Para criar e imprimir um bom flyer, é necessário utilizar um programa que trabalhe com textos, fontes, fotos, ilustrações e que permita o fechamento do arquivo em um formato aceito pelas gráficas. Apresentamos a seguir os programas mais utilizados, com suas vantagens e desvantagens:
Corel Draw
Vantagens: É fácil de usar e gerencia fotos, textos, fontes e vetores. Permite salvar/exportar a arte do flyer em diversos formatos como: JPG, TIFF, PDF, além do próprio cdr.
Desvantagens: É lento, apresenta muitos bugs, possui recursos de sombra, transparência, e preenchimentos degradês muito limitados. Consegue abrir apenas arquivos de versões anteriores, mas não de versões mais avançadas.
InDesign
Vantagens: Gerencia fotos, textos, fontes e vetores simples. Trabalha com links de imagens e, por isso, consegue ter arquivos mais leves durante a criação, o que dá mais velocidade ao trabalho. Permite a criação de estilos para chamadas e parágrados o que facilita trocas de padrões em um piscar de olhos. É perfeito para diagramar catálogos, livros e dissertações.
Permite salvar/exportar a arte do flyer em diversos formatos como: JPG e EPS, mas seu formato predileto é o PDF.
Desvantagens: a quantidade de recursos e opções pode deixar o iniciante um pouco perdido e você acaba se limitando a fazer o básico.
Photoshop
Vantagens: Gerencia fotos, textos, fontes e vetores. Seu ponto forte é justamente as possibilidades de tratamento de imagem, permitindo a utilização de diversos filtros e efeitos.
Permite salvar/exportar a arte do flyer em diversos formatos como: JPG, TIFF e até PDF, além do padrão PSD.
Desvantagens: o ideal é definir o tamanho final do material antes de começar a trabalhar, pois como é um programa de imagem (bitmap) ele não permite ampliações sem perder a definição.
Illustrator
Vantagens: Gerencia fotos, textos, fontes e vetores. Possui efeitos de sombra, preenchimentos e transparências com diversos recursos.
Permite salvar/exportar a arte do flyer em diversos formatos como: JPG, EPS, PDF, além do próprio ai.
Desvantagens: Dificuldade para exportar a arte como uma imagem em grandes formatos. Arquivos com muitos efeitos gerados em um PDF podem ter problemas de leitura.
Dá para criar um flyer com o Word, Power Point ou Paintbrush? Sim, todavia a maioria das gráficas irá rejeitar arquivos com extensões .doc ou .ppt. Além do mais, é muito trabalho para ter um resultado que será bastante limitado.
Para criar materiais gráficos, é necessário dominar um programa de edição/tratamento de imagens e um de vetor. Se for para escolher apenas 2, fique com o Photoshop e com o Illustrator. Todavia, um bom designer tem que dominar todos os mais populares e conhecer todos os tipos de extensões de arquivos.
Você precisa desenvolver um flyer para a sua empresa? Conte com a Conceito Ideal.
Artigos relacionados a flyers:
Anunciar com flyers é uma boa estratégia?
Quais informações um flyer deve conter?
Como fazer um panfleto, flyer ou folder virtual?
Outros conteúdos que você pode gostar
![Lives](https://conceitoideal.com.br/wp-content/uploads/2021/03/lives.png)
Para quem gosta de marketing digital!
Participe do nosso bate-papo sobre marketing digital sempre com um convidado especial.
QUINTAS – 20hs
Deixe seu email e recaba com antecedência o tema e o convidado da semana.
Sobre a Conceito Ideal
A Conceito Ideal é uma agência de comunicação que se diferencia no mercado por planejar e executar ações de marketing com foco em resultados reais. Com nosso trabalho de desenvolvimento de sites, SEO (Otimização) e estratégias que envolvem produção de conteúdos, link building e redes sociais, já posicionamos mais de 50.000 palavras-chave na 1a página de pesquisas do Google para nossos clientes ao longo dos anos.
Somos parte do Google Partners – um Programa que certifica agências para gerenciar Campanhas de Links Patrocinados Google Adwords. Além dos serviços de criação de marcas, identidades visuais, anúncios e materiais impressos, prestamos consultorias para negócios de diferentes nichos de mercado.
Conheça nosso trabalho. Assim você terá mais informações e poderá tomar decisões corretas na contratação de qualquer serviço de comunicação.