Desenvolver um app para a sua empresa pode ser uma alternativa de convergir contatos, mídias sociais, conteúdos e atividades em um só local. Entretanto, antes de optar por esse recurso é importante avaliar se um site, hotsite, landing page ou mesmo as próprias redes sociais já não são suficientes para cumprir o objetivo central.

Segundo o Google Play, a maioria absoluta de downloads é para apps grátis. Pense que a maior parte dos apps utilizados são oferecidos gratuitamente como é o caso do Facebook, Waze e WhatsApp, por exemplo. Porém, embora estejam disponíveis gratuitamente, necessitaram de investimento para o seu desenvolvimento.

Essas empresas seguem o modelo de monetização baseado em anúncios, principalmente. Além desse, muitas empresas têm adotado o modelo freemium que consiste na disponibilização de parte do conteúdo gratuito e parte pago. O grande problema, vivenciado inclusive por grandes marcas, é que o número de pessoas dispostas a pagar para acessar é baixíssimo. Portanto, em termos financeiros, há pouquíssima chance de se ver retornos.

A decidir se vale a pena a sua marca investir em apps é importante levar em conta que os smartphones possuem memória limitada. Pedir para alguém fazer o download do seu app, significa abrir mão de apps consagrados como os mencionados inicialmente. Nessa disputa por atenção, fica fácil saber qual será a opção do cliente, não é mesmo?

Assim, em muitos casos, os apps não são muito eficientes já que parte da audiência marca presença em apps de redes sociais. Esse público pode ser impactado por conteúdos que engajem a comunidade como um todo e fomentem as vendas, sem precisar investir muito.

Somado a esses fatos, também vale frisar que ao dispor de um app, a empresa passa a ter mais um canal para ser gerenciado e monitorado, significando mais investimento de tempo, recursos humanos e financeiros. Qualquer descuido com a qualidade do app pode acarretar em evasões e, consequentemente, fazer com que a empresa perca completamente o investimento.

Antes de investir em apps, avalie a efetividade de outros recursos mais baratos e que já demonstraram ser eficientes para o alcance de diversos objetivos de marketing desde a divulgação de um produto ou marca, até mesmo a conversão em vendas reais. Lembre-se que investir em apps padronizados que alteram apenas o logo da empresa e que não oferecem interatividade, dificilmente trarão sucesso para o seu negócio.

Então, em que investir?

Para responder a essa pergunta, leia os artigos sugeridos a seguir e entre em contato com a Conceito Ideal:
O que é melhor APP ou site?
O que são landing pages e como fazer uma?
Qual a importância de desenvolver sites responsivos?
Como desenvolver um app para a minha empresa?

Sobre a Conceito Ideal

A Conceito Ideal é uma agência de comunicação que se diferencia no mercado por planejar e executar ações de marketing com foco em resultados reais. Com nosso trabalho de desenvolvimento de sites, SEO (Otimização) e estratégias que envolvem produção de conteúdos, link building e redes sociais, já posicionamos mais de 50.000 palavras-chave na 1a página de pesquisas do Google para nossos clientes ao longo dos anos.

Somos parte do Google Partners – um Programa que certifica agências para gerenciar Campanhas de Links Patrocinados Google Adwords. Além dos serviços de criação de marcas, identidades visuais, anúncios e materiais impressos, prestamos consultorias para negócios de diferentes nichos de mercado.

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