Mesmo com a popularização do e-mail marketing, milhares de empresas ainda utilizam a mala direta para se aproximar de seus clientes e prospectar novos consumidores.

Por meio da mala direta é possível informar os clientes sobre promoções, ofertas exclusivas e até mesmo sobre transformações na empresa, como mudança de endereço e criação de novas linhas de produtos.

Mas, apesar de tantas vantagens, ainda existem muitas dúvidas sobre como enviar uma mala direta. Para esclarecer um pouco sobre esse assunto, vamos explicar a seguir questões como forma de pagamento, diferenças e vantagens entre os diversos tipos de postagens oferecidas pelos Correios.

Envio de mala direta básica
Esse é o tipo de postagem mais comum de mala direta, sendo indicado para materiais leves e que não necessitam de retorno. Ideal para enviar folders e folhetos, a mala direta básica não exige nenhum tipo de chancela. Os Correios irão apenas imprimir – no momento da postagem –  um código para identificar o serviço, portanto, é necessário deixar na frente do material um espaço de 7 cm x 5 cm para uso exclusivo dos Correios.

Envio de mala direta postal
Esse tipo de postagem é direcionado às malas diretas maiores e mais pesadas, que possam ter algum material como livros, revistas e catálogos. Nesse caso, a empresa deve produzir no próprio um envelope uma chancela triangular escrito “devolução garantida”. Dessa forma, é possível garantir o retorno do material caso não exista o destinatário informado, o CEP esteja incorreto e outros problemas que possam surgir.

Pagamento à vista ou contrato?
Os Correios oferecem a possibilidade de um contrato anual para a postagem de mala direta e outros materiais relacionados.

Caso sua empresa envie mala direta esporadicamente, a melhor maneira é o pagamento à vista. Basta levar o material impresso e etiquetado até uma agência dos Correios. No local, eles irão imprimir um código especial – como se fosse uma espécie de selo – e pronto!

Tanto com contrato como pagamento à vista, o valor do envio é o mesmo. No caso de mala direta domiciliária há descontos progressivos para postagem a faturar igual ou superior a 100 mil objetos e postagem à vista igual ou superior a 20 mil objetos. Já a mala direta básica e a mala direta especial não possuem descontos. Confira aqui a tabela da mala direta postal básica.

Etiquetagem
É comum que empresas enviem entre mil e cinco mil malas diretas em cada postagem. Caso você tenha contrato com os Correios, é possível contratá-los para que façam a etiquetagem em seu material. Porém, caso você opte pelo pagamento à vista, é possível obter esse serviço em gráficas e demais empresas do segmento impresso.

Devemos ressaltar que a função dos Correios é apenas enviar o material solicitado. Todos os endereços de destinos devem ser fornecidos previamente pela empresa responsável pela mala direta.

Quer saber como gerenciar melhor seu material impresso? A Conceito Ideal oferece consultoria e realiza diversos materiais para a sua empresa. Entre em contato e solicite um orçamento.

Artigos relacionados a material impresso:
Quais informações um folder deve conter?
Dicas para fazer um folder bacana
Dicas de propaganda para pequena e média empresa

VOCÊ QUER VENDER MAIS?

Podemos ajudar a trazer mais resultados.

Para quem gosta de marketing digital!

Participe do nosso bate-papo sobre marketing digital sempre com um convidado especial.

QUINTAS – 20hs

Deixe seu email e recaba com antecedência o tema e o convidado da semana.

Sobre a Conceito Ideal

A Conceito Ideal é uma agência de comunicação que se diferencia no mercado por planejar e executar ações de marketing com foco em resultados reais. Com nosso trabalho de desenvolvimento de sites, SEO (Otimização) e estratégias que envolvem produção de conteúdos, link building e redes sociais, já posicionamos mais de 50.000 palavras-chave na 1a página de pesquisas do Google para nossos clientes ao longo dos anos.

Somos parte do Google Partners – um Programa que certifica agências para gerenciar Campanhas de Links Patrocinados Google Adwords. Além dos serviços de criação de marcas, identidades visuais, anúncios e materiais impressos, prestamos consultorias para negócios de diferentes nichos de mercado.

Conheça nosso trabalho. Assim você terá mais informações e poderá tomar decisões corretas na contratação de qualquer serviço de comunicação.

Sua primeira consultoria é grátis!

As consultorias grátis duram 1h e são realizadas on-line.
Os atendimentos serão feitos conforme disponibilidade da agenda dos consultores.