Segundo os resultados da última edição da pesquisa “Tecnologia da Informação e Comunicação” (TIC), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2017, o Brasil já havia alcançado a marca de 126,3 milhões de usuários conectados à internet.

Acompanhando essa tendência do aumento no número de pessoas conectadas, especialmente em tempos de crise, as possibilidades de atuação do marketing também só aumentaram de lá para cá. Por isso, muitos(as) empreendedores(as) têm demonstrado interesse de ampliar suas ações mercadológicas, mas ainda possuem dúvidas sobre como começar no marketing digital em tempos de crise.

Se esse é o seu caso, acompanhe este artigo até o final e conte com a Conceito Ideal para dar os primeiros passos!

O que é marketing digital?

Marketing digital pode ser compreendido como o conjunto de esforços que as empresas realizam por meio da internet e outros meios digitais para divulgar e comercializar seus produtos, atrair novas oportunidades, gerar mais relacionamentos e fortalecer sua marca.

Inúmeras são as possibilidades de estratégias que podem ser executadas nesse ambiente, como SEO, Inbound Marketing e o Marketing de Conteúdo. Além das estratégias, os canais digitais também são numerosos e incluem blogs, sites, motores de busca, mídias sociais, e-mail, entre muitos outros.

Com tantas opções para se comunicar com o público de forma direta e personalizada, um dos principais desafios dos(as) gestores(as) torna-se justamente escolher aquelas que mais fazem sentido aos objetivos e ao orçamento do negócio. Daí a importância de contar com o auxílio de parceiros especializados para dar os primeiros passos no marketing digital em tempos de crise.

 

Como começar no marketing digital em tempos de crise?

# 01. Defina seus objetivos e metas específicos

Para começar no marketing digital é preciso partir dos objetivos e metas gerais da empresa. Essa é uma etapa fundamental para manter a consistência e integração do planejamento, pois somente ao compreender onde a empresa como um todo deseja chegar, torna-se possível estabelecer objetivos e metas específicos de marketing no ambiente digital.

# 02. Defina seu orçamento

Concluída a definição de objetivos e metas, o próximo passo é determinar o orçamento disponível para ingressar no marketing digital. Diante do constante aumento da competitividade no ambiente digital, o orçamento será um fator determinante para avaliar quais escolhas são mais adequadas e, assim, otimizar a verba e potencializar os resultados.

# 03. Identifique o seu público

Não há dúvidas de que o marketing digital amplia as chances de a empresa alcançar milhares de pessoas, porém deve-se fazer um exercício de compreender quem é o público ao qual sua solução se destina. A falta de uma segmentação precisa acerca do público realmente potencial, implica em mais esforço (financeiro e de tempo) e menos resultados, inevitavelmente.

Sabendo da importância de focar no público com maior chance de se interessar pelo seu produto, você pode optar por realizar uma pesquisa, ainda que simples, para entender quem são os seus clientes, quais os seus comportamentos, seus hábitos de consumo e suas profissões, por exemplo. Dentre as questões que podem ser levantadas são:

  • Qual são os dados demográficos relacionados a essas pessoas (idade, sexo, região etc.)?
  • Quais são as suas preferências e interesses?
  • Onde passam a maior parte do tempo?
  • Quais canais consomem?
  • Qual a sua renda?
  • O que fazem no tempo livre?
  • O que acham da sua marca ou negócio?

# 04. Escolha a estratégia adequada

SEO

SEO (Search Engine Optimization) consiste na adoção de determinadas técnicas para melhorar a otimização de um site nos motores de busca. Essa estratégia permite que a empresa ganhe destaque nos resultados de pesquisas realizadas em buscadores on-line e, assim, aumente as chances de divulgar a marca e concretizar novos negócios.

Marketing de Conteúdo

Marketing de conteúdo refere-se à publicação regular de conteúdo relevante com a finalidade de atrair novos potenciais clientes, gerar tráfego, fortalecer a divulgação da marca e demonstrar autoridade acerca de um tema, por exemplo. Essa estratégia pode ser aplicada em inúmeros formatos, como postagens em blog, infográficos, e-books e vídeos, sendo ainda mais efetiva quando combinada à estratégia de SEO.

Publicidade paga

Plataformas de mídia social como Facebook, Instagram, Pinterest, YouTube, Twitter ou LinkedIn possibilitam a divulgação de anúncios de maneira bastante completa, considerando altos níveis de segmentação e otimização. Além dessas plataformas, mecanismos de pesquisa como Google, Yahoo e Bing oferecem a opção de exibir anúncios de texto a consumidores em busca de soluções.

E-mail marketing

O e-mail marketing é mais uma estratégia disponível e bastante efetiva para as empresas que desejam começar no marketing digital em tempos de crise, pois permite distribuir ofertas especiais, destacar conteúdo específico (marketing de conteúdo) ou promover diretamente um produto (bens físicos, serviços, eventos, etc.) a um público já cadastrado em sua base de dados.

# 05. Monitore os resultados

A etapa de monitoramento dos resultados visa a identificar os custos e benefícios gerados pelas estratégias adotadas. Nesse sentido, é essencial dispor de métricas e indicadores, a exemplo da taxa de cliques, taxa de engajamento, impressões, taxa de rejeição, taxa de conversão, entre outros.

Ao monitorar os resultados, pode-se identificar quais estratégias devem ser mantidas ou reforçadas e quais devem ser excluídas ou revistas. O objetivo é conseguir otimizar ao máximo os esforços e a taxa de retorno do investimento (ROI).

# 06. Dicas!

Em cenários de crise é natural ter pressa para iniciar e obter resultados imediatos com o marketing digital, mas é preciso ter paciência para construir o seu e estabelecer conexões duradouras. A dica aqui é: frequência e consistência!

Diversifique suas atividades na web, comece aos poucos com ferramentas simples e baratas e aposte em fazer muitos testes para descobrir qual método ou métodos fornecerá os melhores retornos.

Quer saber mais sobre como começar no marketing digital em tempos de crise?

Entre em contato com a equipe da Conceito Ideal, uma agência de comunicação que se diferencia no mercado por planejar e executar ações de marketing com foco em resultados reais. Com nosso trabalho de desenvolvimento de sites, SEO (Otimização) e estratégias que envolvem produção de conteúdo, link building e redes sociais, já posicionamos mais de 50.000 palavras-chave na 1ª página de pesquisas do Google para nossos clientes ao longo dos anos.

Somos parte do Google Partners – um Programa que certifica agências para gerenciar Campanhas de Links Patrocinados Google Adwords. Além dos serviços de criação de marcas, identidades visuais, anúncios e materiais impressos, prestamos consultorias para negócios de diferentes nichos de mercado.

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