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Qual a diferença entre spam, e-mail marketing e newsletter?

qual-a-diferena-entre-spam-email-mkt-e-newsletterE-mail marketing, spam, newsletter e flyer eletrônico se referem a comunicação institucional e/ou promocional dirigida por e-mail. A diferença é que o spam classifica-se como uma comunicação ilegal, pois não foi solicitada pelo internauta. É uma prática invasiva e que pode gerar muitos problemas para uma empresa.

SPAM

A melhor explicação que encontramos para a sigla SPAM é Sending and Posting Advertising in Mass, que na tradução seria: Enviar e postar publicidade em massa. Para ficar mais claro, vamos entender como o processo funciona?

Empresas compram bancos de e-mail de sites que trabalham com cadastros pessoais e empresariais (como quando você efetua uma compra por exemplo). Lembra que você preenche um formulário com as suas informações pessoais e áreas de interesse e assinala que aceita receber conteúdos de empresas parceiras? Com um click neste check box você autoriza essa “troca” de dados.

Uma vez com esta listagem em mãos, as empresas identificam potenciais clientes e desenvolvem materiais de comunicação voltados aos interesses destes perfis. O problema é que alguns profissionais não tratam este cadastro com cautela e o redistribuem indiscriminadamente.

Neste outro nível de contatos o que importa é a quantidade de e-mails. Quando há alguma diferenciação ela é dada por região ou por segmentos amplos como “indústria”. Não é mais possível identificar qual a origem do cadastro, mas é possível indicar que você não tem interesse em receber este tipo de comunicação.

Todo e-mail que chega na sua caixa com enfoque em propaganda tem que vir com uma mensagem indicando que se você não quiser mais receber conteúdos dessa empresa, você pode solicitar a retirada do seu e-mail da listagem. Muitos não oferecem esse recurso, tornando pior a prática do SPAM. Neste caso, você deve enviar um e-mail com uma denúncia (Como denunciar um spammer?).

Se a empresa persistir nessa prática ilegal, ela pode ser banida dos principais provedores e, em alguns casos ter seus e-mails bloqueados e o seu site retirado do ar.

E-Mail MKT

O e-mail marketing também é uma forma de publicidade on line. A diferença principal entre essa comunicação e o SPAM é que o e-mail marketing é enviado para um grupo de contatos que se cadastrou em um determinado site e autorizou o envio de comunicação direta. Ainda assim, esses materiais também apresentam a opção para o receptor se “descadastrar”.

E-mail marketing é uma ferramenta importante para a estratégia na internet. Através dele é possível manter um canal de relacionamento com clientes e ainda aumentar o tráfego de visitas para o seu site. Dentre suas vantagens destacam-se ainda:

Agilidade – Diferentemente de peças impressas, o processo de produção e distribuição de newsletters é mais simples. Apesar do mesmo esforço de criação, o fechamento do arquivo e a sua programação não se comparam ao tempo dispendido na impressão em gráficas offset. A distribuição não depende da contratação de panfleteiros ou o tempo de envio pelo correio.

Interatividade – E-mail marketings programados em HTML são interativos. Com apenas um click é possível a uma pessoa comprar, seguir, opinar, perguntar, acusar o recebimento ou afirmar que não quer mais receber a comunicação.

Retorno – Com a ferramenta correta de envio de e-mail marketing é possível aferir resultados. Assim, é possível mensurar: quantas pessoas receberam a comunicação, quantas visitaram o site e quantas realizaram compras. Estes aspectos não podem ser visualizados quando o envio é feito diretamente pela caixa de e-mails.

Newsletter

Newsletter é o nome dado ao e-mail marketing que possui periodicidade. Ele é válido desde que a sua empresa transmita informações relevantes e de qualidade que despertem o interesse das pessoas e as levem a ação. Caso contrário, o seu cliente potencial pode facilmente perder o interesse e deletar a sua mensagem sem antes ler o conteúdo.

Algumas empresas disparam conteúdos diariamente. Todavia essa prática gera um desgaste muito rápido no consumidor potencial. Recomendamos o envio de newsletters com frequência semanal, quinzenal ou mensal.

Você precisa desenvolver um e-mail marketing ou uma newsletter? Solicite um orçamento.

19 de abril de 2011|Publicidade e Propaganda|

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