ações de marketing com foco em resultados reais. Com nosso trabalho de desenvolvimento de sites, SEO (Otimização) e estratégias que envolvem produção de conteúdos, link building e redes sociais, já posicionamos mais de 50.000 palavras-chave na 1a página de pesquisas do Google para nossos clientes ao longo dos anos.

Somos parte do Google Partners – um Programa que certifica agências para gerenciar Campanhas de Links Patrocinados Google Adwords. Além dos serviços de criação de marcas, identidades visuais, anúncios e materiais impressos, prestamos consultorias para negócios de diferentes nichos de mercado.

Conheça nosso trabalho. Assim você terá mais informações e poderá tomar decisões corretas na contratação de qualquer serviço de comunicação.

Sua primeira consultoria é grátis!

As consultorias grátis duram 1h e são realizadas on-line.
Os atendimentos serão feitos conforme disponibilidade da agenda dos consultores.