Para criar e imprimir um bom flyer, é necessário utilizar um programa que trabalhe com textos, fontes, fotos, ilustrações e que permita o fechamento do arquivo em um formato aceito pelas gráficas. Apresentamos a seguir os programas mais utilizados, com suas vantagens e desvantagens:
Corel Draw
Vantagens: É fácil de usar e gerencia fotos, textos, fontes e vetores. Permite salvar/exportar a arte do flyer em diversos formatos como: JPG, TIFF, PDF, além do próprio cdr.
Desvantagens: É lento, apresenta muitos bugs, possui recursos de sombra, transparência, e preenchimentos degradês muito limitados. Consegue abrir apenas arquivos de versões anteriores, mas não de versões mais avançadas.
InDesign
Vantagens: Gerencia fotos, textos, fontes e vetores simples. Trabalha com links de imagens e, por isso, consegue ter arquivos mais leves durante a criação, o que dá mais velocidade ao trabalho. Permite a criação de estilos para chamadas e parágrados o que facilita trocas de padrões em um piscar de olhos. É perfeito para diagramar catálogos, livros e dissertações.
Permite salvar/exportar a arte do flyer em diversos formatos como: JPG e EPS, mas seu formato predileto é o PDF.
Desvantagens: a quantidade de recursos e opções pode deixar o iniciante um pouco perdido e você acaba se limitando a fazer o básico.
Photoshop
Vantagens: Gerencia fotos, textos, fontes e vetores. Seu ponto forte é justamente as possibilidades de tratamento de imagem, permitindo a utilização de diversos filtros e efeitos.
Permite salvar/exportar a arte do flyer em diversos formatos como: JPG, TIFF e até PDF, além do padrão PSD.
Desvantagens: o ideal é definir o tamanho final do material antes de começar a trabalhar, pois como é um programa de imagem (bitmap) ele não permite ampliações sem perder a definição.
Illustrator
Vantagens: Gerencia fotos, textos, fontes e vetores. Possui efeitos de sombra, preenchimentos e transparências com diversos recursos.
Permite salvar/exportar a arte do flyer em diversos formatos como: JPG, EPS, PDF, além do próprio ai.
Desvantagens: Dificuldade para exportar a arte como uma imagem em grandes formatos. Arquivos com muitos efeitos gerados em um PDF podem ter problemas de leitura.
Dá para criar um flyer com o Word, Power Point ou Paintbrush? Sim, todavia a maioria das gráficas irá rejeitar arquivos com extensões .doc ou .ppt. Além do mais, é muito trabalho para ter um resultado que será bastante limitado.
Para criar materiais gráficos, é necessário dominar um programa de edição/tratamento de imagens e um de vetor. Se for para escolher apenas 2, fique com o Photoshop e com o Illustrator. Todavia, um bom designer tem que dominar todos os mais populares e conhecer todos os tipos de extensões de arquivos.
Você precisa desenvolver um flyer para a sua empresa? Conte com a Conceito Ideal.
Artigos relacionados a flyers:
Anunciar com flyers é uma boa estratégia?
Quais informações um flyer deve conter?
Como fazer um panfleto, flyer ou folder virtual?
Outros conteúdos que você pode gostar
Para quem gosta de marketing digital!
Participe do nosso bate-papo sobre marketing digital sempre com um convidado especial.
QUINTAS – 20hs
Deixe seu email e recaba com antecedência o tema e o convidado da semana.
Sobre a Conceito Ideal
A Conceito Ideal é uma agência de comunicação que se diferencia no mercado por planejar e executar ações de marketing com foco em resultados reais. Com nosso trabalho de desenvolvimento de sites, SEO (Otimização) e estratégias que envolvem produção de conteúdos, link building e redes sociais, já posicionamos mais de 50.000 palavras-chave na 1a página de pesquisas do Google para nossos clientes ao longo dos anos.
Somos parte do Google Partners – um Programa que certifica agências para gerenciar Campanhas de Links Patrocinados Google Adwords. Além dos serviços de criação de marcas, identidades visuais, anúncios e materiais impressos, prestamos consultorias para negócios de diferentes nichos de mercado.
Conheça nosso trabalho. Assim você terá mais informações e poderá tomar decisões corretas na contratação de qualquer serviço de comunicação.