Copywriting é uma técnica de redação que usa a persuasão para quebrar possíveis objeções, engajar o público e convencê-lo a realizar uma ação específica, como baixar um material, assinar uma newsletter, acessar um site ou realizar uma compra, visando sempre a conversão. A copy persuasiva pode ser utilizada em qualquer tipo de conteúdo, inclusive e-mails, artigos de blog, anúncios, e-book, entre outros.
Como fazer e quais as principais técnicas de copywriting?
01 | Conheça a(s) persona(s) e identifique o objetivo da mensagem
Antes de escrever um texto, o primeiro passo é conhecer a persona e identificar o objetivo da mensagem para, a partir disso, desenvolver um material que considere as necessidades do público, o estágio no processo de compra e a linguagem mais adequada. Considere sempre que um bom copy deve ser útil e relevante aos leitores.
02 | Atraia o leitor
Estabelecer um vínculo com o leitor é fundamental para atrair sua atenção e conquistar a conversão desejada. Por isso, com base no conhecimento das particularidades do público, pode-se utilizar algum dado ou curiosidade do interesse dele para servir de gancho à narrativa e demonstrar empatia.
Para atrair o leitor, deve-se valorizar o título, afinal, este costuma ser o primeiro contato do leitor com o texto e é um dos elementos mais relevantes para os motores de busca. O importante é que ele seja direto, curto e contenha as palavras-chave. Acesse e confira outras dicas para redigir títulos que geram resultado.
03 | Apresente o produto de forma criativa e antecipe objeções
Além de conhecer o público e ter listado estratégias para atrair a sua atenção, deve-se apresentar o produto de maneira criativa, antecipando qualquer tipo de objeção. Nesse caso, a recomendação para o desenvolvimento do conteúdo é reforçar o propósito do produto, as vantagens, os benefícios e como solucionam as dores e os sonhos da persona.
Ao longo do texto, é importante estabelecer uma conversa com o leitor, incluindo questionamentos que provoquem uma reflexão e, sobretudo, prendam a sua atenção. Ademais, sugere-se dar atenção ao aspecto conhecido como escaneabilidade, ou seja, redigir um texto com uma estrutura fluída e de fácil leitura. Dentre as indicações para garantir tal característica estão: dividir o texto com intertítulos, colocar frases e palavras-chave em negrito e utilizar bullet points. Outra técnica é adotar exemplos e referências nos materiais com o objetivo de facilitar a compreensão da mensagem.
04 | Inclua um call to action
Conforme visto, o intuito do copywriting é persuadir o leitor a praticar uma ação e, assim, gerar conversão. Dessa forma, ao incluir um call to action, é necessário deixar clara qual a ação esperada. Nessa etapa, pode-se recorrer à algumas técnicas de persuasão, como oferecer bônus por um período determinado, reafirmar a garantia do produto ou apresentar uma oferta de preço irresistível.
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