É comum apresentarmos planejamentos de mídia para nossos clientes e algumas opções não serem bem aceitas. Isso faz parte da publicidade, afinal ela não é uma ciência exata. Por outro lado um planejamento de mídia deve partir de uma premissa básica e selecionar as melhores ferramentas de comunicação para atingir o resultado.
E qual a premissa básica de um planejamento de mídia?
A resposta é simples, o público-alvo.
Quando se analisa um plano de mídia levando em consideração opções pessoais, caímos no erro de desconsiderar que aquele planejamento precisa atingir o seu público-alvo e não o tomador de decisão. Seria muito mais fácil planejarmos apenas para quem aprova. Bastaria perguntar aonde ele mora, qual seu restaurante e programa de televisão preferidos e teríamos um planejamento de mídia feito com apenas algumas opções e pertinência de 100% sobre o público-alvo. Isso tornaria o processo de planejamento muito mais fácil, mas certamente muito menos interessante.
A verdade é que quem decide, normalmente, tem pouco tempo para consumir seus próprios produtos e menos ainda para conhecer as inúmeras opções de mídias que existem atualmente. Dessa forma um bom planejamento precisa pautar as decisões em números, pesquisas, relatórios e todas as outras informações disponíveis. Não basta olhar para uma opção e achar que ela é ruim, pois você nunca esteve em contato com o veículo. O correto é olhar a pertinência daquela mídia dentro do seu público-alvo, analisar com quantas pessoas você estará “falando” e qual o custo para “falar” com cada uma delas, ver se essas pessoas realmente tem interesse em consumir seu produto, perceber se a forma como sua mensagem irá chegar ao consumidor é adequada ao seu posicionamento de marca.
Por isso é tão importante a análise e a compreensão de dados num planejamento de mídia. Nunca teremos como prever exatamente qual será o retorno de uma campanha, ou qual será o retorno sobre o investimento em mídia, mas conseguimos determinar se aquelas são, estatisticamente, as melhores opções e não podemos deixar isso de lado.
Planeje as suas campanhas com eficiência. Faça uma consultoria com a Conceito Ideal.
Outros conteúdos que você pode gostar
Para quem gosta de marketing digital!
Participe do nosso bate-papo sobre marketing digital sempre com um convidado especial.
QUINTAS – 20hs
Deixe seu email e recaba com antecedência o tema e o convidado da semana.
Sobre a Conceito Ideal
A Conceito Ideal é uma agência de comunicação que se diferencia no mercado por planejar e executar ações de marketing com foco em resultados reais. Com nosso trabalho de desenvolvimento de sites, SEO (Otimização) e estratégias que envolvem produção de conteúdos, link building e redes sociais, já posicionamos mais de 50.000 palavras-chave na 1a página de pesquisas do Google para nossos clientes ao longo dos anos.
Somos parte do Google Partners – um Programa que certifica agências para gerenciar Campanhas de Links Patrocinados Google Adwords. Além dos serviços de criação de marcas, identidades visuais, anúncios e materiais impressos, prestamos consultorias para negócios de diferentes nichos de mercado.
Conheça nosso trabalho. Assim você terá mais informações e poderá tomar decisões corretas na contratação de qualquer serviço de comunicação.