Se disséssemos que é possível gerar visitas para o seu site e fazer os produtos serem vistos sem gastar dinheiro algum com anúncios você acreditaria? Bom, provavelmente desconfiaria, mas saiba que é possível sim e a resposta está no tráfego orgânico. Não é à toa que tantas e tantas pessoas estão querendo saber mais sobre o assunto para começar a se beneficiar com esta estratégia. Curioso para entender como funciona o tráfego orgânico e como aplicar em seu negócio o quanto antes? Então acompanhe este artigo até o fim!

Primeiro de tudo, vamos alinhar os conceitos. Quando falamos em tráfego nos referimos ao volume de visitas que um canal digital, como site ou blog, recebe num determinado período de tempo. O tráfego orgânico, por sua vez, corresponde às visitas conquistadas de maneira espontânea, ou seja, sem a necessidade de investir em mídia paga. 

Chegar ao nível de receber diariamente um número considerável de visitas sem precisar se preocupar com anúncios de impulsionamento, aliás, é o sonho de consumo de muitas empresas. Sabe quando você está pesquisando alguma informação no Google e alguns sites aparecem nas primeiras posições e não aparecem com a palavra “Ad” ao lado? Pois bem, isso é sinal que a empresa está fazendo um excelente trabalho para ser encontrada por um público qualificado.

Então a pergunta que não quer calar é: como potencializar o tráfego orgânico?

A tarefa é desafiadora e leva certo tempo, porém, é possível e traz resultados duradouros. A dica aqui é apostar em SEO, marketing de conteúdo e e-mail marketing. Xi, falamos grego? SEO significa Search Engine Optimization ou Otimização para Motores de Busca e se refere a um conjunto de técnicas que visa melhorar o posicionamento do site entre os resultados de pesquisa, aumentar o número de visitantes de um site de forma espontânea e, consequentemente, potencializar conversões, downloads, vendas, etc.

Marketing de conteúdo e e-mail marketing você já deve ter ouvido falar. O primeiro consiste em desenvolver, publicar e promover conteúdo personalizado sobre temas de interesse do seu público. E-mail marketing é uma alternativa eficaz de estreitar o relacionamento com pessoas que acessam seu conteúdo, nutrindo constantemente a sua base de contatos. Dispor de uma lista de e-mails ajuda e muito a direcionar visitas para seu conteúdo e, assim, aumentar o tráfego orgânico no seu canal digital.

Confira algumas dicas para implementar a estratégia de tráfego orgânico e começar a ver resultados o quanto antes: 

  1. Análise técnica do site

O primeiro ponto a ser levado em consideração é a parte técnica do site. Entre os principais aspectos que devem ser analisados estão o tamanho das imagens, tempo de carregamento das páginas (desktop e mobile), qualidade dos conteúdos das páginas do site, meta-description e mapa do site. Utilize ferramentas específicas para avaliar o seu site e diagnosticar oportunidades de melhoria. Em seguida, mãos à obra!

  1. Foco na persona

Reserve um tempo para pensar e pesquisar sobre quem é o público que se interessa pelo seu conteúdo e solução. Identifique as necessidades dele e as fases do funil de vendas desse público para embasar suas estratégias futuras. Conhecendo a fundo sua persona, você será capaz de desenvolver o conteúdo certo, no momento certo e, dessa forma, passar a ser notado.

  1. Palavras-chave na medida

Descubra como a sua persona realiza pesquisas nos mecanismos de busca. Para obter variações dessas palavras-chave, utilize ao máximo as diversas ferramentas disponíveis no mercado atualmente. Entre os exemplos estão Keyword Tool  e Ubersuggest.

  1. Planejamento de conteúdo

Sim, o conteúdo aqui é rei e por esse motivo precisa receber uma atenção toda especial. Elabore um planejamento de conteúdo e estabeleça a frequência de publicação para que o site esteja sempre atualizado, afinal, esta movimentação também ajudará a levar o seu canal para as primeiras páginas dos resultados dos mecanismos de busca.

  1. Diversidade de formatos

Tema de grande relevância para a persona e conteúdo desenvolvido em alto nível? Pronto, agora é hora de aproveitar este conteúdo rico e diversificar em vários formatos. Opções não faltam, olha só: blog post, infográfico, vídeo, e-book e muito mais. Agora é com você. Vai lá conquistar o seu espaço nos buscadores e sem pagar nada por isso!

Gostou e quer saber mais detalhes de como potencializar o tráfego orgânico e economizar o investimento em mídia paga? Primeiro, confira essas 05 dicas infalíveis para gerar tráfego orgânico hoje  e depois entre em contato com a equipe da Conceito Ideal, uma agência de comunicação que se diferencia no mercado por planejar e executar ações de marketing com foco em resultados reais. 

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Sobre a Conceito Ideal

A Conceito Ideal é uma agência de comunicação que se diferencia no mercado por planejar e executar ações de marketing com foco em resultados reais. Com nosso trabalho de desenvolvimento de sites, SEO (Otimização) e estratégias que envolvem produção de conteúdos, link building e redes sociais, já posicionamos mais de 50.000 palavras-chave na 1a página de pesquisas do Google para nossos clientes ao longo dos anos.

Somos parte do Google Partners – um Programa que certifica agências para gerenciar Campanhas de Links Patrocinados Google Adwords. Além dos serviços de criação de marcas, identidades visuais, anúncios e materiais impressos, prestamos consultorias para negócios de diferentes nichos de mercado.

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