Atualmente, a Autoridade de Domínio se tornou uma das métricas mais importantes em SEO devido ao potencial de demonstrar a força de uma página na internet para o ranqueamento em sites de busca, como o Google. Isso porque, ter um bom posicionamento nas buscas significa mais tráfego orgânico, confiança do público e maior possibilidade de conversão de vendas. Mas o que é e como aumentar a Autoridade de Domínio do seu site? É sobre esse tema que o time da Conceito Ideal irá abordar em detalhes no artigo de hoje!

Para começar, vale dizer que um dos principais objetivos de desenvolver um site é justamente aparecer no topo dos resultados dos mecanismos de pesquisa e, assim, aumentar as chances de a empresa ser encontrada pelos seus clientes potenciais. Sabendo disso, os profissionais da área procuram incessantemente por uma série de estratégias de comunicação digital para alcançar tal finalidade. O pilar disso é, claro, o SEO – Search Engine Optimization.

Em se tratando de SEO, inúmeras técnicas já são popularmente conhecidas e levam em consideração não apenas a estrutura do site mas também os chamados Fatores On Page e os Fatores Off Page. Ambos têm o intuito de aumentar a relevância do site e colocá-lo em posições de destaque, entretanto, os primeiros se referem a aplicação de estratégias realizadas na própria página de um site, por meio de marcadores técnicos de SEO, o texto em si, a formatação deste texto, imagens, links e outros elementos; os segundos, isto é, os Fatores Off Page, são estratégias desenvolvidas fora do ambiente do site, tendo como finalidade a geração de backlinks.

Nesse sentido, a Autoridade de Domínio em SEO nada mais é do que uma métrica adotada para avaliar uma série de aspectos relacionados aos Fatores Off Page do domínio em geral, atribuindo a ele maior ou menor relevância em relação aos sites da concorrência. Essa métrica é pontuada em uma escala de 1 a 100, sendo que de 40 a 50, a autoridade de domínio é considerada média; de 50 a 60, boa; e acima de 60, excelente. É possível encontrar sua pontuação de Autoridade de Domínio (DA) por meio da ferramenta Link Explorer da Moz, que avalia vários fatores, como links de domínios raiz, número total de links e a força deles. Outra alternativa para conferir sua classificação é a Ahrefs, que define essa métrica como “classificação de domínio”.

Agora que você já sabe o que é Autoridade de Domínio certamente está com a curiosidade aguçada para entender como aumentar a sua pontuação, certo? Pois bem, a essa altura você deve ter notado que muitas estratégias de SEO exercem influência para construir autoridade do site, como a produção de conteúdo de alta qualidade, site responsivo (adaptado para o uso em diferentes formatos) e a velocidade de carregamento das páginas. Quando se fala em DA, porém, o fator principal é o seu perfil de link. Como assim? Simples: tendo em vista se tratar do fator principal no ranking do Google, precisamos aumentar o número de backlinks no site. Confira algumas dicas importantíssimas para isso:

  1. Obtenha links de sites de alta autoridade de domínio

Para potencializar a autoridade de domínio e a autoridade da página, uma das principais dicas é obter backlinks de sites de alta autoridade de domínio. Para tanto, pode-se firmar parcerias com empresas que oferecem serviços e produtos complementares aos seus para que troquem indicações e possam crescer juntas nessa métrica.

  1. Elimine ou minimize links com spam

Conquistar backlinks é sim fundamental, porém, não a qualquer custo. Se a ideia for trazer links com spam, o ideal é nem sequer considerar essa estratégia. Os algoritmos do Google estão cada vez mais sensíveis e aptos a ignorar e até penalizar sites que adotam esse tipo de prática. Por isso, o tiro pode sair contra a culatra, hein!

  1. Obtenha links de sites reais

Há pessoas que falsificam pontuações de autoridade de domínio e compram domínios com bom perfil de link histórico, mas inativos há anos a fim de vender backlinks em seus sites por um preço mais alto do que realmente valem. Levando em consideração a acurácia dos algoritmos do Google novamente, essa ideia não traz bons resultados. Prefira links de sites reais e com boa quantidade de tráfego, combinado?

Além dessas 03 dicas, há outros aspectos para melhorar a Autoridade de Domínio:

  • Faça uma pesquisa de palavras-chave orgânicas
  • Crie conteúdo de qualidade com foco em seu público
  • Adicione links internos e externos com relevância
  • Observe a velocidade de carregamento da página
  • Torne o seu site responsivo para diferentes formatos

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A Conceito Ideal é uma agência de comunicação que se diferencia no mercado por planejar e executar ações de marketing com foco em resultados reais. Com nosso trabalho de desenvolvimento de sites, SEO (Otimização) e estratégias que envolvem produção de conteúdos, link building e redes sociais, já posicionamos mais de 50.000 palavras-chave na 1a página de pesquisas do Google para nossos clientes ao longo dos anos.

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