Segundo a We Are Social em parceria com a plataforma de mídia Hootsuite, o Brasil tem 140 milhões de usuários ativos nas redes, o que corresponde a 66% da população. Com tantas pessoas conectadas em diferentes canais digitais interagindo e trocando experiências e recomendações acerca de produtos e marcas, justifica-se a relevância de as empresas construírem um relacionamento aberto, transparente e ágil com seus consumidores.
Embora pareça óbvio para alguns, uma dúvida bastante comum é entender justamente como as as redes sociais e os demais canais digitais podem ajudar a construir relacionamento. Então, confira este artigo e descubra como colocar em prática essa missão!
01 | Crie perfis em redes sociais e outros canais digitais
O primeiro passo para construir um relacionamento com os clientes no ambiente digital é disponibilizar canais bem estruturados para auxiliar seus consumidores nas mais diversas situações, seja para esclarecer dúvidas, fazer reclamações, solicitar trocas, etc.
02 | Mantenha a escuta ativa e entenda as reais necessidades dos consumidores
As pessoas estão cada vez mais dispostas a fazer comentários sobre uma marca ou produto, compartilhando suas satisfações e insatisfações. Por isso, é fundamental manter a escuta ativa para observar tudo o que é discutido na rede.
Ao criar os canais digitais, a empresa, além de oferecer alternativas de contato, passa a deter um arsenal de dados importantíssimos sobre interesses, objetivos, percepções, preferências, localização e inúmeras outras variáveis relacionadas aos hábitos do seu consumidor.
Outra alternativa para entender as necessidades dos consumidores é por meio de pesquisas, enquetes e pedidos de opiniões ou sugestões. Com esses dados em mãos, pode-se revolucionar a experiência do público e oferecer soluções cada vez mais pertinentes.
03 | Interaja com os consumidores nas redes sociais e demais canais digitais
A premissa de qualquer relacionamento é o diálogo e, portanto, estabelecer conversas transparentes e frequentes com os consumidores é um fator primordial. Contudo, um ponto de atenção aqui é a importância de manter-se atentos(as) constantemente, tendo em vista que o contexto digital demanda um senso de urgência alto por se tratar de um ambiente de rápida interação. Assim, ao passo em que surgem questionamentos ou comentários, a empresa deve ser ágil no retorno e solução.
Nesse sentido, além das publicações baseadas nos interesses dos consumidores, as empresas devem ser atenciosas (e demonstrar de maneira clara tal atenção) com seus consumidores, buscando genuinamente atendê-los. Ademais, quando condizente aos objetivos e personalidade da marca, recomenda-se dar um toque pessoal, humanizando a marca com o uso de emojis, gifs, memes e humor.
04 | Conquiste notoriedade e transmita confiança ao público
O nível de engajamento do público nas redes sociais e demais canais digitais pode ser utilizado como um indicador da assertividade das ações empregadas e, inclusive, do estreitamento do relacionamento entre cliente e empresa. Ao que se vê, quando a empresa conquista notoriedade em seu segmento de mercado, o público passa a confiar e até indicar suas soluções.
Para isso, a empresa pode contar com o auxílio de profissionais especializados na aplicação de técnicas e ferramentas de marketing de relacionamento. Com as iniciativas certas, a companhia pode não apenas fortalecer os laços com os consumidores atuais, mas também angariar recomendações à sua marca [link para artigo 03] e, consequentemente, conquistar mais clientes e possíveis admiradores.
05 | Crie grupos exclusivos e/ou programas de fidelidade para clientes
Quando falamos em construir relacionamentos fortes, é preciso considerar que os consumidores gostam de marcas que os fazem se sentirem especiais e valorizados. Se esse reconhecimento vier acompanhado de vantagens e benefícios exclusivos, então, aí que a percepção de valor da marca é elevada.
Portanto, criar grupos no Facebook e WhatsApp, por exemplo, pode ser uma boa estratégia para apresentar novidades em primeira mão e esclarecer dúvidas com agilidade. Dessa maneira, mais do que disponibilizar um novo canal de comunicação direta, facilitar a divulgação de soluções específicas e estreitar o relacionamento, a empresa pode gerar insights importantes para melhorar seus produtos e/ou serviços.
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