Embora esteja longe de ser uma novidade, a Gestão de Tráfego tem chacoalhado o mundo do marketing ultimamente. O motivo? Simples: não adianta ter um site, blog ou loja virtual se ninguém acessa, concorda? Na contramão dessa realidade, a Gestão de Tráfego eficaz garante maior fluxo de visitantes e, como consequência, proporciona uma série de benefícios. Isso mesmo! Os benefícios da Gestão do Tráfego são inúmeros e hoje você irá descobrir os principais deles e de quebra entender os motivos pelos quais precisa dar mais atenção ao tema hoje mesmo. Confira!
O que é Tráfego? E Gestão de Tráfego?
Tráfego representa o fluxo de visitantes que navegam nas páginas dos seus canais digitais, sejam eles site, redes sociais, canal do YouTube, e-commerce, etc. Esse tráfego pode ocorrer de diversas maneiras, entre elas, por meio do tráfego orgânico, no qual o público encontra o canal de forma espontânea a partir de pesquisas em sites de mecanismos de busca; ou o tráfego pago, aquele que resulta da compra de mídias.
A Gestão de Tráfego, por sua vez, consiste numa estratégia cujo objetivo principal é trazer mais usuários aos canais. Para isso, o Gestor de Tráfego segmenta públicos de acordo com os interesses e analisa métricas constantemente para identificar as fontes de tráfego que melhor performam, ou seja, que mais trazem público qualificado. Esse fator é essencial para gerar oportunidades reais de negócio.
Em se tratando de tráfego orgânico ou pago, vale a ressalva de que não há uma alternativa melhor ou pior que a outra. Na verdade, para conseguir resultados expressivos, o ideal é complementar as técnicas de SEO (Search Engine Optimization) — conjunto de técnicas adotadas para colocar seu site nas primeiras posições dos resultados de mecanismos de busca — e de SEM (Search Engine Machine) — técnicas usadas com o intuito de otimizar a performance dos seus anúncios e garantir visitas.
A Gestão de Tráfego pode aumentar (e muito!) o alcance da sua marca. Veja alguns benefícios que uma Gestão de Tráfego bem feita pode trazer para a sua empresa:
01. Potencializar a autoridade da sua marca
Ao aparecer entre os primeiros resultados nos mecanismos de busca, a sua marca ganha maior notoriedade e passa a ser mais consultada por pessoas potencialmente interessadas no seu produto. Dessa forma, inevitavelmente, havendo informações de qualidade e relevantes, a marca se torna referência em determinado assunto, bem como uma opção de escolha no momento da compra.
02. Fomentar o tráfego qualificado
Com uma Gestão de Tráfego adequada e bem analítica, os investimentos em anúncios são otimizados e direcionados especificamente para as pessoas realmente interessadas em fechar negócio com a sua marca. Isso é possível graças aos recursos de segmentação das ferramentas de tráfego pago, que permitem afunilar por palavras-chave, demografia, ocupação e vários outros aspectos de interesses.
03. Aumentar as vendas e o faturamento
O raciocínio é fácil: quanto mais pessoas qualificadas, ou seja, interessadas no seu produto, acessando os seus canais digitais, maiores as chances de aumentar a conversão e transformar esses visitantes em clientes. Como resultado, a tendência é que o faturamento acompanhe e comece a aumentar!
Gostou? Então lembre-se: investir apenas em um tipo de tráfego pode limitar o crescimento da sua marca. A dica é diversificar!
Associar a Gestão de Tráfego (orgânico e pago) acelera o seu retorno sobre o investimento, afinal, se de um lado o tráfego orgânico traz resultados no médio e longo prazo com baixos investimentos; de outro, o tráfego pago propicia resultados no curto prazo, permitindo manter seu caixa saudável e com fluxo contínuo, mas com investimentos maiores.
Agora que você já conhece os principais benefícios da Gestão de Tráfego, tudo certo para começar a implementar?
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