Growth Hacking está cada vez mais presente em startups e empresas de tecnologia que veem neste método uma forma de acelerar o crescimento do seu negócio a partir de práticas melhores, embasadas em hipóteses e experimentos.
A metodologia é ideal para companhias que demandam crescimento em pouco tempo e dispõem de orçamentos baixos. Como exemplos de startups que adotaram a estratégia de crescimento imediato são Uber, transformando a maneira que pessoas usam o transporte, e Dropbox, inovando com serviços de armazenamento e partilha de arquivos.
Basicamente, o conceito do Growth Hacking é encontrar uma “brecha” de crescimento no mercado e elaborar estratégias focadas para aproveitá-la. Seguindo essa lógica, o limite é o céu e você pode explorar diversas ações para colocar este processo em prática, basta ter criatividade, resiliência e visão analítica.
5 estágios do Funil do Pirata (AARRR)
Assim como o tradicional Funil de Vendas, o Funil do Pirata também possui diversos estágios. Porém, uma particularidade do funil adotado no Growth Hacking é o descompromisso de seguir uma sequência linear. Isso porque, se o cliente já testou o produto e gostou, por exemplo, a fase de indicação pode ocorrer antes mesmo da receita.
Aquisição (Aquisition) | Este estágio reúne práticas com o intuito de atrair e gerar mais clientes para empresa.
Ativação (Activation) | Com o cliente já interessado no seu negócio, o objetivo é oferecer a primeira boa experiência. Ofereça algum brinde ou isca, por exemplo.
Retenção (Retention) | O cliente já provou seu produto ou serviço e está satisfeito ao ponto de continuar o consumo.
Receita (Revenue) | Aqui, os clientes passam da fase de testes e consumo de conteúdo gratuito e começam a comprar os seus produtos/serviços.
Indicações (Referral) | Neste estágio, além de consumirem, os clientes estão promovendo sua empresa no mercado, compartilhando as boas experiências que tiveram.
Como aplicar o processo de Growth Hacking
Para você que ficou interessado(a) em usar este método, mas não faz ideia como implementá-lo, confira a seguir alguns passos básicos de como aplicar hacks de crescimento na sua empresa.
- Delimite o seu público e crie sua persona;
- Concentre-se no principal problema da empresa;
- Reúna a equipe para pensar em melhorias e priorize as melhores ideias;
- Crie hipóteses e teste a nova ideia;
- Busque feedback de seus clientes;
- Avalie os sucessos e insucessos;
- Use o aprendizado para gerar novos testes.
5 estratégias de Growth Hacking que você precisa implementar
1. Marketing de conteúdo
O objetivo central do marketing de conteúdo é desenvolver textos relevantes que respondam às dores e expectativas do seu consumidor, sempre respeitando o seu estágio de compra. Esta estratégia permite atrair e reter o público, além de conduzi-lo pelas diferentes etapas do funil de vendas.
O primeiro ponto nesta estratégia é compreender qual conteúdo de marketing ou publicidade cai nas graças do público e viraliza de maneira espontânea. Para isso, a empresa deve desenvolver formatos distintos e realizar testes A/B até encontrar o tom ideal. Essa estratégia é bastante eficiente para gerar conhecimento de marca.
2. Anúncio em mecanismos de busca
Anunciar em mecanismos de busca como Google e Bing é uma estratégia comprovadamente eficaz para quem deseja atrair novos visitantes para um site e, dessa forma, potencializar conhecimento de marca e conversão.
3. Anúncios offline
Mesmo em um cenário de constante digitalização como o atual, campanhas offline continuam sendo estratégias importantes para promover produtos e serviços. Anúncios em revistas, propaganda em rádio da cidade e os famosos panfletos podem ser considerados técnicas de marketing growth.
A lógica aqui é cercar o consumidor em diversas frentes para aumentar a visibilidade da sua marca e conquistar todos os benefícios a partir disso.
4. SEO (Search Engine Optimization)
Aplicar técnicas de otimização de sites é, sem dúvida, outra grande jogada para dar destaque ao seu blog e maximizar o tráfego. Aparecer nas primeiras opções de buscadores é uma excelente maneira de atrair leads para a sua empresa.
5. E-mail marketing
Esquecido por muitos, mas cada vez mais importante, o e-mail marketing é uma ferramenta poderosa de marketing direto, pois possibilita anunciar produtos e fortalecer o relacionamento com um público qualificado. Ao adotar essa estratégia, explore os relatórios para fazer testes A/B e avaliar as melhores ações.
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