Quanto maior é o seu entendimento sobre estratégias de posicionamento on line, maior é o seu interesse em entender como as pessoas fazem pesquisas na internet. Neste caminho, considerando-se os termos de pesquisa para o segmento no qual a sua empresa está inserida, para quais as palavras ou expressões-chave que você quer atingir o topo das buscas?
Estudos desenvolvidos pela Hitwise (fev/2009) indicam que gradativamente as pesquisas on line estão ficando cada vez mais específicas. Cerca de 20,5% das pessoas ainda realiza pesquisas utilizando apenas uma palavra-chave como “sites”, 23,5% faz a pesquisa utilizando 2 palavras como “criação sites” e 21,5% usa uma sequência de 3 palavras como “criação de sites”. Comparado com o ano anterior e somadas estas três formas de pesquisa perderam 9% de espaço, uma vez que os internautas passaram a utilizar expressões mais completas para conseguir resultados mais específicos e ganhar tempo. Completando a tabela: 15% usam 4 palavras e 8,7% usam 5.
Exemplificando: uma pessoa que mora em Curitiba e que precisa contratar o serviço de criação de sites ao invés de procurar por “sites” ou “criação de sites” e encontrar resultados de várias páginas do Brasil aplica termos como “criação de sites em Curitiba” (5 palavras) ou “valor para criação de sites Curitiba” (6 palavras) e consegue regionalizar e até mesmo segmentar resultados que falem abertamente sobre o que o internauta procura.
Este fato faz com que a forma de se pensar a otimização de páginas para a internet se modifique. Até mesmo porque tentar o rankeamento com palavras genéricas é muito mais difícil e complicado do que rankear com expressões maiores. A competição por “sites” é muito maior do que a por “criação de sites” e muito mais ampla do que a regionalização “criação de sites Curitiba”.
Como dica para montar a sua estratégia on-line, inicie seu processo de otimização procurando rankear conteúdos que utilizem expressões maiores com suas palavras-chave de interesse. Procure sanar as principais dúvidas que o seu público-alvo tem sobre os seus produtos e serviços e explore principalmente os resultados que podem ser atingidos. Com esta visão você estará trabalhando o volume de palavras-chave em seu site como um todo e se posicionando como uma referência em assuntos específicos. Assim, quando for competir pelas palavras-chave que tem mais interesse o seu deslocamento no posicionamento tende a ser mais rápido.
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O que são palavras-chave? Qual a importância delas na minha estratégia para a internet?
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