Não é exagero dizer que sem a adequada Gestão de Tráfego não é possível ter clareza sobre os reais resultados das estratégias aplicadas em meio digital para, a partir disso, promover mudanças de rotas com maior assertividade. O motivo é simples: somente a partir do acompanhamento do fluxo de visitantes em sua página torna-se possível identificar se as iniciativas adotadas estão sendo eficazes no sentido de gerar bons índices de novos leads e, assim, aumentar a visibilidade da empresa, bem como as oportunidades de negócio. Por isso, neste artigo vamos falar sobre o que é Gestão de Trágico e apresentar dicas para atrair visitantes qualificados. Vamos nessa!
Entendendo o conceito por trás do termo “Gestão de Tráfego”
Mais do que gerenciar os visitantes que chegam aos seus canais digitais, Gestão de Tráfego significa elencar meios para gerar tráfego de diferentes fontes, segmentar públicos para ter uma audiência realmente interessada nos seus produtos e/ou serviços e, ainda, manter o relacionamento com esse público. O ideal é estabelecer objetivos claros para a gestão do tráfego, que podem incluir geração de leads, vendas diretas, estimular visitas físicas ou mesmo aumentar o número de ligações.
Além disso, as fontes de tráfego também exercem grande influência por representarem como as pessoas chegaram até a sua empresa na internet. Conhecer esse trajeto é fundamental para tomar decisões relacionadas a quanto e onde investir. Há diversas fontes de tráfego, entre eles estão:
Tráfego orgânico
Por “orgânico” entende-se que as pessoas chegaram até a sua empresa sem que fosse necessário anunciar no Facebook Ads ou Google Ads, por exemplo. Sendo assim, realizaram pesquisas em mecanismos de busca utilizando palavras-chave relacionadas ao seu segmento ou ao problema que estão tentando resolver e, a partir disso, clicam naquelas opções que consideram mais relevantes. Por isso a importância de apostar na produção de materiais únicos e relevantes a serem publicados frequentemente. Ainda nesse sentido, deve-se considerar a otimização do conteúdo com técnicas de SEO (Search Engine Optimization) para aumentar as chances de aparecer nas primeiras posições orgânicas, além de questões de design, copywriting, desenvolvimento web, etc.
Tráfego pago
O tráfego pago exige investimento financeiro para funcionar, mas por outro lado traz resultados com maior rapidez se comparado ao tráfego orgânico. Para isso, é preciso criar boas campanhas de tráfego no Facebook Ads, Instagram Ads, Google Ads ou YouTube Ads, segmentando corretamente seu público-alvo. Também diferentemente do tráfego orgânico, no qual o público que encontra a empresa, no tráfego pago, são as empresas que vão até seus clientes potenciais por meio de diversas plataformas de publicidade. Aqui, o cuidado deve ser para não perder dinheiro com anúncios que não trazem retorno sobre o seu investimento em publicidade (ROAS), daí a importância de contar com um profissional especialista em tráfego pago.
Tráfego social
O tráfego social é aquele pelo qual as pessoas chegam até os canais da empresa a partir de suas redes sociais, como Instagram, Facebook, LinkedIn, Twitter e Pinterest, por exemplo. Para atrair o público por meio desses canais há diversas alternativas, envolvendo a criação de posts que convidem as pessoas a lerem os textos no blog e a divulgação de landing pages com iscas digitais (e-Books, infográficos, etc.) para captar os dados dessas pessoas e fomentar o contato. Há também a possibilidade de fazer anúncios pagos direcionando para as suas landing pages.
Tráfego de referência por meio de link building
O boca a boca e a indicação continuam super em alta. Aliás, quanto mais confiável for o seu amigo, mais chances de você fechar o negócio, não é mesmo? Pois bem, podemos usar esse padrão para entender a gestão de tráfego. Ao incluir links referenciando outras empresas, automaticamente você transfere parte da credibilidade conquistada com o seu leitor para a empresa parceira que você referenciou.
Agora imagine o inverso, a sua página sendo referenciada por outra empresa! Sim, há grandes oportunidades nessa técnica de SEO chamada backlink. A dica, portanto, é fazer parcerias com outros websites, que não sejam concorrentes, mas que possuem o mesmo público-alvo, com o intuito de fortalecer o tráfego de referência e aumentar a visibilidade do seu negócio.
Tráfego de e-mail marketing
Para você que chegou aqui querendo entender o que é Gestão de Tráfego, já está saindo com inúmeras dicas para começar a implementar hoje mesmo. Então, para fechar com chave de ouro vamos falar do tráfego de e-mail marketing, uma alternativa poderosa de relacionamento e vendas. Nesse caso, o tráfego é estimulado pelo disparo de e-mail marketing segmentado com hiperlink para o conteúdo de interesse. A principal vantagem desse tipo de tráfego é que o público já se inscreveu para recebê-lo e por esse motivo está mais receptivo para fechar negócios.
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A Conceito Ideal é uma agência de comunicação que se diferencia no mercado por planejar e executar ações de marketing com foco em resultados reais. Com nosso trabalho de desenvolvimento de sites, SEO (Otimização) e estratégias que envolvem produção de conteúdos, link building e redes sociais, já posicionamos mais de 50.000 palavras-chave na 1a página de pesquisas do Google para nossos clientes ao longo dos anos.
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