Se há algum tempo as redes sociais eram vistas apenas como entretenimento e forma de interação entre as pessoas, hoje elas se tornaram não só importantes para as empresas, mas essenciais. Para ter uma ideia, um estudo da Burson-Marsteller, empresa de relações públicas e comunicação global, revelou que 87% das 100 maiores empresas do mundo, segundo a lista da revista Fortune, usam pelo menos uma plataforma social (Facebook, Twitter etc.) para se comunicar. 

Em 2013, o Facebook lançou sua versão para empresas: um portal para notícias e informações sobre marketing no Facebook. No início, a plataforma estava disponível apenas em inglês, Atualmente, conta com 11 idiomas, inclusive o português. E a equipe de Mark Zuckerberg já anunciou que, em breve, lançará novos conteúdos localizados para países em todo o mundo.

Não é difícil perceber que as formas com as quais os clientes se comunicam com as empresas mudou. Hoje, ao invés de correrem em busca de um SAC por telefone, muitos vão diretamente para as páginas das redes sociais. Além de aperfeiçoar o resultado, as redes sociais aproximam o cliente, gerando uma cumplicidade que, no final das contas, faz muita diferença. Afinal, que cliente não gosta de sentir que a empresa presta atenção no que ele está dizendo?

O Twitter é um bom exemplo dessa interação. Páginas como Ponto Frio, Americas.com, Submarino, GVT e muitas outras, ficam de olho no que seus seguidores estão dizendo sobre eles. Se há alguma reclamação, as empresas falam diretamente com o cliente e tentam resolver. Se há elogio, eles agradecem. Além de ser um “SAC moderno”, as empresas também acabam criando um diagnóstico de como está sua imagem para o público externo. E o melhor: de graça.

Mas embora essas ferramentas sejam essenciais, a empresa deve ter cuidado para não cometer alguns erros comuns. Algumas acham que as redes sociais servem apenas para divulgar seu serviço, não se importando com o que os clientes dizem e não interagindo com ninguém. É como se o cliente estivesse na sua frente e fosse ignorado. Outro erro bem comum é não revisar os próprios textos. Clientes percebem tudo e basta um deslize para que ele note algum erro.

Portanto, não dá mais para olhar para as redes sociais como algo dispensável. Cada vez mais, estamos conectados e interativos. Se feito de maneira correta, cada curtida ou retweet pode render excelentes resultados, tanto para sua empresa quanto para quem faz dela um sucesso: os clientes.

Quer gerenciar suas redes sociais de empresa com mais eficiência? Entre em contato com a Conceito Ideal e solicite um orçamento.

Outros conteúdos que você pode gostar

VOCÊ QUER VENDER MAIS?

Podemos ajudar a trazer mais resultados.

Para quem gosta de marketing digital!

Participe do nosso bate-papo sobre marketing digital sempre com um convidado especial.

QUINTAS – 20hs

Deixe seu email e recaba com antecedência o tema e o convidado da semana.

Sobre a Conceito Ideal

A Conceito Ideal é uma agência de comunicação que se diferencia no mercado por planejar e executar ações de marketing com foco em resultados reais. Com nosso trabalho de desenvolvimento de sites, SEO (Otimização) e estratégias que envolvem produção de conteúdos, link building e redes sociais, já posicionamos mais de 50.000 palavras-chave na 1a página de pesquisas do Google para nossos clientes ao longo dos anos.

Somos parte do Google Partners – um Programa que certifica agências para gerenciar Campanhas de Links Patrocinados Google Adwords. Além dos serviços de criação de marcas, identidades visuais, anúncios e materiais impressos, prestamos consultorias para negócios de diferentes nichos de mercado.

Conheça nosso trabalho. Assim você terá mais informações e poderá tomar decisões corretas na contratação de qualquer serviço de comunicação.

Sua primeira consultoria é grátis!

As consultorias grátis duram 1h e são realizadas on-line.
Os atendimentos serão feitos conforme disponibilidade da agenda dos consultores.