A descrença no marketing para advocacia ainda é bastante comum, mas se você está aqui, lendo este artigo, significa que compreende a sua importância para potencializar os resultados do seu escritório.
Dentre os seus objetivos podem estar a captação e fidelização de clientes, a melhora das atividades internas, a busca por alternativas para diferenciar-se, aumentar a autoridade e presença digital, além de melhorar a rentabilidade do escritório.
O marketing para advocacia é a chave para alcançar esses benefícios, pois permite criar uma boa reputação no mercado e fortalecer a credibilidade da sua marca junto aos clientes e demais profissionais.
No entanto, independentemente de qual seja o seu objetivo final, o fato é que há inúmeras possibilidades e o marketing dispõe de ferramentas poderosas para auxiliar e acelerar esse processo.
Veja a seguir algumas sugestões de como fazer marketing para Advocacia e, enquanto faz a leitura, anote todos os insights. Vamos conferir!
- Identifique o seu público-alvo
Você tem clareza das características do seu público? Se a sua resposta for “não”, faça essa avaliação prévia e registre tudo o que identificar. Além disso, se ainda não possui, estruture um banco de dados para mensurar e melhorar os seus serviços.
Uma dica bacana é desenvolver um questionário simples para que seja aplicado a cada novo atendimento. Você verá que, aos poucos, terá uma base de informações rica e que poderá ser utilizada em futuras ações de marketing para a sua Advocacia. Veja algumas sugestões de perguntas:
- Em qual região meus clientes residem?
- Qual a atuação profissional?
- Possui conta de email? Redes Sociais?
- Qual a data de nascimento?
- Quais são as necessidades que o levaram até você?
- Conheça os seus concorrentes e diferencie-se
Conhecer as iniciativas de seus concorrentes também é uma estratégia para identificar em quais aspectos o seu escritório pode melhorar e, a partir disso, diferenciar-se. Fique atento(a) a questões como:
- Como a concorrência divulga seus serviços (site, redes sociais, revistas etc)?
- Quais são os diferenciais oferecidos?
- O que fazem para fidelizar os clientes?
- Quais são suas especialidades?
- Garanta a qualidade dos seus serviços
Claro que, na Advocacia, ao pegar um caso, não há garantias de sucesso. No entanto, o cliente é capaz de perceber quando o advogado realmente utilizou todas as estratégias possíveis para solucionar de maneira favorável.
Essa confiança e a qualidade nos serviços oferecidos são premissas para manter-se competitivo no mercado. Por isso, tudo precisa ser minimamente pensado e, para isso, um Plano de Marketing para Advocacia pode ser de grande ajuda.
- Capacite a sua equipe para um atendimento excepcional
O primeiro contato dos clientes costuma ser com a equipe de atendimento ou com os demais profissionais que auxiliam na condução dos processos no seu escritório. Pois bem, este momento é um dos mais importantes, afinal, a percepção do cliente vai ser determinante para a escolha pelo seu escritório.
Estimule uma cultura de atenção e respeito e você verá que seus clientes reais e potenciais verão essas atitudes como diferenciais.
- Crie e gerencie canais de comunicação
Se você ainda não possui um site, não explora as possibilidades do desenvolvimento de conteúdo ou não se relaciona com o seu público por meio de redes sociais, saiba que está perdendo uma grande oportunidade. Reputação, relacionamento e informação são palavras-chave para a estratégia de comunicação do seu escritório. Por isso, invista o quanto antes!
Dê uma atenção especial a pontos de contato como telefone, email e chat online, mas lembre-se também que o site e as redes sociais são fundamentais para divulgar o seu trabalho e atrair novos clientes (veja mais – link para Site para Escritórios de Advocacia na 1a página do Google).
- Peça feedbacks
Em seu Plano de Marketing para escritórios de Advocacia, considere a busca constate por melhorias e, para isso, peça a opinião de seus clientes e profissionais internos. Dessa forma, você poderá observar os principais pontos fortes do seu escritório.
Gostou das dicas de como fazer marketing para advocacia e quer implantar na sua também? Aproveite e confira os resultados que a Conceito Ideal já conquistou para alguns clientes:
Então, vamos começar a trabalhar?
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