Você sabia que tudo o que você faz no Facebook pode ser utilizado contra você?

A conceito Ideal – agencia especialista em marketing digital – está com uma série de artigos e vídeos dedicada a crimes digitais. E, por isso, entrevistamos advogado Renan Agulham sobre este assunto.

Conceito Ideal pergunta:

Difamação no Facebook é crime?

Renan Agulham responde:

Toda difamação é crime. O Facebook é apenas um meio para veicular o crime de difamação. O que torna mais concreta a difamação do Facebook é o fato desta ficar automaticamente registrada e ser divulgada para todos os amigos em um perfil de uma pessoa ou empresa.

A difamação geralmente vai ocorrer na timeline, uma foto ou alguma postagem pública. O crime de difamação necessariamente tem de ser público. Ou seja, mais de uma pessoa precisa ver a difamação. A ideia é atentar a reputação pública de uma pessoa. Caso seja feita de maneira particular, trata-se do crime de injuria – que pode ser feito via inbox ou comunicações particulares, não abertas ao público.

A questão da difamação da empresa gira em torno do conteúdo da ofensa. O Facebook abre espaço para que empresas sejam avaliadas. Uma avaliação negativa por si só não é um crime de difamação. Expressar uma opinião é perfeitamente válido. E, nem todas as pessoas tem um atendimento perfeito e é normal e saudável que um negócio tenha tanto avaliações quanto comentários negativos. A ocorrência de comentários negativos dá, inclusive, mais veracidade ao negócio. O consumidor, hoje em dia, é mais informado, e vai estranhar ver apenas avaliações positivas com 5 estrelas.

Conceito Ideal pergunta:

Como proceder com uma difamação na internet?

Renan Agulham responde:

Antes de mais nada, consulte um advogado para verificar a necessidade de um processo. Caso uma ação seja necessária, as provas são as prints de telas que devem ser notarizados por um cartório. O advogado, principalmente em casos de difamação contra empresas, marcas e personalidades públicas, pode solicitar um laudo técnico para um especialista em Marketing para dimensionar melhor o valor da ação.

Não pense que a internet é terra de ninguém. As mesmas leis que que aplicam no mundo real, valem no digital. Compartilhe este conteúdo. Você deve conhecer alguém que pode ter sido vitima ou ofensor em uma situação como essas.

Sobre os Laudos Técnicos:

A Conceito Ideal elabora laudos técnicos sob demanda para crimes digitais que envolvem: difamação no Facebook, difamação no Instagram, difamação no Google, difamação no YouTube e conteúdos na internet em geral. Precisa de um laudo técnico? Entre em contato com a gente!

Escritório de Advocacia do Entrevistado:
agulhamadvogados.com.br

Saiba mais sobre difamação na internet com nossa Playlist sobre o tema: