Se você seguiu corretamente as instruções do artigo “como criar arquivos para envelopar carros” você tem o arquivo impresso corretamente e agora começa a parte que requer mais prática e habilidade:

1. O veículo deve estar limpo e seco

Depois de uma boa lavagem, recomenda-se passar um pano com álcool antes de aplicar o adesivo.

2. Retiram-se borrachas, retrovisores e o adesivo do modelo

Os retrovisores são retirados e as borrachas que envolvem as janelas que abrem também (como no caso de carros 2 portas);

Na traseira retira-se a marca do modelo do carro com um fio de nylon (e um pouquinho de força) e a da concessionária (com o auxílio do aquecimento de um soprador). O símbolo do fabricante é mantido.

3. Laterais

Não é uma regra rígida, mas é mais fácil começar a adesivar o carro pelas laterais. No exemplo, o envelopamento de um Gol G4, o adesivo foi posicionado em frente lateral direita do carro e as extremidades foram presas para que a peça não se movesse. Em seguida foram feitos cortes no adesivo contornando a porta e a linha do porta malas.

O adesivo foi aplicado primeiramente na porta por meio de uma faixa central da lateral. Logo, um corte permitiu o acesso a maçaneta e a aplicação continuou para cima e para baixo com o auxílio de uma espátula de silicone revestida com tecido. As bolinhas que eventualmente remanescerem são furadas posteriormente com a ponta de um estilete. Terminada a aplicação a área do vidro e do pneu é recortada.

Dica: ao invés de ter os textos impressos no adesivo, trabalhe com os mesmos em recorte em cores chapadas (branco, preto, azul, etc). Caso seja necessário trocar um número de telefone ou alterar outras informações, não será necessário substituir toda a lateral. Além disso, com a aplicação em recorte é mais fácil deixar os textos alinhados.

O bate pedra não deve ser adesivado pois é facilmente danificado. Na realidade, o ideal é excluir toda a linha abaixo do contorno da(s) porta(s) pois no simples fato de ficar entrando e saindo do veículo os pés batem no adesivo e acabam o danificando.

Não se deve esquecer do recorte para a entrada do tanque de combustível. O acabamento tem que ser feito na aba móvel e na lateral do carro também.

4. Frente do carro

– Capô: pode ser adesivado com uma única arte ou pode ter faixas nas laterais (como no exemplo). É uma área mais fácil de adesivar pois não tem tantos sulcos e recortes. Também é possível trabalhar com a marca em recorte aplicada sobre a cor original do carro (até mais indicado em função do aquecimento do motor);

– Faróis e entradas de ar: ainda na frente do carro temos os faróis e a entrada de ar que podem ser contornadas e ter suas partes internas adesivadas. Esta quantidade de recortes dá mais trabalho e leva mais tempo, mas é pouco recomendado. É mais interessante pensar em formas de incluir as entradas na arte e evitar tantos recortes. Quanto mais cortes, mais rapidamente esta parte do carro tende a descolar;

– Para-choques: faça uma marcação no carro e no adesivo para alinhar o centro. Comece do centro e siga com a espátula para as laterais. Os para-choques são considerados as piores áreas de adesivagem de um carro por causa da sua curvatura.

Dica: elementos que fiquem “saltados” do nível do carro devem ter seu contorno feito com estilete. O soprador é utilizado tanto para reduzir a aplicação de adesivos quanto para aquecer o adesivo e permitir a sua manipulação.

5. Traseira do carro

– Porta-malas: alinhe o adesivo com a marca do fabricante. Aplique o adesivo do centro para os lados e faça os recortes para a marca do fabricante e para a fechadura. As rebarbas do recorte são usualmente “empurradas” para baixo dos elementos. O acabamento também pode ser feito com o soprador.

– Aerofólio: dependendo do tamanho pode dar mais trabalho para a aplicação em função da curvatura. Também é mais fácil aplicar do centro para as laterais.

– Para-choques: aplicados do centro para as laterais. Na traseira é necessário acompanhar o recorte do encaixe da placa e da virada para o porta-malas.

6. Vidros

Usa-se, preferencialmente, adesivos perfurade. Aplicação também do centro para as laterais. Aqui há a preocupação de manter os textos alinhados com o restante da arte.

Após os adesivos aplicados, bolhas são furadas com a ponta de um estilete. Cortes podem ser necessários em partes com desníveis.

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