A descrença no marketing para advocacia ainda é bastante comum, mas se você está aqui, lendo este artigo, significa que compreende a sua importância para potencializar os resultados do seu escritório.

Dentre os seus objetivos podem estar a captação e fidelização de clientes, a melhora das atividades internas, a busca por alternativas para diferenciar-se, aumentar a autoridade e presença digital, além de melhorar a rentabilidade do escritório.

O marketing para advocacia é a chave para alcançar esses benefícios, pois permite criar uma boa reputação no mercado e fortalecer a credibilidade da sua marca junto aos clientes e demais profissionais.

No entanto, independentemente de qual seja o seu objetivo final, o fato é que há inúmeras possibilidades e o marketing dispõe de ferramentas poderosas para auxiliar e acelerar esse processo.

Veja a seguir algumas sugestões de como fazer marketing para Advocacia e, enquanto faz a leitura, anote todos os insights. Vamos conferir!

  1. Identifique o seu público-alvo

Você tem clareza das características do seu público? Se a sua resposta for “não”, faça essa avaliação prévia e registre tudo o que identificar. Além disso, se ainda não possui, estruture um banco de dados para mensurar e melhorar os seus serviços.

Uma dica bacana é desenvolver um questionário simples para que seja aplicado a cada novo atendimento. Você verá que, aos poucos, terá uma base de informações rica e que poderá ser utilizada em futuras ações de marketing para a sua Advocacia. Veja algumas sugestões de perguntas:

  • Em qual região meus clientes residem?
  • Qual a atuação profissional?
  • Possui conta de email? Redes Sociais?
  • Qual a data de nascimento?
  • Quais são as necessidades que o levaram até você?  
  1. Conheça os seus concorrentes e diferencie-se

Conhecer as iniciativas de seus concorrentes também é uma estratégia para identificar em quais aspectos o seu escritório pode melhorar e, a partir disso, diferenciar-se. Fique atento(a) a questões como:

  • Como a concorrência divulga seus serviços (site, redes sociais, revistas etc)?
  • Quais são os diferenciais oferecidos?
  • O que fazem para fidelizar os clientes?
  • Quais são suas especialidades?
  1. Garanta a qualidade dos seus serviços

Claro que, na Advocacia, ao pegar um caso, não há garantias de sucesso. No entanto, o cliente é capaz de perceber quando o advogado realmente utilizou todas as estratégias possíveis para solucionar de maneira favorável.

Essa confiança e a qualidade nos serviços oferecidos são premissas para manter-se competitivo no mercado. Por isso, tudo precisa ser minimamente pensado e, para isso, um Plano de Marketing para Advocacia pode ser de grande ajuda. 

  1. Capacite a sua equipe para um atendimento excepcional

O primeiro contato dos clientes costuma ser com a equipe de atendimento ou com os demais profissionais que auxiliam na condução dos processos no seu escritório. Pois bem, este momento é um dos mais importantes, afinal, a percepção do cliente vai ser determinante para a escolha pelo seu escritório.

Estimule uma cultura de atenção e respeito e você verá que seus clientes reais e potenciais verão essas atitudes como diferenciais.

  1. Crie e gerencie canais de comunicação

Se você ainda não possui um site, não explora as possibilidades do desenvolvimento de conteúdo ou não se relaciona com o seu público por meio de redes sociais, saiba que está perdendo uma grande oportunidade. Reputação, relacionamento e informação são palavras-chave para a estratégia de comunicação do seu escritório. Por isso, invista o quanto antes!

Dê uma atenção especial a pontos de contato como telefone, email e chat online, mas lembre-se também que o site e as redes sociais são fundamentais para divulgar o seu trabalho e atrair novos clientes (veja mais – link para Site para Escritórios de Advocacia na 1a página do Google). 

  1. Peça feedbacks

Em seu Plano de Marketing para escritórios de Advocacia, considere a busca constate por melhorias e, para isso, peça a opinião de seus clientes e profissionais internos. Dessa forma, você poderá observar os principais pontos fortes do seu escritório.

Gostou das dicas de como fazer marketing para advocacia e quer implantar na sua também? Aproveite e confira os resultados que a Conceito Ideal já conquistou para alguns clientes:

Cases de Advocacia

Então, vamos começar a trabalhar?

VOCÊ QUER VENDER MAIS?

Podemos ajudar a trazer mais resultados.

Para quem gosta de marketing digital!

Participe do nosso bate-papo sobre marketing digital sempre com um convidado especial.

QUINTAS – 20hs

Deixe seu email e recaba com antecedência o tema e o convidado da semana.

Sobre a Conceito Ideal

A Conceito Ideal é uma agência de comunicação que se diferencia no mercado por planejar e executar ações de marketing com foco em resultados reais. Com nosso trabalho de desenvolvimento de sites, SEO (Otimização) e estratégias que envolvem produção de conteúdos, link building e redes sociais, já posicionamos mais de 50.000 palavras-chave na 1a página de pesquisas do Google para nossos clientes ao longo dos anos.

Somos parte do Google Partners – um Programa que certifica agências para gerenciar Campanhas de Links Patrocinados Google Adwords. Além dos serviços de criação de marcas, identidades visuais, anúncios e materiais impressos, prestamos consultorias para negócios de diferentes nichos de mercado.

Conheça nosso trabalho. Assim você terá mais informações e poderá tomar decisões corretas na contratação de qualquer serviço de comunicação.

Sua primeira consultoria é grátis!

As consultorias grátis duram 1h e são realizadas on-line.
Os atendimentos serão feitos conforme disponibilidade da agenda dos consultores.