Inbound e Outbound Marketing são duas formas diferentes de trabalhar as estratégias de marketing de uma empresa: o primeiro tem como objetivo principal despertar o interesse do cliente com conteúdo relevante para que ele seja conduzido por um fluxo de nutrição e chegue ao seu produto; o segundo, por sua vez, tem o intuito de promover a marca para os prospectos com uma abordagem mais direta e ativa. Vamos entender melhor essas diferenças para obter o máximo de eficiência trabalhando com ambas!

Inbound Marketing: um novo jeito de vender

Com tantas pessoas conectadas à Internet, não é novidade alguma dizer que as relações comerciais e de consumo foram profundamente impactadas. Os hábitos de fato mudaram e já se tornou rotina a busca online por informações, marcas e reputações antes da tomada de decisão pela compra de um produto. Para se adaptar a essa realidade, muitas empresas têm buscado inúmeras estratégias e é nesse contexto que o Inbound Marketing tem ganhado notoriedade.

Essa metodologia leva em consideração a atração e o relacionamento para ajudar o público a chegar até o fundo do funil e virar efetivamente um cliente. Dessa forma, o conceito envolve conquistar o internauta entregando conteúdo relevante para cada etapa da jornada de compra e que levam de fato à conversão em vendas. A conquista, nesse caso, ocorre de maneira menos invasiva do que nas estratégias convencionais e busca conquistar o consumidor respondendo suas principais dúvidas, como estamos fazendo neste momento com esse artigo. É tão sutil, que as pessoas, em geral, nem percebem que estão sendo conduzidas a uma jornada de conhecimento, descoberta e decisão.

O Inbound Marketing consiste em 04 etapas:

Atrair: ao disponibilizar informações ricas, os mecanismos de buscas melhoram a exposição de determinado canal e aumentam as chances de usuários da web encontrarem suas soluções.

Converter: esses usuários podem ser convertidos em leads por meio de estímulos feitos por call-to-actions, formulários e landing pages, passando a integrar o processo de nutrição compatível com seus interesses.

Fechar: depois de se tornar um lead, o usuário deve ser nutrido para que perceba o problema e saiba que a sua empresa dispõe da solução ideal para ajudá-lo a resolver. Nesse estágio, o lead pode ser trabalhado diretamente pelo time de vendas a fim de torná-lo um cliente.

Encantar: fechou a compra? Ótimo! Agora é a hora de criar um relacionamento próximo para tornar esse cliente em um fã, fidelizá-lo e, assim, aumentar seu engajamento em relação à marca. Quase que consequentemente, esse cliente passará a indicar a marca para terceiros e abrir caminho para novos negócios.

Outbound Marketing: o tradicional está mais vivo do que nunca

O Outbound Marketing, por outro lado, tem a missão de trazer clientes oferecendo serviços ou produtos e para isso consiste em ir atrás do cliente ativamente e não necessariamente gerar o interesse genuíno pela sua empresa. Embora se trate de algo já bastante conhecido e praticado, a estratégia precisou passar por uma repaginação para acompanhar a mudança do perfil do público, muito menos receptivo às propagandas invasivas.

Uma maneira de se conectar a esse perfil com assertividade é desenvolvendo personas, representação do cliente ideal, que servem como guia para a definição das iniciativas e da produção de todo tipo de material. No ambiente offline, o Outbound pode ser aplicado por comerciais na TV e no rádio, panfletos, outdoor, carro de som e telemarketing, por exemplo. Já no ambiente online, a estratégia é traduzida por propagandas em vídeos ou sites de terceiros, banners, e-mails, pop-ups e diversos outros tipos de publicidade. Assim, anúncios virtuais utilizando Facebooks Ads e Google AdWords ganham bastante relevância.

Inbound Marketing vs Outbound Marketing: qual escolher?

Em termos de investimento, o Outbound Marketing se difere do Inbound Marketing por exigir investimento muito maior, haja vista que envolve mídias pagas. Além disso, tem a desvantagem de interromper a exposição tão logo a verba seja cessada, diferentemente do Inbound Marketing cuja estratégia leva mais tempo para gerar resultados, porém estes são mais perenes. Conheça outras diferenças entre o Inblound e o Outbound Marketing:

Inbound Marketing

Outbound Marketing

Comunicação menos invasiva e indiretaComunicação mais direta
Modelo de comunicação em via dupla (maior diálogo e interação)Modelo de comunicação em massa (padronização da mensagem)
Custo relativamente mais baixoAtinge resultados mais rapidamente

Alguma dúvida sobre as diferenças entre Inbound e Outbound Marketing? Se a resposta é NÃO, está na hora de entender: será que é possível combinar essas duas estratégias? 

Yes, baby! Não apenas é possível como é altamente recomendado, mas é importante estar atento a algumas particularidades. Para novas empresas, por exemplo, adotar estratégias de Outbound pode ser mais interessante, tendo em vista que o Inbound precisa de tempo (médio a longo) para conquistar boas posições nos mecanismos de busca e conseguir fazer a máquina girar. Nesse período, o mais recomendado é trabalhar sim esse aspecto, mas focar os esforços em Outbound para já prospectar clientes e conseguir receita.

VOCÊ QUER VENDER MAIS?

Podemos ajudar a trazer mais resultados.

Para quem gosta de marketing digital!

Participe do nosso bate-papo sobre marketing digital sempre com um convidado especial.

QUINTAS – 20hs

Deixe seu email e recaba com antecedência o tema e o convidado da semana.

Sobre a Conceito Ideal

A Conceito Ideal é uma agência de comunicação que se diferencia no mercado por planejar e executar ações de marketing com foco em resultados reais. Com nosso trabalho de desenvolvimento de sites, SEO (Otimização) e estratégias que envolvem produção de conteúdos, link building e redes sociais, já posicionamos mais de 50.000 palavras-chave na 1a página de pesquisas do Google para nossos clientes ao longo dos anos.

Somos parte do Google Partners – um Programa que certifica agências para gerenciar Campanhas de Links Patrocinados Google Adwords. Além dos serviços de criação de marcas, identidades visuais, anúncios e materiais impressos, prestamos consultorias para negócios de diferentes nichos de mercado.

Conheça nosso trabalho. Assim você terá mais informações e poderá tomar decisões corretas na contratação de qualquer serviço de comunicação.

Sua primeira consultoria é grátis!

As consultorias grátis duram 1h e são realizadas on-line.
Os atendimentos serão feitos conforme disponibilidade da agenda dos consultores.