Com o marketing de conteúdo cada vez em maior evidência devido à sua efetividade, muitas empresas já tornaram hábito a elaboração de calendários editoriais e a frequente publicação de materiais ricos para ajuda os consumidores a esclarecerem suas dúvidas. Entretanto, nota-se também a necessidade de disseminar dicas de como redigir título chamativos, afinal, esse é, muitas vezes, o primeiro impacto dos usuários com o conteúdo da marca e é fator determinante para a decisão de clicar e visualizar ou, simplesmente, rolar a página e avançar até o próximo artigo disponível.
As estatísticas confirmam a importância de trazer esse tema para a discussão. Segundo a Copyblogger, 80% dos visitantes que acessarem um conteúdo leram o título e somente 20% leram o artigo até o final. Diante disso, a Conceito Ideal recomenda atenção e cuidado na definição dos títulos. Com algumas dicas básicas, é possível melhorar as taxas de clique nas chamadas e, assim, aumentar o tráfego nos canais de comunicação. Confira!
01 | Apresente a informação mais importante do texto
Embora precise ser conciso, um bom título é aquele que destaca a informação mais relevante do texto, servindo como um atrativo para conduzir o leitor a clicar no conteúdo. É importante pensar que, com tanto conteúdo à disposição na internet, a tarefa principal é diminuir ao máximo o esforço do leitor para descobrir qual temática será abordada. Quando isso é necessário, ele simplesmente vai até o próximo link.
02 | Insira hífen ou dois pontos
De acordo com a pesquisa realizada pelo Content Marketing Institute, inserir um hífen ou dois pontos no título eleva a taxa de cliques (CTR) em 9%, quando comparado aos títulos sem esses caracteres. Portanto, vale a pena intercalar essa e outras técnicas para obter melhores resultados.
03 | Utilize as palavras-chave
Ao redigir títulos, deve-se levar em consideração que, muitas vezes, o conteúdo será acessado a partir de uma busca realizada em mecanismos de pesquisa, como o Google, que funcionam, basicamente, pela análise de palavras-chave. Nesse caso, a recomendação é adotar ferramentas para identificar as palavras mais compatíveis às soluções oferecidas e aos frequentes questionamentos dos consumidores.
04 | Explore os números
Outra dica para redigir títulos que geram resultado é a partir da inclusão de números, pois, além de ajudar a apresentar a informação mais importante do texto, também gera confiança nos leitores, estimulando-os não apenas a ler, mas, inclusive, a compartilhar a publicação.
05 | Faça perguntas
Ao questionar os leitores, naturalmente, desperta-se a sua curiosidade para descobrir a resposta, que será fornecida na íntegra para aqueles (e somente para aqueles) que acessarem o conteúdo. Dessa maneira, o título assume a missão de ser compatível com a dúvida do usuário e o texto a de apresentar a respectiva solução.
06 | Seja pessoal
Referir-se diretamente ao leitor com o uso de ‘você’ e ‘seu/sua’, também pode ser um recurso para redigir títulos promissores. Essa pessoalidade torna a mensagem mais próxima do leitor e pode fazer a diferença nos resultados.
07 | Crie um senso de urgência
Ao criar senso de urgência logo no título, estimula os leitores a visualizarem a mensagem rapidamente, evitando o risco de cair no esquecimento com o passar do tempo. Palavras e termos como ‘agora’ e ‘somente hoje’, são alguns dos gatilhos para incentivar essa necessidade da leitura imediata.
08 | Use palavras e expressões atrativas
Para concluir, nessa última dica de como redigir títulos que geram resultados, pode-se usar palavras e expressões que despertem a curiosidade das pessoas, a exemplo de ‘como fazer’, ‘gratuito’, ‘incríveis’, ‘rápidas’, ‘garantido’, ‘fáceis’ e ‘bônus’.
Pronto, essas dicas certamente ajudarão a sua empresa a redigir títulos chamativos, aumentando o tráfego, o engajamento e a propagação da marca e/ou produto.
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Somos parte do Google Partners – um Programa que certifica agências para gerenciar Campanhas de Links Patrocinados Google Adwords. Além dos serviços de criação de marcas, identidades visuais, anúncios e materiais impressos, prestamos consultorias para negócios de diferentes nichos de mercado.
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