Segundo a We Are Social em parceria com a plataforma de mídia Hootsuite, o Brasil tem 140 milhões de usuários ativos nas redes, o que corresponde a 66% da população. Com tantas pessoas conectadas em diferentes canais digitais interagindo e trocando experiências e recomendações acerca de produtos e marcas, justifica-se a relevância de as empresas construírem um relacionamento aberto, transparente e ágil com seus consumidores.

Embora pareça óbvio para alguns, uma dúvida bastante comum é entender justamente como as as redes sociais e os demais canais digitais podem ajudar a construir relacionamento. Então, confira este artigo e descubra como colocar em prática essa missão!

01 | Crie perfis em redes sociais e outros canais digitais

O primeiro passo para construir um relacionamento com os clientes no ambiente digital é disponibilizar canais bem estruturados para auxiliar seus consumidores nas mais diversas situações, seja para esclarecer dúvidas, fazer reclamações, solicitar trocas, etc.

02 | Mantenha a escuta ativa e entenda as reais necessidades dos consumidores

As pessoas estão cada vez mais dispostas a fazer comentários sobre uma marca ou produto, compartilhando suas satisfações e insatisfações. Por isso, é fundamental manter a escuta ativa para observar tudo o que é discutido na rede.

Ao criar os canais digitais, a empresa, além de oferecer alternativas de contato, passa a deter um arsenal de dados importantíssimos sobre interesses, objetivos, percepções, preferências, localização e inúmeras outras variáveis relacionadas aos hábitos do seu  consumidor.

Outra alternativa para entender as necessidades dos consumidores é por meio de pesquisas, enquetes e pedidos de opiniões ou sugestões. Com esses dados em mãos, pode-se revolucionar a experiência do público e oferecer soluções cada vez mais pertinentes.

03 | Interaja com os consumidores nas redes sociais e demais canais digitais

A premissa de qualquer relacionamento é o diálogo e, portanto, estabelecer conversas transparentes e frequentes com os consumidores é um fator primordial. Contudo, um ponto de atenção aqui é a importância de manter-se atentos(as) constantemente, tendo em vista que o contexto digital demanda um senso de urgência alto por se tratar de um ambiente de rápida interação. Assim, ao passo em que surgem questionamentos ou comentários, a empresa deve ser ágil no retorno e solução.

Nesse sentido, além das publicações baseadas nos interesses dos consumidores, as empresas devem ser atenciosas (e demonstrar de maneira clara tal atenção) com seus consumidores, buscando genuinamente atendê-los. Ademais, quando condizente aos objetivos e personalidade da marca, recomenda-se dar um toque pessoal, humanizando a marca com o uso de emojis, gifs, memes e humor.

04 | Conquiste notoriedade e transmita confiança ao público

O nível de engajamento do público nas redes sociais e demais canais digitais pode ser utilizado como um indicador da assertividade das ações empregadas e, inclusive, do estreitamento do relacionamento entre cliente e empresa. Ao que se vê, quando a empresa conquista notoriedade em seu segmento de mercado, o público passa a confiar e até indicar suas soluções.

Para isso, a empresa pode contar com o auxílio de profissionais especializados na aplicação de técnicas e ferramentas de marketing de relacionamento. Com as iniciativas certas, a companhia pode não apenas fortalecer os laços com os consumidores atuais, mas também angariar recomendações à sua marca [link para artigo 03] e, consequentemente, conquistar mais clientes e possíveis admiradores.

05 | Crie grupos exclusivos e/ou programas de fidelidade para clientes

Quando falamos em construir relacionamentos fortes, é preciso considerar que os consumidores gostam de marcas que os fazem se sentirem especiais e valorizados. Se esse reconhecimento vier acompanhado de vantagens e benefícios exclusivos, então, aí que a percepção de valor da marca é elevada.

Portanto, criar grupos no Facebook e WhatsApp, por exemplo, pode ser uma boa estratégia para apresentar novidades em primeira mão e esclarecer dúvidas com agilidade. Dessa maneira, mais do que disponibilizar um novo canal de comunicação direta, facilitar a divulgação de soluções específicas e estreitar o relacionamento, a empresa pode gerar insights importantes para melhorar seus produtos e/ou serviços.

Preparado(a) para começar a usar as redes sociais como um canal de relacionamento?

Entre em contato com a equipe da Conceito Ideal, uma agência de comunicação que se diferencia no mercado por planejar e executar ações de marketing com foco em resultados reais. Com nosso trabalho de desenvolvimento de sites, SEO (Otimização) e estratégias que envolvem produção de conteúdo, link building e redes sociais, já posicionamos mais de 50.000 palavras-chave na 1ª página de pesquisas do Google para nossos clientes ao longo dos anos.

Somos parte do Google Partners – um Programa que certifica agências para gerenciar Campanhas de Links Patrocinados Google Adwords. Além dos serviços de criação de marcas, identidades visuais, anúncios e materiais impressos, prestamos consultorias para negócios de diferentes nichos de mercado.

Conheça nosso trabalho. Assim você terá mais informações e poderá tomar decisões corretas na contratação de qualquer serviço de comunicação.

Aproveite, a primeira consultoria é grátis.

A primeira consultoria é grátis*.
*As consultorias grátis duram 1h e são realizadas por Skype, Google Hangouts ou WhatsApp Vídeo. Os atendimentos serão feitos conforme disponibilidade da agenda dos consultores.
*Confira as regras de consultoria antes de solicita-la.