A maneira mais eficaz de conter a transmissão do SARS-CoV-2 é o distanciamento social. Mas não tem jeito, alguns comércios são essenciais e precisam permanecer abertos mesmo em períodos de maior transmissibilidade. Além disso, as cidades e estados estudam constantemente os números de casos para programar as reaberturas dos espaços comerciais que não são considerados essenciais.

Mas como os trabalhadores do comércio e os clientes de seus estabelecimentos devem se proteger e proteger as outras pessoas da COVID-19?

  • Seguir recomendações das autoridades locais. Além de ser uma obrigação legal, é importante seguir a recomendação atual das cidades e dos estados pois elas derivam da situação epidemiológica do local. 
  • Higienizar frequentemente as mãos. Nossas mãos atuam na transmissão do SARS-CoV-2 de duas maneiras: na pessoa infectada, as mãos podem tocar as secreções contaminadas (como a coriza, aquele líquido que escorre do nariz) e depois transmitir o vírus para todas as superfícies tocadas. Já na pessoa que está saudável, a mão pode atuar como ponte entre uma superfície contaminada e as mucosas dos olhos, do nariz e da boca. Por isso é importante sempre lavar regularmente as mãos com água e sabão ou usar álcool em gel. Comerciantes devem disponibilizar álcool em gel em local visível e em quantidade suficiente para estimular a higiene de mãos no local.
  • Uso de máscaras. As máscaras evitam que os vírus provenientes das pessoas infectadas se espalhem no ambiente. Também ajudam a reduzir a chance de os vírus atingirem as mucosas de pessoas saudáveis.
  • Distanciamento físico. Os estabelecimentos comerciais devem fazer as adaptações necessárias para evitar aglomerações em seu interior. Isso pode ser feito, por exemplo, através da limitação do número total de clientes no local e de marcações no chão para lembrar as pessoas do distanciamento.
  • Pessoas doentes não devem frequentar locais de comércio. Não importa se funcionários ou clientes: aqueles que estiverem com algum sintoma respiratório, mesmo que leve, ou com febre, devem sair de casa apenas se necessário procurar um serviço de saúde. Alguns estabelecimentos comerciais estão usando termômetros infravermelhos (aqueles que não precisam de contato) para medir a temperatura de quem entra no local, o que evita a presença de pessoas com febre.

O SARS-CoV-2 veio pra ficar. Mesmo quando tivermos a queda da incidência (número de casos novos) da COVID-19, é provável que o vírus continue em circulação por algum tempo, principalmente enquanto não temos uma vacina eficaz disponível para imunizar a população. Por isso essas medidas são tão necessárias durante a fase de reabertura do comércio. 

Texto produzido pela nossa parceira infectoligista Dra. Vanessa Strelow.

VOCÊ QUER VENDER MAIS?

Podemos ajudar a trazer mais resultados.

Para quem gosta de marketing digital!

Participe do nosso bate-papo sobre marketing digital sempre com um convidado especial.

QUINTAS – 20hs

Deixe seu email e recaba com antecedência o tema e o convidado da semana.

Sobre a Conceito Ideal

A Conceito Ideal é uma agência de comunicação que se diferencia no mercado por planejar e executar ações de marketing com foco em resultados reais. Com nosso trabalho de desenvolvimento de sites, SEO (Otimização) e estratégias que envolvem produção de conteúdos, link building e redes sociais, já posicionamos mais de 50.000 palavras-chave na 1a página de pesquisas do Google para nossos clientes ao longo dos anos.

Somos parte do Google Partners – um Programa que certifica agências para gerenciar Campanhas de Links Patrocinados Google Adwords. Além dos serviços de criação de marcas, identidades visuais, anúncios e materiais impressos, prestamos consultorias para negócios de diferentes nichos de mercado.

Conheça nosso trabalho. Assim você terá mais informações e poderá tomar decisões corretas na contratação de qualquer serviço de comunicação.

Sua primeira consultoria é grátis!

As consultorias grátis duram 1h e são realizadas on-line.
Os atendimentos serão feitos conforme disponibilidade da agenda dos consultores.