Imagine a seguinte situação: você já está no volante há muito tempo, dirigindo cansado e com fome por causa da longa viagem, quando olha para o seu App do Google Maps e ele está indicando uma série de restaurantes, farmácias e postos de gasolina onde é possível dar aquela pausa para comer ou reabastecer enquanto segue as instruções da rota.
Ajudaria bastante, não é mesmo?
Pois é. A boa notícia é que essa é uma das novidades que o Google está acrescentando ao AdWords, seu sistema de compra e publicação de anúncios, para esse ano. Os “pins promovidos”, como estão sendo chamados, permitem que negócios locais paguem para ter uma indicação específica no mapa da ferramenta de buscas. Assim, além de aumentar o número de visitação para o estabelecimento, torna-se uma das sugestões do Google para quem estiver nas proximidades.
Fonte: Blog Google Adwords
Mas também é possível fazer uma busca especifica na região. Se você pesquisar por “café”, por exemplo, poderá ver pins com os logos das cafeterias locais no mapa. Em seguida, com apenas dois cliques, irá encontrar o ponto preciso do estabelecimento com endereço, direção para chegar até lá e o telefone ou e-mail para contato direto.
Uma oportunidade…
De acordo com a companhia, a ideia principal é aumentar o “tráfego casual” pelos negócios, ou seja, compras ou visitas que não estavam nos planos originais dos usuários, mas que acabam sendo feitas a partir dos anúncios exibidos por proximidade. As buscas por localização e negócios nas redondezas, segundo o próprio Google, crescem com uma velocidade 50% maior que outras categorias de pesquisa, o que a tornou um nicho bastante interessante para os anunciantes.
Em meio à tendência mobile.
O Maps conta com publicidade desde 2010, mas os anúncios são todos discretos. Atualmente, eles aparecem abaixo do mapa no resultado de buscas em dispositivos móveis. Já em desktops, os anúncios podem ser encontrados nos mapas sob a forma de nomes de negócio, ao lado de um pequeno ícone roxo.
Os novos anúncios se encaixam com a tendência em pesquisas feitas em dispositivos móveis. Afinal, quase um terço de todas as buscas é relacionado à localização, com pessoas que procuram produtos e serviços perto de onde estão – ou pretendem estar. Assim, as empresas poderão oferecer recursos como descontos especiais ou, até mesmo, um cardápio para facilitar a decisão do usuário quanto à escolha do local.
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